As cinco chaves da nova Constituição Apostólica

Parte da ilustração da capa de "Praedicate Evangelium". (Foto: Reprodução Religión Digital)

06 Junho 2022

 

 

 

 

 

 

 

A reportagem é de Hernán Reyes Alcaide, publicada por Religión Digital, 04-06-2022.

 

Definida pelas fontes vaticanas como "um ponto de partida" para a reforma estrutural da Cúria Romana e não um "ponto de partida", a tão esperada Constituição Apostólica "Praedicate Evangelium" finalmente entrará em vigor neste domingo, 5 de junho, após sua promulgação de 19 de março. Além de alguns detalhes não tão detalhados (como o fato de que, no momento, a única versão oficial está em italiano, sem tradução disponível nos sites do Vaticano), o texto parece ter sido concebido para se fazer a pé, como diria o poeta, e em última análise o seu sucesso dependerá muito do espírito, dos nomes e da atitude com que é posto em prática.

 

Foto: Reprodução Religión Digital

 

Parte dessa hermenêutica sobre a nova Constituição foi levantada pelo Cardeal Óscar Rodríguez Maradiaga à Religión Digital há poucos dias: “A reforma não é a Constituição Apostólica, que é apenas uma parte; na verdade, começou quando o Papa disse que queria mora em Santa Marta." O que o cardeal apontou que foi central na redação da nova Carta Magna? A Constituição por si só é apenas um compêndio de disposições, o que importa é como seus regulamentos serão resolvidos e interpretados. Para resumir: canonicamente, o trabalho está feito; agora é necessário dar-lhe um sentido pastoral.

 

Nesse marco, uma leitura da nova Constituição em comparação com sua antecessora, a Pastor Bonus de 1988, abre pelo menos cinco questões sobre eixos que podem ser fundamentais para avaliar o destino de sua implementação ou que oferecem traços do tipo de Cúria que o pontífice e seu conselho de conselheiros tinham em mente ao dar forma e corpo ao novo texto.

 

O Secretário de Estado: um "primeiro-ministro" ou um organizador de agendas?

 

Um dos eixos da nova Constituição passa pelo papel atribuído ao Secretário de Estado, um dos dois organismos (o outro é a Economia) que aparece denominado como secretariado e não como dicastério. O que a priori poderia parecer então como uma ratificação de um papel de "primus inter pares" imediatamente entra em dúvida ao ver que no primeiro artigo que lhe é dedicado (44) é descrito como "secretariado papal".

 

O que significa esse papel? O que você quer dizer quando afirma que sua missão é “ajudar de perto” o Papa em sua missão?

 

À primeira vista, parece que a mesma interpretação que cabe ao texto de toda a nova Carta Magna poderia ser aplicada à posição que Pietro Parolin ocupa hoje: vai depender muito da dinâmica que se estabelecer entre a Secretaria de Estado e o Papa e o cunho pessoal que quem ocupa a propriedade do Palácio Apostólico procura imprimi-lo.

 

Será mais como um ministro coordenador, ao estilo das democracias ocidentais? Será apenas uma correia de transmissão entre o Bispo de Roma e seus Dicastérios?

 

Como Tagle e Fisichella coexistirão?

 

Uma das novidades que ninguém poderia prever foi a decisão de que o novo megadicastério (que poderia até dar nome à Constituição) dedicado à Evangelização passaria a ser presidido diretamente pelo Papa. Esse fato, além de estar ligado às questões levantadas acima (será que o Secretário de Estado atuará então como ministro coordenador em um Gabinete em que o próprio Papa chefia um ministério?) representa uma novidade histórica com apenas um antecedente distante, a decisão em 2017 do pontífice de que a então nova seção dedicada à migração criada no âmbito do também inédito Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral se reporta diretamente a ele.

 

Mas a decisão de que o Papa atue como prefeito do novo Dicastério que agora incorpora Pregar o Evangelho é muito mais complexa em nível quantitativo e qualitativo. A decisão se tornará oficial a ponto de equiparar o novo cargo com os demais títulos do Sumo Pontífice, como o de Bispo de Roma?

