Corpos de jesuítas assassinados são encontrados no México

Revista ihu on-line

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mais Lidos

  • “Da crise não se sai sozinho. Se sai arriscando e dando a mão ao outro”. Entrevista com o Papa Francisco

    LER MAIS
  • "A sinodalidade é um processo dinâmico que nunca termina". Entrevista com Dom Luis Marín de San Martín

    LER MAIS
  • "Derrotar Bolsonaro nas urnas não acabará com bolsonarismo", afirma Marcos Nobre

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


23 Junho 2022

 

Padres jesuítas no México conheciam seu assassino: seus corpos foram encontrados.

 

Os padres jesuítas Javier Campos e Joaquín Mora, de 79 e 81 anos, e o guia turístico Pedro Eliodoro, foram assassinados dentro da Paróquia San Francisco Javier, em Cerocahui, Chihuahua.

 

Em entrevistas para a mídia mexicana, o padre jesuíta Javier Ávila, vigário geral da diocese de Tarahumara, que trabalha na Sierra Tarahumara há cerca de 48 anos, deu detalhes do que aconteceu em 20 de junho, quando Noriel Portillo, conhecido como "El Chueco", entrou na igreja para perpetuar os assassinatos.

 

 (Foto: Reprodução)

 

A reportagem é de Jimena Hernández, publicada por Religión Digital, 23-06-2022.

 

No dia 20 de junho, não só havia dois padres jesuítas na paróquia San Francisco Javier, em Cerocahui, Chihuahua. O padre Jesús Reyes SJ também estava lá e não foi morto por "El Chueco", como informou o padre jesuíta Javier Ávila, Vigário Geral da Diocese de Tarahumara. Segundo ele, o assassino era conhecido dos três padres.

 


Mapa do estado de Chihuahua, com destaque ao município de Urique. Fonte: Inegi

 

“(Jesús Reyes) ficou surpreso que ele não o assassinara, pois ele estava no meio de seus dois irmãos padres, então ele disse que 'vou continuar', mas não; (El Chueco) até começou a conversar com ele, se ajoelhou, pediu perdão e uma confissão, não tenho detalhes dessa conversa, mas ele ficou conversando com ele por uma hora."

 

Durante esse tempo, ele pediu ao assassino para deixar os corpos, tentou negociar, mas tudo indica que o jovem estava drogado e/ou bêbado, então foi impossível para ele voltar a si. Minutos depois um comando chegou e levou os corpos embora.

 


Imagem: Reprodução | Religión Digital

 

“'Deixe os corpos comigo, por favor', pediu, mas pessoas chegaram, carregaram os corpos e os colocaram em uma caminhonete para levá-los embora.”

 

“Ele não foi contra os padres porque os conhecia, não tenho dúvidas de que até recebeu o batismo e a primeira comunhão do padre Jesús Reyes”, reconheceu o Vigário Geral.

 

O padre jesuíta comentou que a comunidade já está cansada da impunidade que existe na região, pois disse ser "segredo público" que Noriel Portillo, conhecido como "El Chueco", é um dos líderes do crime organizado na Serra Tarahuamara, no município de Urique em Chihuahua.

 

Há dados de que por 11 anos ele se juntou às fileiras do cartel de Sinaloa para controlar o plantio e colheita de maconha, além de goma de ópio. Além de ser suspeito de muitos crimes e desaparecimentos na região, como o assassinato do turista americano Patrick Braxton-Andrew, ocorrido em 28 de outubro de 2018.

 

O objetivo é encontrar os corpos: Presidente do México

 

Em sua conferência da manhã, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador (vídeo abaixo), comentou que o responsável pelo assassinato de dois padres jesuítas já foi identificado, que a investigação correspondente está sendo realizada e enviou suas condolências à Companhia de Jesus.

 

 

"Expresso minhas condolências à Companhia de Jesus, aos Jesuítas do México, do mundo, por esses lamentáveis acontecimentos ocorridos na Sierra Tarahumara, em Chihuahua, no município de Urique, onde dois padres que trabalhavam naquela zona marginalizada há muito tempo, com os pobres, foram assassinados. É uma missão na qual os jesuítas trabalham há muito tempo. Dois destes religiosos foram assassinados, e também um civil, e ainda há duas pessoas desaparecidas, entre elas uma senhora, esposa de uma das vítimas.”

 

Questionado se o Governo Federal será o responsável pelas investigações, afirmou que agora o principal é encontrar os corpos.

 

"Agora o que mais nos importa é encontrar os corpos, já se avançou na investigação e na prisão dos responsáveis. O caso está sendo tratado pelo Ministério Público do Estado de Chihuahua, o processo judicial, mas o que nos importa agora é encontrá-los e prender os responsáveis."

 

Eles localizam os corpos dos padres jesuítas e do guia assassinado em Chihuahua

 

A governadora de Chihuahua, Maru Campos, confirmou nesta quarta-feira a descoberta dos corpos dos padres jesuítas e do guia turístico assassinados em Cerocahui, município de Urique.

 

 

Através de uma mensagem em suas redes sociais, a notícia foi confirmada.

 

Na segunda-feira passada, as três vítimas teriam sido assassinadas por José Noriel Portillo Gil, El Chueco, que entrou na igreja perseguindo o guia turístico Pedro Eliodoro Palma Gutiérrez.

 

Os filhos de Pedro Palma, que deram várias entrevistas à mídia, comentam que aparentemente seu pai comeu com um grupo de turistas no Hotel Misión Cerocahui e foi sequestrado por um comando armado.

 

A comunidade jesuíta no México, através de um comunicado, indicou que na tarde de quarta-feira a governadora de Chihuahua, Maru Campos, entrou em contato com o padre provincial, Luis Gerardo Moro Madrid, para informá-lo sobre a descoberta dos corpos.

 

Diante disso, afirmaram que irão ao local onde os corpos estão guardados para serem identificados.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Corpos de jesuítas assassinados são encontrados no México - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV