Cimi lança relatório anual de violência contra os povos indígenas no dia 17 de agosto, em Brasília (DF)

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

16 Agosto 2022


Com dados referentes a 2021, publicação retrata ano marcado por omissões, ofensiva contra direitos indígenas e ataques aos territórios e comunidades.

 

A informação é da Assessoria de Comunicação do Cimi, 12-08-2022. 

 

Em evento presencial com transmissão ao vivo pela internet, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) realiza o lançamento do Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – dados de 2021 na próxima quarta-feira, dia 17 de agosto, às 15h (horário de Brasília). A atividade será realizada na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e transmitida pelo canal de youtube do Cimi. A publicação apresenta um retrato das diversas violências e violações que são praticadas contra os povos indígenas em todo o país, organizadas em três capítulos principais e 19 categorias de análise.

 

A partir de fontes públicas e informações dos regionais do Cimi, de comunidades indígenas e de veículos de imprensa, o levantamento sistematiza dados relacionados a violações contra os direitos territoriais indígenas, como invasões e danos aos seus territórios; violências contra a pessoa, como assassinatos e ameaças; e violações por omissão do poder público, como desassistência nas áreas da saúde e da educação, mortalidade na infância e suicídios.

 

Nesta edição, os dados referentes ao ano de 2021 refletem a dura realidade enfrentada pelos povos originários no terceiro ano do governo de Jair Bolsonaro e no segundo ano da crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19, marcado por ofensivas contra os direitos constitucionais indígenas e por grandes mobilizações.

 

“Os dados registrados pelo presente relatório indicam que as diversas omissões do governo federal, e os muitos conflitos e situações de vulnerabilidade que delas decorrem, tiveram reflexos graves para toda a população indígena do país. O ano de 2021 foi marcado pela grande quantidade de vidas indígenas perdidas”, analisam Lucia Helena Rangel e Roberto Antonio Liebgott, organizadores do Relatório, na introdução da publicação.

 

“As invasões possessórias assumiram, neste ano, contornos dramáticos pela intensidade, continuidade, quantidade e pela imposição da força e da violência contra as comunidades dentro de seus próprios territórios”, apontam.

 

O lançamento contará com a presença de lideranças indígenas e representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre os confirmados: Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB; Dom Roque Paloschi, presidente do Cimi e arcebispo de Porto Velho (RO); Antônio Eduardo Cerqueira de Oliveira, secretário executivo do Cimi; Lucia Helena Rangel e Roberto Antonio Liebgott, organizadores do Relatório.

 

Serviço

 

O que: lançamento do Relatório Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil – dados de 2021, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)

Quando: 17 de agosto, às 15h (horário de Brasília)

Formato: presencial com transmissão ao vivo pelo Canal do Cimi no YouTube

Onde: auditório Dom Helder Câmara, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), situada no Setor de Embaixadas Sul, quadra 801, conjunto B, em Brasília (DF).

Contatos: Assessoria de Comunicação do Cimi | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | +55 61 99641-6256

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cimi lança relatório anual de violência contra os povos indígenas no dia 17 de agosto, em Brasília (DF) - Instituto Humanitas Unisinos - IHU