 

A unificação em um único Dicastério dirigido diretamente pelo Papa da antiga e estruturada congregação da Propaganda Fide e do muito jovem Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização indica a prioridade dada à evangelização expressa no documento já do título. O fato de o Papa se colocar à frente da Evangelização, além de evidenciar um diagnóstico preciso da importância que exige uma "Igreja em saída", também mostra que a estrutura do novo megaministério terá dois "número dois": será o italiano Rino Fisichella e o filipino Luis Tagle?

 

As duas seções que coexistirão sob o comando do Papa são dedicadas "à primeira evangelização e às novas Igrejas particulares", que tratarão "as questões fundamentais da evangelização no mundo".

 

Encarregado do bem-sucedido Jubileu de 2016, confirmado para 2025, que Fisichella não será criado cardeal em 27 de agosto surpreendeu mais de um dentro do Vaticano, ainda mais se, ao que parece, ele será um dos dois “pró-prefeitos" do Dicastério que o Papa vai comandar.

 

No caso de Tagle, talvez considerado papável muito cedo, o desconhecido é ver como ele receberá o fato de não ter estado à frente do Dicastério. Dessa relação entre o "número dois" do Papa, hoje Fisichella e Tagle, pode-se ler outra das chaves da nova Constituição.

 

Krajewski, chave no território

 

Se com os novos cardeais que serão criados em 27 de agosto parece ter prevalecido a intenção pontifícia de marcar a presença no território das Igrejas locais, o mesmo se pode dizer do alcance que a nova Constituição concede ao trabalho no campo: assim se entende a elevação a “ministério” da atual Elemosinería, que se tornará o Dicastério para o Serviço da Caridade.

 

Com um papel preponderante, a nova organização "é uma expressão especial de misericórdia e, com base na opção pelos pobres, vulneráveis e excluídos, exerce assistência e ajuda a eles em qualquer parte do mundo em nome do Romano Pontífice, que em casos de particular indigência ou outra necessidade, providencia pessoalmente a ajuda a ser atribuída".

 

Não menos importante é o fato de que, com o novo Dicastério, a palavra “serviço” aparece pela segunda vez no nome de um dos “Ministérios”. O Papa elogiou Krajewski em público e em particular várias vezes, precisamente pelo fato de se misturar com os pobres e necessitados para levar a ajuda do pontífice onde ela é necessária. Inclusive, como aconteceu recentemente, dirigindo as ambulâncias doadas pelo próprio Francisco.

 

A elevação a Dicastério do trabalho que Krajewski vem realizando nestes anos marca assim a importância que o Papa atribui à presença no terreno, ao fato de tocar as necessidades do povo e, portanto, poder ajudá-los. O papel de um Krajewski claramente empoderado aparece, então, como outra das grandes chaves para a nova Constituição.

 

A Doutrina da Fé será um espartilho para a Comissão de Tutela de Menores?

 

Em termos de organograma, uma das mudanças mais notórias é a incorporação no novo Dicastério para a Doutrina da Fé da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, que em sua nova função, diz o texto da Carta Magna, “deve aconselhar e consultar o Romano Pontífice e propor as iniciativas mais oportunas para a salvaguarda dos menores e das pessoas vulneráveis”.

 

Transformada em um dos faróis midiáticos do pontificado, a questão é se a Comissão conseguirá preservar sua independência e até que ponto poderá se manejar livremente dentro da esfera formal da Cúria, em sintonia direta com os responsáveis de aplicação da Justiça para casos de abuso.

 

Assim que a nova Constituição viu a luz, o Cardeal Seán P. O'Malley, de Boston, presidente da comissão e membro do Conselho de Cardeais que redigiu a Carta Magna, indicou que vincular mais estreitamente a comissão e o Dicastério "guardou à proteção dos menores uma parte fundamental da estrutura do governo central da Igreja" e "levaria a uma cultura de salvaguarda mais forte em toda a Cúria e em toda a Igreja".

