O Hijab é uma ferramenta política, não um símbolo religioso

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12 Outubro 2022

 

"Quando os hijabs não forem mais vistos nas ruas – uma vez que as mulheres iranianas limparem o espaço visual desse símbolo – ficará claro que a República Islâmica, sua ideologia e suas mensagens estão prestes a desmoronar", escreve Anna Mahjar-Barducci, pesquisadora sênior do MEMRI.

 

Eis o artigo.

 

O hijab é uma ferramenta política usada pela República Islâmica do Irã para manter um controle rígido sobre sua população. Fontes do Alcorão recomendam que as mulheres usem roupas modestas, mas não há menção específica ao tipo de vestimenta. No entanto, o hijab é apresentado como um preceito religioso, ainda que, de fato, seja um instrumento político.

 

Em um famoso discurso na década de 1950, o presidente egípcio pan-arabista Gamal Abdel Nasser falou sobre seu encontro com o Guia Supremo da Irmandade Muçulmana e sobre o pedido deste último para impor o uso do hijab. "A primeira coisa que ele pediu foi que o uso do hijab fosse obrigatório no Egito e que toda mulher andando na rua fosse obrigada a usar um lenço. Toda mulher andando!", disse Nasser. Isso descreve perfeitamente a estratégia antiga e abertamente praticada do Islã político.

 

O hijab domina o espaço visual

 

Como uma experiência pessoal, em 2007 eu estava visitando a Tunísia, que na época ainda estava sob o domínio do autocrata secular Zine El Abidine Ben Ali. A principal oposição e ameaça ao seu governo foi representada não apenas pela sociedade civil democrática, mas principalmente pelos islâmicos. Durante minha visita, um estudioso tunisiano me explicou que muitas jovens começaram a usar o hijab como expressão de oposição ao governo de Ben Ali. Ele disse que essas mulheres (muitas delas provenientes de famílias de torcedores de Bourguiba) decidiram usar hijabs como uma declaração política, a fim de dominar o espaço visual – ou seja, cada hijab visto em público era uma vitória clara e visível para o Islamistas contra a ditadura secular de Ben Ali e contra o próprio conceito de secularismo).

 

A mesma tática está sendo empregada pela República Islâmica do Irã. O hijab domina o espaço visual como símbolo contra a secularização e a ocidentalização.

 

Por mais de um ano e meio, os iranianos em todo o Irã protestam contra a escassez de água, comida, emprego e respeito aos direitos humanos. Com medo de perder seu controle, o regime iraniano decidiu fortalecer ainda mais seu controle sobre a população. É por isso que o presidente iraniano Ebrahim Raisi emitiu um decreto em agosto passado sobre a "lei do hijab e da castidade" do Irã, acrescentando uma lista de novas restrições ao código de vestimenta iraniano para as mulheres.

 

No entanto, após o recente assassinato de Mahsa Amini, a jovem que foi presa e espancada até a morte pela "polícia da moral" do Irã por não usar seu hijab "corretamente", as manifestações ressurgiram em todo o país com maior intensidade. As mulheres, em particular, saíram às ruas sob o lema "mulheres, vida, liberdade" e estão queimando corajosamente seus hijabs, que foram forçadas a usar desde a Revolução Islâmica de 1979 e que são o símbolo político mais poderoso do regime iraniano.

 

O papel das mulheres é central

 

Em um gesto que é a imagem espelhada daquele feito pelas jovens mulheres na Tunísia de Ben Ali, as mulheres no Irã estão desafiando os aiatolás removendo seus lenços de cabeça.

 

Quando os hijabs não forem mais vistos nas ruas – uma vez que as mulheres iranianas limparem o espaço visual desse símbolo – ficará claro que a República Islâmica, sua ideologia e suas mensagens estão prestes a desmoronar. Por estas razões, nesta revolta contra o regime, o papel das mulheres é central. Ditaduras não podem sobreviver, pelo menos não por muito tempo, sem seus símbolos, e nenhum símbolo político islâmico é mais potente, opressivo e identificável como o hijab. Assim, uma vez que as mulheres iranianas removam o hijab, um pilar da ditadura, a República Islâmica acabará por entrar em colapso.

 

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