A ciência que todos precisam saber sobre as mudanças climáticas em 6 gráficos

Foto: Pixabay

05 Novembro 2021


"Várias linhas de evidências científicas apontam para o aumento de gases de efeito estufa no último século e meio como um fator de mudança climática de longo prazo em todo o mundo".

 

O artigo é de Betsy Weatherhead, cientista da University of Colorado Boulder, publicado por The Conversation e reproduzido por EcoDebate, 02-11-2021. A tradução e a edição são de Henrique Cortez

 

Eis o artigo. 

 

Com a conferência do clima das Nações Unidas na Escócia voltando os holofotes para as políticas de mudança climática e o impacto do aquecimento global, é útil entender que a ciência mostra.

 

Sou um cientista atmosférico que estuda em ciências e avaliações do clima global durante a maior parte da minha carreira. Aqui estão seis coisas que você deve saber, em gráficos.

 

O que está causando a mudança climática

 

O foco principal das derivadas é o dióxido de carbono, um gás de efeito estufa que é liberado quando os fósseis – carvão, petróleo e gás natural – são queimados, bem como por incêndios florestais, mudanças no uso da terra e fontes naturais.

 

A Revolução Industrial do final dos anos 1800 deu início a um enorme aumento na queima de fósseis fósseis. Ele alimentou residências, indústrias e abriram o planeta para viajar. Nesse mesmo século, cientistas identificaram o potencial do dióxido de carbono para aumentar as categorias globais , que na época era considerado um possível benefício para o planeta. Medições sistemáticas dispostas em origem de 1900 e aumento constante no dióxido de carbono, com a maioria diretamente rastreável à combustão de fósseis fósseis.

 

Quanto a concentração de CO2 aumentou a cada ano

 

Quando as atividades humanas liberam mais dióxido de carbono do que a natureza pode remover, a concentração de CO2 na atmosfera aumenta. Em 2020, apesar das menores emissões durante a pandemia, a concentração ainda aumentou 2,4 partes por milhão. O gráfico mostra o quanto a concentração aumentou a cada ano nas últimas seis décadas.

 

 

Uma vez na atmosfera, o dióxido de carbono tende a permanecer lá por muito tempo. Uma parte do dióxido de carbono liberado pelas atividades humanas é absorvida pelas plantas e parte é absorvida diretamente no oceano, mas cerca de metade de todo o dióxido de carbono emitido pelas atividades humanas hoje surgidas na atmosfera – e provavelmente permanecerá lá por anos , influenciando o clima globalmente.

 

Durante o primeiro ano da pandemia em 2020 , quando menos pessoas baseiam e algumas indústrias pararam, como tomada de dióxido de carbono dos combustíveis caíram cerca de 6%. Mas isso não impediu o aumento da concentração de dióxido de carbono porque a quantidade liberada na atmosfera pelas atividades humanas excedeu em muito o que a natureza poderia absorver.

 

Se uma civilização parasse com suas atividades emissoras de dióxido de carbono hoje, ainda levaria muitas vezes de anos para que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera caísse o suficiente para trazer o ciclo de carbono do planeta de volta ao equilíbrio devido à longa vida do dióxido de carbono na atmosfera.

 

Quanto tempo o CO2 permanece na atmosfera?

 

Se as pessoas parassem completamente de queimar combustíveis fósseis em 2021, os modelos estimam que a concentração de CO2 atmosférico diminuiria lentamente, levando mais de um século para retornar aos níveis dos anos 1980. Esperar 20 anos para interromper todas as emissões levaria muito mais tempo, como mostra a linha tracejada.

 

 

Como sabemos que os gases de efeito estufa podem mudar o clima

 

Várias linhas de evidências científicas apontam para o aumento de gases de efeito estufa no último século e meio como um fator de mudança climática de longo prazo em todo o mundo.

 

Por exemplo:

 Quando os níveis de dióxido de carbono eram altos no passado, as evidências mostram que as temperaturas também estavam altas. Baseado em Salawitch et al., 2017, atualizado com dados até o final de 2020, CC BY

 

As temperaturas estão subindo em todos os continentes

 

O aumento das preços é evidente em registros de todos os continentes e sobre os oceanos.

 

As temperaturas não estão subindo na mesma taxa em todos os lugares, no entanto. Uma variedade de fatores afetam as locais locais, incluindo o uso da terra que influencia a quantidade de energia solar absorvida ou refletida, fontes de calor locais como ilhas de calor urbanas e tipos.

 

O Ártico, por exemplo, está aquecendo cerca de três vezes mais rápido do que a média global, em parte porque, à medida que o planeta se aquece, a neve e o derretimento do gelo tornam a superfície mais propensa a absorvente, em vez de refletir , a radiação solar. Como resultado, uma cobertura de neve e o gelo marinho diminuem ainda mais rapidamente.

 

Como as temperaturas aumentaram ao longo do tempo em todo o mundo

 

Todos os continentes se aqueceram no século passado, embora não no mesmo ritmo. As linhas mostram a diferença entre a temperatura média anual de cada continente e a média de 1910-2000. Os oceanos também estão aquecendo, mas não tão rapidamente.

 

 

O que a mudança climática está fazendo ao planeta

 

O sistema climático da Terra é interconectado e complexo, e mesmo pequenas mudanças de temperatura podem ter grandes impactos – por exemplo, com cobertura de neve e níveis do mar.

 

Mudanças já estão acontecendo. Estudos mostram que o aumento das temperaturas já está afetando a proteção, geleiras, padrões climáticos, atividade de ciclones globais e tempestades severas. Vários estudos mostram que os aumentos na frequência , severidade e duração das ondas de calor, por exemplo, afetam os ecossistemas, a vida humana , o comércio e a agricultura.

 

Os registros históricos do nível da água do oceano aumentos consistentes nos últimos 150 anos, conforme o gelo da geleira derrete e o aumento das temperaturas expande a água do oceano, com alguns desvios locais devido ao afundamento ou aumento da terra.

 

O nível do mar subiu nas cidades costeiras de todo o mundo

 

O derretimento das geleiras e a expansão térmica da água do oceano estão fazendo com que o nível do mar suba. O aumento e o declínio das massas de terra locais também podem afetar o nível aparente do mar.

 

Embora os eventos extremos muitas vezes se devam todos os conjuntos de causas, alguns são agravados pelas mudanças climáticas. Assim como as inundações, as costeiras podem ser agravadas pelo aumento do nível dos oceanos, as ondas de calor são mais prejudiciais com as temperaturas basais mais altas.

 

Os cientistas do clima trabalham arduamente para estimar as mudanças futuras como resultado do aumento do dióxido de carbono e outras mudanças esperadas, como uma população mundial. É claro que as temperaturas vão aumentar e vai mudar. A magnitude exata da mudança depende de muitos fatores de interação.

 

Temperatura e precipitação em um mundo em mudanças

 

 

 

Algumas razões de esperança

 

De forma esperançosa, a pesquisa científica está melhorando nossa compreensão do clima e do complexo sistema terrestre, identificando como áreas mais vulneráveis ​​e orientando os esforços para reduzir os impulsionadores das mudanças climáticas. Trabalhar com energia renovável e fontes alternativas de energia, bem como maneiras de capturar carbono das indústrias ou do ar, está produzindo mais opções para uma sociedade mais bem preparada.

 

Ao mesmo tempo, as pessoas estão aprendendo como podem reduzir seu próprio impacto, com a compreensão crescente de que um esforço coordenado globalmente é necessário para ter um impacto significativo. Os veículos elétricos, assim como a energia solar e eólica, estão crescendo a taxas antes impensáveis. Mais pessoas estão demonstrando vontade de adotar novas estratégias para usar a energia da forma mais eficiente, consumir de forma mais sustentável e escolher energias renováveis.

 

Os cientistas reconhecem cada vez mais que abandonar os fósseis fósseis tem benefícios adicionais, incluindo uma melhoria da qualidade do ar para a saúde humana e os ecossistemas.

 

Leia mais