Alegria do Regional Norte1 pela nomeação de Dom Leonardo, “o nosso cardeal da Amazônia”

Mais Lidos

  • Somos todos aspirantes a cristãos. Entrevista com Paolo Ricca

    LER MAIS
  • “O mundo da educação foi sobrecarregado e perturbado pelo surgimento do ChatGPT”. Discurso do cardeal José Tolentino de Mendonça

    LER MAIS
  • O “Filioque” e a história. Artigo de Flávio Lazzarin

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

30 Mai 2022

 

Com “imensa alegria por ter sido escolhido para integrar o Colégio dos Cardeais” tem recebido o Regional Norte1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) a notícia conhecida na conclusão do Regina Coeli da Festa da Solenidade da Ascensão do Senhor, onde o Papa Francisco revelou os nomes de 21 novos cardeais, 16 deles eleitores. Um dos novos purpurados é Dom Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus.

 

A reportagem é de Luis Miguel Modino.

 

Dom Edson Tasquetto Damian, Presidente do Regional Norte1 diz agradecer “de coração ao querido Papa Francisco que, através desse gesto, reconhece seus relevantes serviços prestados a nossa Igreja”, citando os diferentes serviços prestados por Dom Leonardo em seu ministério episcopal.

 

A felicidade e gratidão do Regional é porque “é também o nosso cardeal da Amazônia, nosso porta voz e colaborador direto junto ao Papa Francisco”. Diante da nova missão de Dom Leonardo, o Presidente do Regional Norte1 suplica “ao Espírito Santo que derrame sobre você a abundância dos seus dons para que prossiga sua missão com generosidade e alegria, sempre fiel ao Evangelho e a serviço dos pobres. E nos ajude a concretizar os sonhos do Papa Francisco em nossa Querida Amazônia”.

 

Dom Edson também vê na confiança do Papa Francisco com a nomeação, “o apoio para prosseguir com coragem e generosidade os compromissos que assumimos através da mensagem ao Povo Brasileiro na recente celebração da 59ª Assembleia Geral da CNBB”, citando um parágrafo da mensagem, onde relata o gravíssimo quadro atual que o Brasil está vivenciando, denunciando o sofrimento do povo e da casa comum.

 

Finalmente, o Presidente do Regional Norte1, lhe faz ver a Dom Leonardo, que pode contar “sempre com nosso apoio solidário, nossa estima fraterna e nossas orações”, pedindo a intercessão de Nossa Senhora da Amazônia para que “o guarde sempre firme, fiel e feliz na sua missão”.

 

_________________________

Íntegra da mensagem de Dom Edson Damian

 

Caríssimo Dom Leonardo Ulrich Steiner
Arcebispo Metropolitano de Manaus
Paz e Bem

 

Em nome do Regional Norte1 da CNBB, expresso nossa imensa alegria por ter sido escolhido para integrar o Colégio dos Cardeais. Agradeço de coração ao querido Papa Francisco que, através desse gesto, reconhece seus relevantes serviços prestados a nossa Igreja.


Como digno sucessor de Dom Pedro Casaldáliga, na Prelazia de São Felix do Araguaia, como competente Secretário Geral da CNBB durante dois mandatos consecutivos, de 2011 a 2019, como Bispo Auxiliar de Brasília, e atualmente como Arcebispo Metropolitano de Manaus.


Estamos imensamente felizes e agradecidos, porque agora, você é também o nosso cardeal da Amazônia, nosso porta voz e colaborador direto junto ao Papa Francisco. Suplico ao Espírito Santo que derrame sobre você a abundância dos seus dons para que prossiga sua missão com generosidade e alegria, sempre fiel ao Evangelho e a serviço dos pobres. E nos ajude a concretizar os sonhos do Papa Francisco em nossa Querida Amazônia.

 

Dom Leonardo, a confiança que o Papa Francisco deposita em você, expressa também o apoio para prosseguir com coragem e generosidade os compromissos que assumimos através da mensagem ao Povo Brasileiro na recente celebração da 59ª Assembleia Geral da CNBB: “O quadro atual é gravíssimo. O Brasil não vai bem! A fome e a insegurança alimentar são um escândalo para o País, segundo maior exportador de alimentos no mundo, já castigado pela alta taxa de desemprego e informalidade.


Assistimos estarrecidos, mas não inertes, os criminosos descuidos com a Terra, nossa casa comum. Num sistema voraz de ‘exploração e degradação’ notam-se a dilapidação dos ecossistemas, o desrespeito com os direitos dos povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, a perseguição e criminalização de líderes socioambientais, a precarização das ações de combate aos crimes contra o meio ambiente e projetos parlamentares desastrosos contra a casa comum”.

 

Dom Leonardo, conte sempre com nosso apoio solidário, nossa estima fraterna e nossas orações. Nossa Senhora da Amazônia o cubra com seu manto e o guarde sempre firme, fiel e feliz na sua missão.


Dom Edson Tasquetto Damian
Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira
Presidente do Regional Norte1 da CNBB

 

Leia mais

 

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Alegria do Regional Norte1 pela nomeação de Dom Leonardo, “o nosso cardeal da Amazônia” - Instituto Humanitas Unisinos - IHU