• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Inteligência Artificial e educação: uma mudança de paradigma. Artigo de Manuel Castells

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

04 Julho 2023

“O essencial é ensinar a selecionar uma informação e recombiná-la. No entanto, isso coloca em questão a autoridade e as formas tradicionais de ensino”, avalia Manuel Castells, sociólogo espanhol, em artigo publicado originalmente por La Vanguardia e reproduzido por Clarín, 01-07-2023. A tradução é do Cepat.

Eis o artigo.

A rápida disseminação do ChatGPT em ambientes educacionais disparou os alarmes. Um olhar sereno sobre um processo imparável exige lembrar o que já sabemos sobre o efeito da introdução de computadores conectados à internet nas escolas.

A principal conclusão estabelecida pelos estudos da OCDE-PISA é que o efeito na aprendizagem é nulo ou mesmo negativo. Pode ser positivo quando há um forte envolvimento dos professores, orientando os alunos. E como os educadores já têm muito trabalho, e como as administrações não se encarregam de formá-los, a conexão com os alunos é deficiente.

Deixados a si mesmos, os alunos não possuem critérios para discernir entre a massa de informações que encontram. E mais, os especialistas sugerem que os livros didáticos têm efeitos mais positivos para a aprendizagem, pois são supervisionados por comissões acadêmicas teoricamente competentes.

Claro que os textos de história são menos confiáveis, porque frequentemente incluem uma visão ideológica. Contudo, matemática, ciências, gramática e assim por diante são pouco permeáveis à ideologia.

Segundo os primeiros estudos disponíveis, a inteligência artificial altera as regras do jogo. O ChatGPT e outros modelos são interativos e permitem ir refinando a consulta, utilizando seu acesso a gigantescos bancos de dados.

De acordo com as pesquisas, são particularmente úteis para os educadores, que podem atualizar seus conhecimentos, em um mundo onde a informação muda constantemente. Mas, em todos os níveis de ensino, os estudantes também parecem se beneficiar, majoritariamente, para buscarem informações (como até agora fazíamos com o Google e a Wikipédia), preparar um plano de trabalho e treinar em provas acadêmicas, antes de fazê-las.

No entanto, a reação generalizada da administração dos centros educacionais é de desconfiança em relação aos estudantes e medo de que a IA faça os exames. Nos Estados Unidos, a maioria dos distritos escolares proibiu o uso do ChatGPT. Na Espanha e em outros países, espalha-se o pânico diante da quebra de controle baseado em exames. Algo que deve ser questionado, pois em um mundo onde a informação está na internet, a memorização e a repetição são uma perda de tempo.

O essencial é ensinar a selecionar uma informação e recombiná-la. No entanto, isso coloca em questão a autoridade e as formas tradicionais de ensino. Os exames deveriam ser gradualmente substituídos pela avaliação contínua e por provas realizadas com acesso à internet, como eu faço com um bom resultado. É claro que trapacear com o ChatGPT deve ser vetado, quando for uma pura cópia.

Mas existem programas de IA que detectam se essa IA fez um texto (GPTZero é o mais popular, mas existem outros), assim como passamos tempo detectando plágios. Desde já, é preciso avaliar e regulamentar a IA em todas as suas aplicações, quando ainda estamos a tempo. Contudo, sem histeria, aproveitando o que tem de aproveitável, ainda que tenhamos que mudar nossas rotinas ancoradas em uma cultura parcialmente obsoleta.

Leia mais

  • “O mundo entrou em uma fase sem futuro”. Entrevista com Manuel Castells
  • Universidade: publicar ou perecer. “O mercenarismo irá substituir o mecenato se nós, os universitários, não reagirmos a tempo”, afirma Manuel Castells
  • Castells: o que (não) penso sobre o ChatGPT
  • ChatGPT ou a escatologia das máquinas. Artigo de Yuk Hui
  • Inteligência artificial/ChatGPT. Uma perspectiva humanista. Entrevista especial com Marco Schorlemmer
  • ChatGPT: carta aos meus alunos. Carta de Russel P. Johnson
  • O ChatGPT veio para ficar no ensino superior? Não se os professores resistirem. Artigo de LuElla D’Amico
  • ChatGPT atualiza debate sobre uso da inteligência artificial na educação. Entrevista especial com Yuri Oliveira de Lima e Pedro Henrique de Castro
  • ChatGPT contra o pensamento crítico. Entrevista com Noam Chomsky
  • Éric Sadin: “O ChatGPT é um movimento civilizatório com profundas consequências antropológicas”
  • ChatGPT: resta-nos habitar um cosmos de solidão. Comentário de Rodrigo Petronio
  • Bostificação, o futuro irresistível do ChatGPT
  • Chapação maquínica, alucinação estatística: pensar como o ChatGPT
  • ChatGPT, tecnologia e programadores. E o bicho-papão da automação
  • ChatGPT, o algoritmo que finge saber. Comentário de Bruno Cava
  • As cinco perguntas sobre o sucesso do ChatGPT
  • ChatGPT: entenda como funciona a inteligência artificial do momento - e os riscos que ela traz
  • ChatGPT na ciência: as maravilhas e as ameaças

Notícias relacionadas

  • A ciência brasileira na UTI

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal agência de fomento à pesquisa do governo fed[...]

    LER MAIS
  • O pêndulo das gerações: debate sobre Escola sem Partido ignora os principais interessados, os alunos

    Polêmica em torno de proposta de uma Escola sem Partido revela desconhecimento sobre a força das novas gerações, atesta José [...]

    LER MAIS
  • Governo Temer suspende programa nacional de combate ao analfabetismo

    LER MAIS
  • ''Os governos odeiam a internet'', afirma Manuel Castells

    Manuel Castells, sociólogo e professor de sociologia e urbanismo da Universidade de Berkeley (Califórnia), diretor do Internet I[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados