Novo livro pode ser relevante para a teologia da libertação aprender com a teoria queer

Foto: Katie Rainbow | Unsplash

15 Junho 2022

 

“Eu acho que teólogos e eticistas fariam bem em aprender com o campo dos estudos queer que abraça a autocrítica e que não está apenas aberto, mas também ativamente em busca de novos objetivos, ambições e projetos”, escreve Barbara Anne Kozee, católica queer, doutoranda em ética teológica no Boston College, em artigo publicado por National Catholic Reporter, 11-06-2022.

 

Eis o artigo.

 

A teoria queer reivindica e celebra o erótico – o sexual, o íntimo e o sensual. Mas há formas em que teoria queer é por si mesma erotofóbica?

 

Essa questão guia o novo livro de Gila Ashtor, intitulado “Homo Psyche: On queer theory and erotophobia” (“Homo Psyche: sobre teoria queer e erotofobia”, em tradução livre). Ashtor, psicanalista e teórica crítica, relaciona teóricas de gênero como Eve Sedgwick e Judith Butler e usa a abordagem da metapsicologia para mostrar que o campo da teoria queer “permanece longe de compreender que o potencial radical da sexualidade está em seu ser entendido como ‘exógeno, intersubjetivo e intrusivo’”. Ashtor nos ajuda a ver como a erótica amplia a sexualidade e infunde o cotidiano de nossas vidas. Para católicos, Ashtor pode nos ajudar a considerar a teologia da libertação mais intimamente e relacionalmente – e por fim, mais queer.

 

Homo Psyche: On queer theory and erotophobia

 

Admito que me pergunto o que Ashtor pensaria de uma resenha do livro “Homo Psyche” aparecendo no National Catholic Reporter. Imagino que vale pelo menos uma risada, dada a ironia de a Igreja Católica ser talvez a maior propaganda de uma espécie de erotofobia flagrante que muitos cristãos e católicos gays (e heterossexuais) conscientemente combatem e resistem – não tem muita metanarrativa aqui.

 

Além disso, por mais provocante que seja reunir estudos queer e estudos católicos, há certas dissonâncias irreconciliáveis: algo que os católicos queer politicamente sentem em nossos corpos tanto quanto vemos se manifestar teoricamente. Mas espero mostrar, tanto aqui quanto em meu trabalho como teóloga católica queer, que nossa identidade católica pode se beneficiar das perguntas que os queers fazem e das abordagens que adotamos para o mundo ao nosso redor.

 

“Homo Psyche” começa com uma ampla compreensão dos estudos queer. A teoria queer faz parte do movimento em direção ao pensamento pós-estruturalista que considera o papel do poder na produção do conhecimento e que surgiu na intersecção dos estudos das mulheres e da teoria de gênero. No que diz respeito aos campos, o da teoria queer e da hermenêutica é relativamente novo: a historiadora Teresa de Lauretis é creditada por cunhar o termo em uma conferência de 1991. A teoria queer é o estudo do gênero e da sexualidade de um ponto de vista político distinto. Ela utiliza principalmente estudos lésbicos e gays, teoria racial crítica e feminismo através de uma variedade de disciplinas para criar críticas estruturais de sistemas políticos, sociais e econômicos que contribuem para a opressão.

 

 

 

O campo em torno da teoria queer também é notoriamente autocrítico: em 1994, a própria de Lauretis já rejeitava o termo, criticando seu uso como estratégia de marketing, como observa Ashtor em sua introdução.

 

A escritora Annamarie Jagose diz que queer se declara “uma categoria em processo de formação”. Para usar as palavras de Ashtor, “orgulhosamente [insiste] na instabilidade de seus próprios objetivos e projetos”. Jagose define queer como “aqueles gestos ou modelos analíticos que dramatizam incoerências nas relações supostamente estáveis entre sexo cromossômico, gênero e desejo sexual”. A teoria queer se posiciona contra, segundo o teórico David Halperin, “o normativo, o legítimo, o dominante”. O filósofo alemão Max Horkheimer insiste que uma hermenêutica queer é “suspeita das próprias categorias de melhor, útil, apropriado, produtivo e valioso”.

 

Dessa forma, os teóricos queer repelem binarismos e normatividades, confortáveis e até atraídos pelo desconhecido, desinteressados por programas de reforma e seduzidos pelo disruptivo e provocativo. Pergunte a um teórico queer se o copo está meio vazio ou meio cheio e a resposta é: “O copo está quebrado”.

 

Em última análise, a teoria queer é definida por sua falta de definição e é bem conhecida por leituras difíceis e inebriantes. Para alguns, essas tendências podem ser bastante frustrantes. No entanto, a teoria queer está, em última análise, enraizada na experiência queer lutando contra as estruturas sociais, e esses escritos podem ser verdadeiramente imaginativos e espirituais.

