O Sínodo não é um Vaticano III. “Queremos a plenitude da sinodalidade de volta à Igreja”. Entrevista com Jean-Claude Hollerich

Nesta entrevista exclusiva, o cardeal Jean-Claude Hollerich fala sobre o Sínodo da Sinodalidade que será aberto no Vaticano em 4 de outubro, assembleia em que, primeira vez, as mulheres participarão como membros plenos com direito a voto

Foto: Vatican Media

18 Julho 2023

Em 08-07-2021, o Papa Francisco nomeou o cardeal Jean-Claude Hollerich para o papel principal de relator geral do sínodo. Isso significa que ele será uma das figuras mais influentes do encontro. Como relator geral, ele fará o discurso principal na assembleia plenária em 5 de outubro e também fará uma palestra inicial na abertura da discussão sobre cada um dos cinco “segmentos” do Documento de Trabalho (Uma igreja sinodal, comunhão, Missão, Participação e conclusão). Ele também presidirá a redação do texto que reunirá os frutos do sínodo de outubro de 2023 e lançará os trabalhos para a segunda sessão, a ser aberta em outubro de 2024.

Nascido no sudoeste de Luxemburgo em 1958, o poliglota Hollerich, de 64 anos, é membro da província japonesa dos jesuítas e viveu no Japão de 1985 a 1989 e novamente de 1994 a 2011, quando ocupou cargos de professor e outros na Universidade Sophia, em Tokyo. O Papa Bento XVI o nomeou arcebispo de Luxemburgo em 2011, e o Papa Francisco o nomeou cardeal em 2019, tornando-o relator geral do sínodo dois anos depois. Em 2023, o papa o nomeou para seu Conselho dos Cardeais, composto de nove prelados.

Sentei-me com o cardeal na Cúria jesuíta em Roma na tarde de 30 de junho. Mais cedo naquele dia, ele e o cardeal Mario Grech, secretário geral do sínodo, haviam se encontrado com o Papa Francisco e recebido dele a lista de nomes de alguns 400 participantes que o papa havia aprovado para o sínodo. Conversamos em inglês por mais de uma hora. O artigo a seguir, publicado em duas partes, é baseado nessa conversa.

Na segunda parte da entrevista, o cardeal Hollerich, relator geral do sínodo dos bispos que começa no Vaticano em 4 de outubro, explica que esta assembleia buscará recuperar a sinodalidade que existiu na história anterior da Igreja, mas que havia desaparecido em grande parte. “Queremos a plenitude da sinodalidade de volta à Igreja”, disse ele. Ele também discute o método de “diálogo no Espírito” e como isso pode ajudar a contornar a polarização que está presente hoje na igreja. Ele enfatizou que o tema do sínodo é “Por uma Igreja SinodalComunhãoParticipaçãoMissão” e disse que o sínodo pode desapontar tanto a direita quanto a esquerda – por razões diferentes.

O documento de trabalho inclui três fichas relativas, respectivamente, à comunhão, à missão e à participação. Cada folha contém cinco perguntas-chave que servirão de guia para a discussão nos pequenos grupos. Quando cada questão é dividida em subquestões, quase todos os grandes temas que foram discutidos nos sínodos anteriores durante este pontificado estão presentes.

 


Cardeal Hollerich (Foto: Reprodução Vatican News)

 

cardeal Hollerich, que é de Luxemburgo, explicou que todas essas questões existem “não porque as colocamos lá, mas porque o povo de Deus as levantou nas assembleias”. Ele enfatizou, no entanto, que o sínodo de outubro não é um sínodo sobre questões isoladas, como homossexualidade ou ordenação de mulheres; “é um sínodo sobre a sinodalidade” e os outros tópicos “aparecem apenas na medida em que estão relacionados ao tema do sínodo”.

A reportagem é de Gerard O'Connell, publicada por America, 13-07-2023.

A seguir, publicamos as duas partes da entrevista realizada por Gerard O'Connell.

 

Parte I

 

Ao iniciarmos nossa conversa, o cardeal Hollerich revelou que Francisco está acompanhando de perto todo o processo sinodal. “É um prazer ver o quanto ele se interessa e acompanha. Ele leu tudo. Ele está muito envolvido e conhece todos os detalhes”, disse o cardeal.

O cardeal admitiu que às vezes ele mesmo se preocupou com o fato de o processo sinodal não funcionar, “mas depois vejo como o Espírito Santo nos guiou” durante as duas primeiras fases do processo sinodal – a fase de escuta na reunião diocesana e nacional (2021-2022), e a fase continental (2023). “É realmente incrível o que foi feito em tão pouco tempo, e como todas as pessoas que participaram disso se sentem parte disso e são um pouco mais felizes como católicos, como cristãos, e se sentem mais em comunhão não só uns com os outros, mas também com Deus nosso Pai. Isso é, para mim, um verdadeiro sinal. E isso é mais forte do que as preocupações que eu tinha no começo”, disse ele.

Como relator geral, o cardeal Hollerich participou das assembleias continentais pela Europa em Praga, pela Ásia em Bangkok, pela África em Adis Abeba e pela América Latina em Bogotá. Ele não pôde assistir à assembleia da Oceania em Suva, Fiji, porque coincidiu com a europeia. No entanto, a subsecretária do sínodo Nathalie BecquartXMCJ, estava presente lá, assim como o bispo australiano, o dom Timothy Costelloe, a quem o cardeal Hollerich chamou de “um de nossos colaboradores próximos”, e eles o informaram sobre o que aconteceu.

“Senti que deveria estar presente nos sínodos continentais e ouvir o povo de Deus”, disse o cardeal Hollerich. “Era importante ouvir as diferentes vozes, para fazer justiça às pessoas; caso contrário, existe o perigo de você ter seu próprio conceito e tentar forçá-lo. Então, como relator, você tem que ouvir as pessoas, o povo de Deus e os diferentes continentes”.

Refletindo sobre essas assembleias, ele disse: “Vi tantas pessoas em todo o mundo se reunindo, orando e saindo com o mesmo sentimento. Para mim isso é incrível. Eu – nós – pudemos sentir a presença do Espírito Santo, a orientação de Deus. Portanto, estou confiante de que Deus continuará nos inspirando nesta jornada sinodal”.

Ele relatou ao Papa Francisco e, de suas conversas com o papa, concluiu: “Acho que o Papa Francisco está muito confiante… Mas ele não está confiante demais no sentido de que também vê as dificuldades…. Isso mexeu com as coisas”.

Novos desenvolvimentos na sinodalidade católica

O cardeal Hollerich concorda que o Sínodo da Sinodalidade é muito diferente de qualquer outro sínodo que ocorreu desde que Paulo VI estabeleceu a instituição pela primeira vez em 15-09-1965, a pedido do Concílio Vaticano II (1962-1965). “É um desenvolvimento”, comentou. “Paulo VI já indicou que poderia haver mais desenvolvimento na sinodalidade”.

Desde que Francisco se tornou papa, disse ele, “vemos um desenvolvimento em todos os sínodos” em termos de consultas antes da assembleia sinodal. No Sínodo da Família (2014-2015), “existiram algumas questões que ainda são muito complicadas até para as pessoas entenderem”. Para o Sínodo Mundial da Juventude (2018), “houve um pré-sínodo dos jovens, e muito do que esses jovens disseram entrou no documento de trabalho desse sínodo”. Depois, para o Sínodo da Amazônia (2019), “você tinha a REPAM [Rede Eclesial Pan-Amazônica] e toda uma rede de preparação”. E agora para este Sínodo, disse o cardeal Hollerich, “mais um passo foi dado; houve todo um processo que faz parte do sínodo, e o sínodo dos bispos que será realizado em outubro de 2023 e outubro de 2024 é apenas a conclusão de todo esse processo”.

