Emergência climática e crise hídrica em território brasileiro, em debate no Cepat

Fonte: Cepat

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

08 Julho 2022

Emergência climática e crise hídrica em território brasileiro é o tema do quinto encontro pela série de debates [online] Brasil: emergências socioambientais e horizontes políticos, que ocorrerá no dia 13/08, às 10h, tendo como debatedora a Dra. Ana Paula Cunha do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

 

A série de debates busca contextualizar o Brasil no cenário das problemáticas socioambientais, oferecendo elementos para se pensar em saídas democráticas na perspectiva da justiça socioambiental.

 

Você poderá acompanhar o debate pelos seguintes canais:

- Página no Facebook do CEPAT;

- Página no Twitter do CEPAT;

- Canal no Youtube do CEPAT;

- Sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

 

Certificação

 

Por meio de uma parceria com o Projeto Diversitas Eventos, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá - UEM, ofereceremos a certificação aos interessados. Para se inscrever, basta preencher o formulário clicando nesse link.

 

Parceiros

 

Para essa iniciativa, o CEPAT conta com a parceria e o apoio das seguintes instituições:

Instituto Humanitas Unisinos – IHU
Departamento de Ciências Sociais, da UEM
Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR
Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB
Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA

 

Conheça a debatedora

 

Ana Paula Martins do Amaral Cunha possui graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na área de micrometeorologia com enfoque em calibração de modelo de superfície para área de caatinga, doutorado em meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, nas áreas de agrometeorologia, micrometeorologia e climatologia com enfoque em impactos climáticos das mudanças dos usos e cobertura para a região semiárida.

 

Atualmente é Pesquisadora no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), onde desenvolve metodologias para o monitoramento e avaliação de impactos das secas em todo o Brasil. Desde 2015, auxilia o Programa Garantia-Safra do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na verificação de perdas agrícolas em razão da seca, sendo também membro do Comitê Gestor do referido Programa. Desde 2019, é docente no Programa de Pós-Graduação em Desastres (ICT/Unesp - Cemaden/MCTIC).

 

Confira o cartaz

 

 

Confira a programação dos próximos debates