Mudança climática aumenta a taxa de mortalidade de árvores tropicais

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

23 Mai 2022

 

Árvores da floresta tropical podem estar morrendo mais rápido desde a década de 1980 por causa das mudanças climáticas.

 

A reportagem é der University of Oxford, publicada por EcoDebate, 20-05-2022. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

 

As árvores tropicais nas florestas tropicais da Austrália estão morrendo no dobro da taxa anterior desde a década de 1980, aparentemente por causa dos impactos climáticos, de acordo com as descobertas de um estudo internacional de longo prazo publicado na Nature hoje.

 

Esta pesquisa descobriu que as taxas de mortalidade de árvores tropicais dobraram nos últimos 35 anos, à medida que o aquecimento global aumenta o poder de secagem da atmosfera.

 

A deterioração dessas florestas reduz a biomassa e o armazenamento de carbono, tornando cada vez mais difícil manter as temperaturas de pico globais bem abaixo da meta de 2°C, conforme exigido pelo Acordo de Paris. O estudo de hoje, liderado por pesquisadores do Smithsonian Environmental Research Center e da Oxford University, e do French National Research Institute for Sustainable Development (IRD), usou registros de dados exclusivamente longos de todas as florestas tropicais da Austrália.

 

Ele descobre que as taxas médias de mortalidade de árvores nessas florestas dobraram nas últimas quatro décadas. Os pesquisadores descobriram que as árvores vivem cerca de metade do tempo, o que é um padrão consistente entre espécies e locais em toda a região. E os impactos podem ser vistos já na década de 1980, de acordo com a equipe.

 

David Bauman, ecologista de florestas tropicais do Smithsonian, Oxford e IRD, e principal autor do estudo, afirma: “Foi um choque detectar um aumento tão acentuado na mortalidade de árvores, sem falar em uma tendência consistente em toda a diversidade de espécies e locais Nós estudamos. Uma duplicação sustentada do risco de mortalidade implicaria que o carbono armazenado nas árvores retorna duas vezes mais rápido para a atmosfera.’

 

O Dr. Sean McMahon, cientista de pesquisa sênior do Smithsonian e autor sênior do estudo, aponta: “Muitas décadas de dados são necessárias para detectar mudanças de longo prazo em organismos de vida longa, e o sinal de uma mudança pode ser superado pelo ruído de muitos processos.’

 

Os Drs. Bauman e McMahon enfatizam: “Um resultado notável deste estudo é que, não apenas detectamos um aumento na mortalidade, mas esse aumento parece ter começado na década de 1980, indicando que os sistemas naturais da Terra podem estar respondendo às mudanças climáticas por décadas.’

 

O professor de Oxford Yadvinder Malhi, co-autor do estudo, aponta: “ Nos últimos anos, os efeitos das mudanças climáticas nos corais da Grande Barreira de Corais tornaram-se bem conhecidos.

 

“Nosso trabalho mostra que, se você olhar para a costa a partir do recife, as famosas florestas tropicais da Austrália também estão mudando rapidamente. Além disso, o provável fator determinante que identificamos, o crescente poder de secagem da atmosfera causado pelo aquecimento global, sugere que aumentos semelhantes nas taxas de mortalidade de árvores podem estar ocorrendo nas florestas tropicais do mundo. Se for esse o caso, as florestas tropicais podem em breve se tornar fontes de carbono, e o desafio de limitar o aquecimento global bem abaixo de 2°C se torna mais urgente e mais difícil.’

 

Susan Laurance, professora de Ecologia Tropical na James Cook University, acrescenta: “Conjuntos de dados de longo prazo como este são muito raros e muito importantes para estudar as mudanças nas florestas em resposta às mudanças climáticas. Isso ocorre porque as árvores da floresta tropical podem ter uma vida tão longa e também que a morte das árvores nem sempre é imediata.’

 

Estudos recentes na Amazônia também sugeriram que as taxas de mortalidade de árvores tropicais estão aumentando, enfraquecendo assim o sumidouro de carbono. Mas o motivo não é claro.

 

As florestas tropicais intactas são grandes depósitos de carbono e até agora têm sido ‘sumidouros de carbono’, atuando como freios moderados na taxa de mudança climática, absorvendo cerca de 12% das emissões de dióxido de carbono causadas pelo homem.

 

Examinando as variações climáticas das espécies de árvores que apresentam as maiores taxas de mortalidade, a equipe sugere que o principal fator climático é o crescente poder de secagem da atmosfera. À medida que a atmosfera aquece, ela extrai mais umidade das plantas, resultando em aumento do estresse hídrico nas árvores e, finalmente, aumento do risco de morte.

 

Quando os pesquisadores analisaram os números, mostraram ainda que a perda de biomassa desse aumento de mortalidade nas últimas décadas não foi compensada pelos ganhos de biomassa do crescimento das árvores e do recrutamento de novas árvores. Isso implica que o aumento da mortalidade se traduziu em uma diminuição líquida no potencial dessas florestas para compensar as emissões de carbono.

 

O artigo foi publicado na Nature , a principal revista científica multidisciplinar do mundo. O estudo seguiu o destino de mais de 8.300 árvores ao longo de 50 anos de dados em 24 parcelas permanentes de floresta tropical úmida. O artigo pode ser encontrado aqui. A equipe de pesquisa incluiu colegas da Universidade de Oxford, Universidade James Cook (Austrália) e outras instituições (Reino Unido, França, EUA, Peru).

 

Referência

 

Bauman, D., Fortunel, C., Delhaye, G. et al. Tropical tree mortality has increased with rising atmospheric water stress. Nature (2022). Disponível aqui.

 

Leia mais

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mudança climática aumenta a taxa de mortalidade de árvores tropicais - Instituto Humanitas Unisinos - IHU