Embora leigos e homens, clérigos e religiosos e religiosas – em outras palavras, "não bispos" – participem como participantes do sínodo com direito a voto ao lado dos bispos, o cardeal Hollerich disse que ainda será chamado de “Sínodo dos Bispos”. Ele explicou que os leigos, clérigos e religiosos dos diversos países e continentes presentes “têm uma função especial: são os testemunhos do processo [sinodal]” que já ocorreu. “Os bispos, por sua vez, têm toda a tarefa pastoral do discernimento final, mas não podem discernir sobre nada. Há um método de discernimento, e há primeiro uma experiência de escuta antes do discernimento. E assim esses testemunhos de fato garantem que o sínodo dos bispos é um processo [em continuidade] com o que aconteceu antes”.

Papa Francisco decretou que os leigos/as, os religiosos/as e os clérigos que participam como membros do sínodo podem votar pela primeira vez. O cardeal Hollerich, no entanto, sugeriu que a votação pode não ser um fator importante no encontro do sínodo de 2023. “Não sei se votar será tão importante, pelo menos no Sínodo deste outubro. Teremos mesas redondas [de pequenos grupos reunidos por idioma]. Haverá muita partilha, discernimento no Espírito. Nunca devemos esquecer que é um sínodo em duas sessões. Portanto, talvez não haja necessidade de votar nada nesta primeira sessão. Mas veremos, porque estamos abertos a todas as eventualidades”.

Ele explicou que o sínodo é “um evento espiritual” que começa com a oração. Haverá um serviço de oração ecumênica na Praça São Pedro em 30 de setembro e um retiro de três dias de 1 a 3 de outubro. Durante a assembleia geral de 4 a 29 de outubro, haverá algumas sessões plenárias e muitas sessões em pequenos grupos, e cada sessão começará com uma oração. “O processo espiritual deve ser feito, porque, caso contrário, estaremos muito próximos do que se chama de parlamento”, disse o cardeal.

Ele acrescentou:

Acho que devemos encontrar, também por experiência, uma sinodalidade católica típica que seja diferente da sinodalidade ortodoxa e protestante, o que não significa que queremos degradar o que eles estão fazendo. Terá que incluir a colegialidade dos bispos; deverá incluir também o Primado de Pedro no convencionalismo católico. E é baseado em um processo de discernimento. Portanto, será muito diferente, digamos, da Igreja Luterana alemã, onde alguns até chamam o sínodo de “parlamento da Igreja”. E é isso que não é.

O prelado sublinhou que “existem processos a serem seguidos. Cada pequeno grupo, cada mesa redonda, terá um facilitador para auxiliar o grupo. Mas não posso predeterminar como cada grupo reagirá porque os participantes são livres. Então não é que nós projetamos uma maneira específica de acordo com a qual os participantes devem se comportar de forma que certas conclusões devam ser tiradas. Não! É realmente um processo aberto sob a orientação do Espírito Santo, e é assim que deve ser”.

Lembrei que houve uma ampla consulta antes do Sínodo para a Amazônia, mas, no fim, o Papa Francisco sentiu que não havia discernimento suficiente sobre algumas questões no próprio sínodo. Hollerich, que participou desse sínodo, lembrou que houve uma questão que “acabou de obter a maioria de dois terços dos votos” e “o papa não parecia tão feliz”. Embora o cardeal não tenha mencionado qual era a “questão”, a proposta do sínodo de ordenar homens maduros e casados ​​na região amazônica teve uma votação de 128 a 41. Embora tenha obtido uma maioria de dois terços, também teve o maior número de votos “não” de qualquer proposta naquele sínodo. O cardeal explicou que a sinodalidade não é uma questão de “voto da maioria” ou “unanimidade”; em vez disso, o Papa Francisco quer que a assembleia “se convença de alguma coisa”.

