Novo documento do Sínodo do Vaticano menciona ordenação de mulheres e relacionamentos LGBTQ

Foto: Margaret Almon | Flickr CC

28 Outubro 2022

O texto, intitulado “Alarga o espaço de tua tenda”, conta com tópicos tabus para garantir que ‘ninguém seja excluído’.

A reportagem é de Christopher White, publicada por National Catholic Reporter, 27-10-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Documento do Vaticano recém-lançado para a próxima fase do processo de consulta em andamento do Papa Francisco para os católicos do mundo considera vários tópicos antes considerados tabu na Igreja Católica, incluindo ordenação de mulheres, relacionamentos LGBTQIA+, filhos de padres, sexismo e abuso sexual do clero.

O documento de 56 páginas, lançado em 27 de outubro, destila vários dos principais temas das sessões de escuta realizadas com milhões de católicos em todo o mundo no ano passado. Embora o documento tenha o cuidado de observar que não é um ensinamento magistral da Igreja, é sem dúvida a expressão mais abrangente e sincera do relacionamento da Igreja Católica com o mundo moderno já divulgada por um escritório do Vaticano.

O documento servirá como estrutura para a fase continental do processo sinodal em andamento da Igreja, que envolverá reuniões eclesiais em todos os continentes nos próximos seis meses, antes de duas assembleias que serão realizadas em Roma em outubro de 2023 e outubro de 2024.

“O que emerge é uma profunda reapropriação da dignidade comum de todos os batizados”, afirma o documento ao descrever seus esforços para ouvir as vozes de todos os católicos. “Isso começa com um desejo de inclusão radical – ninguém é excluído”.

O documento, intitulado “Alarga o espaço da tua tenda”, inspirado na passagem de Isaías, foi produzido por uma equipe de 30 conselheiros que se reuniram em Frascati, Itália, por duas semanas no final de setembro e início de outubro, a maioria dos quais eram católicos leigos.

112 das 114 conferências episcopais de todo o mundo apresentaram relatórios de síntese, juntamente com todas as Igrejas Católicas Orientais e departamentos do Vaticano, associações religiosas e católicas leigas e consultas online do “Sínodo Digital”.

Documento de Trabalho para a Etapa Continental do Sínodo sobre a Sinodalidade. "Alarga o espaço da tua tenda".

Ouvindo as margens

Embora afirmando na introdução do documento que o texto não é um ensinamento oficial da Igreja nem totalmente conclusivo, os escritores observam que é teológico “no sentido de que é carregado com o tesouro teológico requintado contido na experiência de ouvir a voz do Espírito promulgada pelo Povo de Deus, fazendo emergir o seu sensus fidei”.

Notavelmente, o documento inclui muitas vozes, experiências e depoimentos daqueles que pedem mudanças em vários ensinamentos e práticas da Igreja.

Embora muitos dos tópicos levantados no documento tenham levado a investigações formais ou censuras do escritório doutrinário do Vaticano sob os papas João Paulo II e Bento XVI, sob o processo sinodal de Francisco, eles agora são discutidos abertamente em um documento publicado por um dos principais departamentos do Vaticano.

“Entre aqueles que pedem um diálogo mais significativo e um espaço mais acolhedor, encontramos também aqueles que, por vários motivos, sentem uma tensão entre a pertença à Igreja e as suas próprias relações amorosas, tais como: divorciados recasados, pais solteiros, pessoas que vivem em um casamento polígamo, pessoas LGBTQ, etc.”, afirma o documento.

O documento continua citando o relatório dos Estados Unidos, observando que “as pessoas pedem que a Igreja seja um refúgio para os feridos e quebrados, não uma instituição para os perfeitos. Eles querem que a Igreja encontre pessoas onde quer que estejam, para caminhe com eles em vez de julgá-los, e construir relacionamentos reais por meio de carinho e autenticidade, não um propósito de superioridade”.

Destaca-se também a necessidade de a Igreja alcançar comunidades excluídas ou negligenciadas, entre elas: pobres, idosos, indígenas, migrantes, crianças de rua, viciados, vítimas de tráfico de pessoas, presos, vítimas de discriminação racial ou violência de gênero e indivíduos que deixaram o ministério ordenado.

O documento também observa que, para que a Igreja alcance plenamente seu objetivo de sinodalidade, que o Vaticano descreve como “caminhar juntos”, deve haver maior atenção ao envolvimento ecumênico da Igreja com outras comunidades cristãs.

Em particular, o documento destaca que, em resposta aos desafios sociais e ambientais, as alianças forjadas com outras confissões cristãs, religiões e pessoas de boa vontade alimentaram o desejo de uma colaboração mais profunda, tanto teológica quanto prática.

Outras questões pastorais incluem o desejo de maior acesso à Eucaristia e a preocupação de que ela se torne uma fonte “de confronto, ideologia, cisão ou divisão”, a necessidade de melhores homilias dos sacerdotes, a perseguição aos cristãos e a escassez global de sacerdotes.

Em uma entrevista coletiva no Vaticano em 27 de outubro após a divulgação do documento, o cardeal Jean-Claude Hollerich, de Luxemburgo, foi questionado sobre o tema de alargar a tenda da Igreja, especialmente para aqueles que o documento lista como marginalizados e cujas circunstâncias de vida podem tê-los colocado em desacordo com o ensino da Igreja.

A tenda, diz ele, está aberta a “todas as pessoas criadas e amadas por Deus”.

“Vamos olhar para cada pessoa como uma pessoa amada por Deus, chamada a ser por Deus. Cristo morreu por essa pessoa na cruz, então se eu não sou capaz de dar um espaço a essa pessoa na tenda, tenho um problema com Deus”, diz Hollerich, que é o relator do sínodo.

Hollerich, que participou virtualmente da conferência de imprensa, foi acompanhado pelo chefe do escritório sinodal do Vaticano, cardeal Mario Grech, e pelos consultores sinodais jesuítas, os jesuítas Giacomo Costa e Piero Coda e a teóloga Anna Rowlands.

Sexismo, ordenação de mulheres

O relatório dedica atenção significativa ao papel das mulheres na vida da Igreja, observando que foi uma preocupação mencionada por todos os continentes que apresentaram relatórios sinodais.

“As mulheres continuam a ser a maioria dos que frequentam a liturgia e participam das atividades, os homens uma minoria; mas a maioria dos papéis de tomada de decisão e governança são ocupados por homens”, afirma. “Está claro que a Igreja deve encontrar maneiras de atrair homens para uma pertença mais ativa na Igreja e permitir que as mulheres participem mais plenamente em todos os níveis da vida da Igreja”.

O documento continua citando o relatório da Conferência Episcopal da Nova Zelândia, que afirma que a “falta de igualdade para as mulheres dentro da Igreja é vista como um obstáculo para a Igreja no mundo moderno”.

O texto também cita um relatório dos dois grupos guarda-chuva que representam os membros das ordens religiosas católicas do mundo, que disse que “o sexismo na tomada de decisões e na linguagem da Igreja é predominante na Igreja”.

“Como resultado, as mulheres são excluídas de papéis significativos na vida da Igreja, discriminadas por não receberem um salário justo por seus ministérios e serviços”, disseram. “Mulheres religiosas são muitas vezes consideradas como mão de obra barata”.

Entre as áreas a serem consideradas, o documento inclui a questão do papel da mulher nas estruturas de governança da Igreja, a possibilidade de pregação feminina, o diaconato feminino e a ordenação de mulheres ao sacerdócio.

Sobre a questão da ordenação, o texto afirma: “Foi expressa uma diversidade muito maior de opiniões sobre o assunto da ordenação sacerdotal de mulheres, que alguns relatórios pedem, enquanto outros consideram um assunto encerrado”.

A questão do diaconato feminino tem se destacado desde que Francisco lançou uma comissão em 2016 para estudar as questões históricas em torno das mulheres diáconas, que o papa disse não chegar a um consenso sobre o status inicial das diáconas. Francisco então formou uma segunda comissão, que está em andamento, após o Sínodo dos Bispos de 2019 da região amazônica de nove nações, onde o tema era um tema dominante.

A inclusão do tema no documento de trabalho para a fase continental do processo sinodal indica que a questão provavelmente será novamente considerada durante as reuniões de Roma em 2023 e 2024.

Quando questionados sobre a questão das mulheres diáconas durante a coletiva de imprensa, tanto Grech quanto Rowlands disseram aos jornalistas que a questão foi incluída no documento porque foi mencionada por um grande número de relatórios enviados de todo o mundo.

“Está lá simplesmente por uma questão de fato”, diz Rowlands, acrescentando que “teria sido desonesto se não tivéssemos colocado isso no relatório”.

Próximos passos

Embora o documento ofereça uma série de questões para consideração, também enfatiza que a sinodalidade é mais do que levantar preocupações particulares, mas sim um novo processo ou uma nova maneira de “ser Igreja”, a fim de promover uma maior inclusão de seus membros.

Para que isso aconteça, afirma o documento, serão necessárias mudanças nas estruturas da burocracia central do Vaticano (conhecida como Cúria Romana), no Código de Direito Canônico, na liturgia da Igreja e no processo de formação de sacerdotes e religiosos.

Da mesma forma, o documento também reconhece que todo o processo de sinodalidade tem seus céticos e que alguns dos membros da igreja temem que o processo possa mudar o ensino da igreja ou reduzir a igreja a um estilo democrático de governança.

Por isso, afirma o documento, “o caminho para uma maior inclusão – a tenda alargada – é gradual”.

À medida que o processo sinodal avança para a fase continental, o documento pede que os participantes considerem três questões:

→ Quais preocupações ressoam mais fortemente com as realidades da Igreja em seu continente?;
→ Quais são as tensões ou divergências substanciais que surgiram em seu continente?, e;
→ Que prioridades e temas devem ser compartilhados com o resto do mundo?

Quanto aos próximos passos do processo, um relatório final de cada continente deve ser apresentado ao Vaticano até o final de março, que servirá de base para o documento de trabalho do Sínodo, conhecido como Instrumentum Laboris, que orientará os próximos etapa em Roma, e será concluída em junho de 2023.

Enquanto o Papa Paulo VI estabeleceu o Sínodo dos Bispos no final do Concílio Vaticano II em 1965, a “sinodalidade” surgiu como um tema-chave no pontificado de Francisco.

O Vaticano anunciou pela primeira vez planos para um Sínodo sobre Sinodalidade em março de 2020 e, em maio de 2021, disse que estava ampliando consideravelmente o processo para incluir um processo de escuta em fases de dois anos com estágios de consulta nos níveis diocesano e continental antes da Assembleia dos Bispos de todo o mundo, em outubro de 2023, em Roma.

Em 16 de outubro, Francisco anunciou que está expandindo significativamente esse prazo para adicionar uma reunião adicional em Roma em outubro de 2024, indicando que o papa quer o processo – e as discussões sobre vários tópicos sensíveis, conforme descrito no documento recém-lançado – para continuar por muito mais tempo do que o planejado anteriormente.

“A menos que nos tornemos uma Igreja sinodal”, disse Grech na entrevista coletiva de 27 de outubro, “nós falharemos em proclamar a alegria do Evangelho hoje”.

Leia mais