 

Um claro aval ao novo organograma, embora as preocupações tenham sido mesmo motivo para a intervenção do Papa, que, dias depois da promulgação de Praedicate Evangelium, recebeu os membros da Comissão e lhes disse que “alguém poderia pensar que esta poderia colocar sua liberdade em risco de pensamento e ação ou até mesmo minimizar o problema em questão".

 

“Essa não é minha intenção nem minha expectativa. E lhe convido a estar vigilante para que isso não aconteça”, disse o Papa. Tudo parece indicar, então, que a Comissão poderá manter sua autonomia e continuará com o importante serviço que, desde sua criação por decisão do Papa no início de seu pontificado, presta para erradicar o mal da Igreja abusos.

 

Não será mais uma “comissão satélite, circulando, mas desconectada do organograma”, mas o novo organograma é uma oportunidade para continuar a fornecer “uma visão proativa e prospectiva das melhores práticas e procedimentos que pode ser implementado em toda a igreja” e “propor melhores maneiras para a igreja proteger menores e pessoas vulneráveis e ajudar os sobreviventes a se curarem, reconhecendo que a justiça e a prevenção são complementares”.

 

O Papa os encorajou e sugeriu que esta tarefa, no entanto, exigirá uma estreita colaboração com o dicastério doutrinal e todos os outros dicastérios da Cúria Romana, não só em benefício da comissão, mas também para que "o seu trabalho possa enriquecer, por sua vez, o da Cúria e das igrejas locais".

 

Importância dos leigos e limites claros ao carreirismo

 

Além das novas mudanças no organograma que podem influenciar o governo pastoral, a nova Constituição pretende fornecer as ferramentas normativas para uma renovação conceitual em duas questões fundamentais: o papel dos leigos e um freio ao chamado "carreirismo".

 

Assim, a nova Carta Magna estabelece que para os clérigos e religiosos que servem na Cúria Romana o mandato é de cinco anos, podendo ser renovado por um segundo período de cinco anos, findo o qual regressam às suas dioceses e comunidades de referência.

 

A constituição diz: “Em regra geral, após cinco anos, os funcionários clericais e os membros dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica que tenham servido em Instituições e Ofícios Curiais retornam à pastoral em sua diocese/paróquia, ou nos Institutos ou Sociedades a que pertençam. Se os Superiores da Cúria Romana o julgarem oportuno, o serviço pode ser prorrogado por mais cinco anos.”

 

Assim, busca-se reduzir a presença massiva de cardeais e bispos em Roma sem funções de governo, o que não apenas enfraquece suas dioceses de origem, mas também ajuda a criar a imagem da Cúria como fonte constante de fofocas.

 

Atrelada a esse freio ao carreirismo, a Constituição acaba por dar um marco legal à renovada presença dos leigos no Governo da Cúria. É verdade que a presença de Paolo Rufini à frente do Departamento de Comunicação já é um fato, mas o texto que entrará em vigor no domingo dá um enquadramento e respaldo jurídico à decisão.

 

Francisco recorda no Preâmbulo que "o Papa, os bispos e os outros ministros ordenados não são os únicos evangelizadores na Igreja... em Cristo Jesus".

 

Daí deriva a participação de leigos e leigas nas funções de governo e responsabilidade. Se "qualquer fiel" pode presidir a um dicastério ou a um órgão da Cúria, "dada a sua particular competência, poder de governo e função deste último", isso inclui também os não religiosos.

 

A nova Constituição, que será fortalecida à medida que for sendo colocada em prática e os lugares em seus organogramas forem preenchidos com nomes, busca, em última análise, fornecer as ferramentas para que as limitações canônico-legais não sejam mais uma desculpa para colocar em prática uma Igreja extrovertida, de serviço e missionária como a que Francisco tinha em mente antes mesmo de sua entronização.

 

Foi o próprio Bergoglio quem, num livro recente, reconheceu a "longevidade" das ideias orientadoras da nova Carta Magna: "Antes de mudar de diocese, participar nas Congregações Gerais anteriores ao último Conclave, entre muitas outras recomendações, o novo Papa foi fortemente solicitado a empreender uma nova reforma da Cúria. Era visto como algo urgente e necessário. Essa reforma vem daí.”

 

Leia mais