Ele concordou que este sínodo será diferente de qualquer sínodo anterior, onde as pessoas costumavam vir com posições preparadas, muitas vezes até textos escritos, sobre certas questões. Ele diz que existe um movimento no cenário continental para realizar uma reunião com os delegados antes do sínodo como “uma espécie de formação à sinodalidade”, porque “o problema é que nem todos os bispos que são delegados têm participado muito ativamente o sínodo. Então, tem que ter uma certa formação”.

Ao mesmo tempo, ele disse: “Acreditamos no Espírito Santo, que o Espírito Santo trabalhará até no coração desses bispos”. O cardeal Hollerich não se referiu especificamente a nenhum bispo, mas alguns dos indicados, como o cardeal Gerhard Müller, criticaram publicamente o Sínodo da Sinodalidade e não participaram do processo até agora.

A metodologia a ser usada no sínodo de outubro é um fator-chave para ajudar os membros do sínodo a discernir, disse o cardeal. Chama-se “diálogo no Espírito” e é um dos frutos que resultou das fases de escuta e participação do sínodo desde o início do processo em outubro de 2021.

Ele lembrou que “no começo falávamos sobre 'diálogo espiritual', mas agora falamos sobre 'diálogo no Espírito'”. Ele lembrou que em todas as assembleias continentais que foram realizadas pessoalmente (apenas a assembleia continental para os Estados Unidos e Canadá foi realizada on-line), “as pessoas mencionaram essa nova maneira de dialogar”. Na assembleia para a Ásia realizada em Bangkok, por exemplo, “eles tiveram que votar nas prioridades do texto final, e votaram por mesa (pequeno grupo) após sua partilha, não por voto individual”. Ele reconheceu que “é mais fácil trabalhar dessa maneira na Ásia porque o grupo é mais importante [culturalmente] lá, e as decisões do grupo são mais importantes do que na Europa ou nos Estados Unidos”. Ele disse: “Isso mostra o que já é possível. Todo mundo ficou feliz com isso. Ninguém reclamou. Todos sentiram que o que ela disse foi levado a sério, mesmo que não houvesse voto individual”.

Essa metodologia de “diálogo no Espírito” é “fruto da sinodalidade”, disse. “É fruto da experiência que as pessoas tiveram no processo sinodal desde o seu início. O método surgiu como resultado, o método faz parte do resultado e como o Povo de Deus pode chegar a algumas posturas comuns”.

 

Parte II

 

O Sínodo está implementando o Vaticano II

O cardeal disse: “Sabemos, quando olhamos para os Padres da Igreja, que a sinodalidade faz parte da essência da Igreja. Desapareceu muito [ao longo dos séculos], mas nunca desapareceu completamente. Sempre permaneceu em congregações e ordens religiosas e assim por diante. Sempre houve animas (almas) sinodais. Mas agora queremos ter aquela plenitude da sinodalidade de volta na Igreja para continuar o caminho que o Papa Paulo VI abriu”.

“Isso significa voltar ao Vaticano II”, eu disse. O cardeal concordou: “Sim, claro. Este não é o Vaticano III, como dizem alguns. Isso é voltar ao Vaticano II, levar o Vaticano II a sério, tentar implementar o Vaticano II”.

“ O Concílio Vaticano II deu todos os elementos; não há nenhum elemento novo dado por nós. Tudo o que está lá está no Concílio. E também quando olhamos para Cristo, para a pessoa de Cristo, não é a revelação, como na Dei Verbum; é a pessoa do próprio Cristo. É verdade que existem muitas verdades particulares, mas todas estão ligadas à pessoa de Cristo. Não podemos, digamos, isolar completamente uma verdade da revelação na pessoa de Cristo”.

Abordando tópicos polêmicos

cardeal Hollerich continuou: “A direita já está frustrada porque há um sínodo [aberto a abordar questões] como essa, e algumas palavras os irritam, de modo que reagem contra as palavras sem olhar para o que foi dito com essas palavras, e como foi dito. E haverá uma esquerda que quer uma mudança da doutrina da Igreja, mas isso não vai acontecer”.