 

Se os teóricos queer são propensos à ruptura, provocação e autocrítica, Ashtor certamente é tudo isso. A principal preocupação de “Homo Psyche” é a forma como o campo dos estudos queer foi dividido entre aqueles que afirmam um método psicanalítico e aqueles que rejeitam a psicanálise. Que o campo tenha uma aversão distinta ao uso da psicologia tradicional não é surpreendente, dado que a estranheza se originou nele como uma espécie de desordem. Mas Ashtor mostra como a metapsicologia tem o potencial de expandir nossa compreensão da sexualidade de uma maneira que pode ser útil para o campo, cuja psique tendeu ao erotofóbico da mesma forma que a sexualidade foi conceituada de maneira restrita, mesmo por aqueles com intenções mais erotofílicas.

 

 

 

Ashtor define a erotofobia como “a negação da sexualidade ‘ampliada’ que leva e reforça a crença na autogeração psíquica”. Isso é muito para descompactar; o campo da teoria queer não é nada se não denso. A metapsicologia está preocupada com nossas metanarrativas inconscientes. Portanto, Ashtor visa considerar as maneiras pelas quais alguns dos teóricos mais influentes com teorias complexas, convincentes e provocativas ainda podem ser considerados para escrever dentro de um paradigma que considera a sexualidade como um fenômeno individual e não algo impulsionado externamente e por uma variedade de assuntos ao nosso redor – a sexualidade ampliada de Ashtor. Certamente, todo autor que Ashtor trata concordaria que a sexualidade queer é erotofílica no sentido que Ashtor quer dizer, mas suas intenções se sustentam em seus escritos? Ashtor pretende descobrir.

 

Ashtor realiza seis “testes” de seu método em vários conceitos teóricos seminais no campo dos estudos queer com resultados convincentes. Ela tenta tratar cada autor com autenticidade, respeitando a amplitude de seu trabalho, observando que “enquanto cada capítulo se esforça para descobrir os efeitos erotofóbicos mesmo das intenções mais erotofílicas, meu interesse é principalmente abordar e desmantelar os conceitos que são populares e prevalecente no campo, de modo a criar oportunidades para a inovação teórica”. O seu é um texto desconstrutivo com o objetivo de iluminar áreas para reconstrução futura.

 

 

 

Homo Psyche” pode ser melhor visto como um recurso para entender algumas das críticas que os teóricos queer de segunda geração estão fazendo, por infidelidade fiel, contra os pesos pesados da primeira geração (lembre-se de quão jovem é o campo). Cada capítulo é uma crítica a um importante conceito teórico que definiu o campo até agora, e eles se reúnem como uma crítica multifacetada em todo o campo.

 

Se você é novo na teoria queer, os capítulos podem exigir um pouco de atenção ao longo do caminho; mesmo eu como estudante de pós-graduação em teologia e ética queer, no que mais me ative foi durante a conversa sobre limites do Capítulo 3, quando Ashtor trata de abuso sexual e violações de limites dentro da teoria queer. Talvez um viés devido ao meu amor pela escrita de Sedgwick, fiquei especialmente encantada com a discussão do Capítulo 1 de Ashtor sobre as maneiras pelas quais perder uma psique erotofóbica permitiria que nossa hermenêutica queer se tornasse mais eficaz por meio de uma expansão de nossa compreensão do assunto.

 

Em última análise, fiquei querendo uma conclusão de Ashtor e uma discussão mais concreta sobre que tipos de inovações e novas interpretações podemos esperar se pudermos “acordar” para a metanarrativa da erotofobia que percorre o campo dos estudos queer.

 

O que os católicos podem tirar desse provocativo estudo do erótico? Acho que o “Homo Psyche” é relevante especificamente para nossa comunidade por alguns motivos. Em primeiro lugar, permite-nos questionar o papel do erótico no projeto de enquadramentos libertadores da teologia e da ética. Para serem distintamente queer, os teólogos interessados na libertação devem questionar as metanarrativas que percorrem nossos próprios campos e se elas podem ser ampliadas para serem queer inclusivas e, ouso dizer, eróticas. Acho que isso pareceria uma abordagem mais complicada e interdisciplinar de gênero e sexualidade e conceitos complexos como atração e desejo. Fiz uma tentativa de como seria uma interpretação erótica da teologia eucarística (artigo em inglês, disponível neste link). 

 

Em segundo lugar, o “Homo Psyche é uma intervenção de campo crítica que toma os principais atores como sujeitos dignos de crítica. Eu acho que teólogos e eticistas fariam bem em aprender com o campo dos estudos queer que abraça a autocrítica e que não está apenas aberto, mas também ativamente na busca de novos objetivos, ambições e projetos.

 

Sedgwick privilegiou a “intuição obstinada”; como uma jovem escritora, ela sempre se enamorou das “pontas soltas e cruzamentos de identidade” em vez de lugares onde tudo poderia ser perfeitamente alinhado. Eticistas e teólogos queer certamente existem nessa interseção de provocação, e o “Homo Psyche” é um maravilhoso recurso de intervenção que incentiva a exploração adicional das pontas soltas e cruzadas de Sedgwick, das quais a teologia da libertação pode se beneficiar.

 

Leia mais