MS Carlos Tautz – Jornalista

Mais Lidos

  • Para a professora e pesquisadora, o momento dos festejos natalinos implicam a escolha radical pelo amor, o único caminho possível para o respeito e a fraternidade

    A nossa riqueza tem várias cores, várias rezas, vários mitos, várias danças. Entrevista especial Aglaé Fontes

    LER MAIS
  • Frente às sociedades tecnocientífcas mediadas por telas e símbolos importados do Norte Global, o chamado à ancestralidade e ao corpo presente

    O encontro do povo com o cosmo. O Natal sob o olhar das tradições populares. Entrevista especial com Lourdes Macena

    LER MAIS
  • Diante um mundo ferido, nasce Jesus para renovar o nosso compromisso com os excluídos. IHUCast especial de Natal

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

17 Janeiro 2023

Carlos Tautz é jornalista profissional e, desde Março de 2020, doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). É licenciado em Comunicação Social/Jornalismo pela UFF (1992) e trabalha desde 1989 em grupos privados de comunicação, governos, organizações da sociedade civil e institutos de investigação abrangendo as áreas da economia política, meio ambiente, relações internacionais e direitos humanos. Cobriu o ciclo das principais conferências das Nações Unidas (ONU) nos anos 90 para a revista Ecologia&Desenvolvimento e Jornal do Brasil.

Desde 2001 tem também trabalhado como investigador sénior em organizações da sociedade civil - entre elas, o Instituto Brasileiro de Análise Social e Económica (Ibase) e o Instituto Mais Democracia - Transparência e Controle Cidadão sobre Governos e Grupos Económicos. Ao representar estas organizações, trabalhou na coordenação de redes de organizações da sociedade civil, entre elas a Rede Brasil de Instituições Financeiras Multilaterais e a Plataforma BNDES, além de ter participado como voluntário no Coletivo Mais Verdade, uma investigação aprofundada sobre a participação de grupos económicos na preparação do golpe de 1964 e o apoio à ditadura que durou até 1988.

Desde 2004 tem coordenado investigação nas seguintes áreas: 1. relações entre grupos económicos privados e diferentes fracções do Estado; 2. impactos sociais - especialmente sobre os direitos humanos - e ambientais dos mega-projectos económicos, especialmente na Bacia Amazónica; 3. sistema de financiamento de mega-projectos na América Latina, especialmente os viabilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES); e 4. criação do bloco de países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e do seu Novo Banco de Desenvolvimento.

Entrevistas realizadas pelo IHU com Carlos Tautz

Artigos de Carlos Tautz publicados pelo IHU

 Eventos realizados pelo IHU com Carlos Tautz

  • Sujeitos ocultos: bancos, Forças Armadas e mídias no ambíguo cenário político brasileiro