Significativamente, porém, o cardeal prevê que “haverá uma mudança na forma de tratar os temas” e que a sinodalidade pode ser uma forma de superar as divisões sobre questões contenciosas. “Como pode um órgão como a Igreja Católica tomar decisões? Apenas de cima, é muito difícil. Só de baixo, é quase impossível. Portanto, precisamos de uma nova forma de tomada de decisão e acho que devemos ter as ferramentas no sínodo para isso”, disse ele.

“No entanto”, acrescentou, “não significa que todas as diferenças sejam igualadas. Quero dizer, seria muito ingênuo pensar que as pessoas saem e compartilham as mesmas opiniões sobre todos os assuntos da Igreja. Mas você pode aceitar que sua irmã, seu irmão, tenha uma opinião diferente e você pode estar em profunda comunhão com eles”. O cardeal Hollerich disse ter visto exemplos disso nas assembleias continentais.

De acordo com o documento de trabalho do sínodo, “questões compartilhadas” e “tensões compartilhadas” surgiram em todo o mundo durante as duas primeiras fases do processo sinodal. O cardeal Hollerich observou: “As tensões podem ser muito frutíferas. Se temos medo de tensões, não podemos mais nos mover hoje em dia, porque qualquer coisa que dizemos pode criar mais tensões. Mas temos de caminhar juntos como Igreja. Precisamos atender ao chamado de Deus. Para onde Deus quer que a Igreja vá? E se a Igreja se mover, será como o êxodo. Haverá alguns momentos muito terríveis, haverá tensões, é claro. Mas isso faz parte do caminho”.

Como o documento de trabalho diz que provavelmente haverá necessidade após a sessão sinodal de 2023 de reflexões teológicas e discussões sobre mudanças no Direito Canônico, pedi ao cardeal que desse um exemplo onde ele acha que pode haver tal necessidade. Ele citou o papel dos conselhos paroquiais e pastorais, que atualmente são opcionais sob a lei canônica, mas podem ser necessários no futuro. “Hoje isso é uma possibilidade no Direito Canônico, mas acho que deveria ser mais do que uma possibilidade. Porque como, na qualidade de bispo, podemos ser o pastor da Igreja se não temos como saber o que as pessoas pensam e sentem sobre a Igreja?”.

 


 

O religioso explicou que os concílios são uma boa maneira de um bispo ser exposto a perspectivas que ele pode não ter encontrado. “Agora sou bispo há 12 anos. E podemos estar cercados por um pequeno grupo de pessoas que tiveram mais ou menos a mesma educação que nós, muitas vezes até nas mesmas faculdades, e isso não é uma base muito ampla”, disse. “Precisamos de uma base mais ampla; temos de aprender o que as pessoas pensam, quais são seus desejos profundos”.

Ao mesmo tempo, “isso não significa necessariamente que tenhamos que realizar todos os desejos. Não é uma espécie de fada sinodal”, acrescentou o cardeal. Ele enfatiza que é importante que um bispo seja capaz de explicar suas decisões ao povo: “Não podemos simplesmente dizer que 'eu sou o chefe, você faz isso'. Se as pessoas disserem que não entendem a explicação – o que acontece em muitos casos dentro da Igreja –, precisamos ser capazes de explicar de forma que elas pessoas entender. Caso contrário, não podemos viver com isso”, disse ele.

Cardeal Hollerich disse que, dada a sua posição, hesita em fazer sugestões sobre possíveis mudanças.

Definindo Comunhão, Participação e Missão

Retomando o tríplice tema do sínodo de comunhãoparticipação e missão, perguntei se o cardeal Hollerich poderia sintetizar em linguagem simples o que é comunhão, porque quando as pessoas ouvem a palavra, geralmente pensam na sagrada comunhão ou na partilha.

O cardeal reconhece a dificuldade, dizendo que houve dificuldade em traduzir a palavra “comunhão” durante as sessões sinodais anteriores.

Em alemão, por exemplo, dizem Gemeinschaft, que significa “comunidade”. Agora comunidade tem a ver com comunhão, mas não é exatamente o mesmo conceito. Quando penso em comunhão, penso primeiro na comunhão entre PaiFilho e Espírito Santo. Então na igreja tem a ver com essa comunhão. A comunhão tem a ver com a comunhão com Cristo. Quando participamos da Missa, como você diz, por meio do Espírito Santo, Deus Pai nos coloca em comunhão com a morte e ressurreição de seu Filho. Portanto, é muito mais do que uma interpretação individualista de um sacramento. É o mistério da igreja em si.

Quanto à palavra missão, o cardeal Hollerich disse:

Não há igreja sem missão. Se não temos missão, então somos um clube onde fazemos algumas atividades, [como] atividades litúrgicas e atividades de caridade. Mas não somos um clube; temos uma missão de Cristo. E nós temos que cumprir essa missão. E essa missão não é dada apenas aos bispos e aos padres; todo batizado é chamado a viver a missão da Igreja, que é anunciar Cristo ressuscitado dos mortos. É o querigma [anúncio do Evangelho] da igreja que será proclamado de muitas maneiras diferentes.

Por exemplo, ele disse: “Há um querigma direto, há alguém comprometido com os refugiados e com os pobres, alguém comprometido [com o] meio ambiente, com a criação. Isso faz parte da missão da igreja. É assim que manifestamos que cremos em Cristo ressuscitado dos mortos. E se a igreja não tem missão, se ela se torna um clube de consumo sacramental, há algo errado. E a essência dos sacramentos se perde”.

Quanto à palavra participação, disse que significa a corresponsabilidade de todos que realizam a missão da Igreja, mas de maneiras diferentes. "Portanto, a igreja é um corpo, a igreja peregrina, a igreja em movimento através dos tempos”, disse ele. "Eu acho lindo."

O que resultará do Sínodo?

Visto que o cardeal sugeriu na Parte I desta entrevista que poderia não haver votação no fm da sessão do sínodo de outubro de 2023, perguntei se ele acha provável que a assembleia possa produzir um documento de síntese. Ele respondeu: "Ou teremos mais perguntas. É também uma possibilidade".

“O que faremos entre a sessão de 2023 e a sessão de 2024? Não sei. Vai depender do que o sínodo pedir, porque até agora sempre tivemos circularidade, voltando o tempo todo para as igrejas locais”. Ele acrescentou: “É claro que tenho muitas ideias, mas às vezes são até contraditórias e, como relator, tenho que ser muito prudente ao dizer qualquer coisa, porque não quero ser visto como manipulador do sínodo... Acho que é o próprio sínodo que deve mostrar o caminho”.

 

 

Ele concordou comigo quando comentei: “Então, nas palavras de [São John Henry] Newman, é 'chumbo, gentilmente leve'”.

O cardeal Hollerich é bispo há 12 anos, desde que Bento XVI o nomeou arcebispo de Luxemburgo. Perguntei o que está mudando fundamentalmente para ele agora com esta jornada sinodal.

Ele respondeu: “Estamos caminhando. Quer dizer, o Concílio disse que a imagem da Igreja é o Povo de Deus, andando com Cristo. E eu sinto que agora está acontecendo. Começamos a caminhar e Cristo deve ser o centro. Se Cristo não estiver no centro, algumas pessoas caminharão para a direita, outras para a esquerda. Temos que trabalhar juntos, com Cristo. Também não tenho medo de que nem todas as perguntas sejam respondidas [no sínodo]. Porque se aprendermos no processo como conviver com as diferenças dentro desta Igreja caminhando juntos, será um resultado maravilhoso”.

Questionado sobre que tipo de Igreja ele espera ver surgir nos próximos anos, dadas as enormes mudanças que estão ocorrendo no mundo, o cardeal Hollerich disse: “Espero que tenhamos uma Igreja que não tenha medo das mudanças no mundo, que verão a presença de Deus neste mundo e poderão servi-lo e assim anunciar o Evangelho”.

 

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