• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Se Deus não é teísta. Artigo de Enrico Peyretti

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS
  • O Dia dos Mortos do México celebra a vida em “outra dimensão”

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

29 Setembro 2021

 

“Há uma religião que vê Deus no poder. Em vez disso, Jesus indica a sua vinda, o seu reino, na pequena semente, no fermento, no silêncio vivo do coração.”

O comentário é de Enrico Peyretti, teólogo, ativista italiano, padre casado e ex-presidente da Federação Universitária Católica Italiana (Fuci), publicado em Chiesa di Tutti, Chiesa dei Poveri, 28-09-2021. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

 

Eis o texto.

 

Salmo 29 (28): Um hino à onipotência de Deus [trad. Bíblia Pastoral]

1 Salmo. De Davi.

Filhos de Deus, aclamem ao Senhor, aclamem a glória e o poder do Senhor.

2 Aclamem a glória do nome do Senhor, adorem ao Senhor no seu átrio sagrado!

3 A voz do Senhor sobre as águas, o Deus da glória troveja, o Senhor sobre as águas torrenciais.

4 A voz do Senhor com poder, a voz do Senhor no esplendor!

5 A voz do Senhor despedaça os cedros, o Senhor despedaça os cedros do Líbano,

6 faz o Líbano pular como bezerro e o Sarion como cria de búfalo.

7 A voz do Senhor lança chispas de fogo,

8 a voz do Senhor sacode o deserto, o Senhor sacode o deserto de Cades!

9 A voz do Senhor retorce os carvalhos e descasca as florestas. E no seu Templo, um só grito: “Glória!”

10 O Senhor se assenta sobre o dilúvio. O Senhor assentou-se. É rei para sempre!

11 O Senhor fortifica o seu povo, o Senhor abençoa seu povo com paz.

Esse salmo talvez seja o mais antigo. Ele retoma imagens e uma linguagem de cantos paralelos de Canaã: Deus é poder e glória, a sua voz subverte as águas, despedaça os cedros, atiça o fogo, faz a estepe tremer, faz até os carvalhos se retorcerem, porém – eis a nova compreensão da fé de Israel – senta-se acima de todos esses fenômenos, nos quais não se descarrega, e o seu verdadeiro maior poder é dar força ao seu povo amado, é abençoá-lo na paz.

Ou seja, Deus não é uma força cósmica que se identifica com o mundo e as suas potências: hoje há teólogos do pós-teísmo que, para libertar Deus de imagens míticas como essas, projeções da nossa vontade de poder, reduzem-no a energia, sem as qualidades de uma pessoa consciente e amorosa.

Deus, por outro lado, é espírito vivo, é um coração e uma vontade de amor pelo povo que escolheu para que conte aos outros esse novo conhecimento de Deus. De fato, o profeta Elias, um por todos, aprenderá e proclamará que Deus não está no terremoto, não está no fogo, mas no “murmúrio de um vento leve” (outras traduções dizem: “em uma voz de silêncio sutil”). Está no silêncio, na solidão, na perseguição.

O profeta Elias é transformado, convertido, de guerreiro a pacificado. Agora, poderá falar de Deus, em voz baixa, não invocando o fogo do céu, que profana o mistério de Deus.

Na passagem de 1Reis 19, Elias muda o modo de pensar sobre Deus.

 

1Reis 19 [trad. Bíblia Pastoral]

1 Acab contou a Jezabel o que Elias tinha feito e como tinha matado a fio de espada todos os profetas. 2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, com este recado: “Que os deuses me castiguem se amanhã, a esta hora, eu não tiver feito com você o mesmo que você fez com os profetas”. 3 Elias ficou com medo, levantou-se e partiu para se salvar. Chegou a Bersabeia, em Judá, e aí deixou o seu servo. 4 E continuou a caminhar mais um dia pelo deserto. Por fim, sentou-se debaixo de uma árvore e desejou a morte, dizendo: “Chega, Senhor! Tira a minha vida, porque eu não sou melhor que meus pais”. 5 Deitou-se debaixo da árvore e dormiu. Então um anjo o tocou e lhe disse: “Levante-se e coma”. 6 Elias abriu os olhos e viu bem perto da cabeça um pão assado sobre pedras quentes, e uma jarra de água. Comeu, bebeu e deitou-se outra vez. 7 Mas o anjo do Senhor o tocou de novo, e lhe disse: “Levante-se e coma, pois o caminho é superior às suas forças”. 8 Elias se levantou, comeu, bebeu e, sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Horeb, a montanha de Deus.

9 Elias entrou na gruta da montanha, e aí passou a noite. Então o Senhor lhe dirigiu a palavra, perguntando: “Elias, o que é que você está fazendo aqui?”. 10 Elias respondeu: “O zelo pelo Senhor dos exércitos me consome, porque os israelitas abandonaram tua aliança, derrubaram teus altares e mataram teus profetas. Sobrei somente eu, e eles querem me matar também”. 11 O Senhor lhe disse: “Saia e fique no alto da montanha, diante do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então aconteceu um furacão que de tão violento rachava as montanhas e quebrava as rochas diante do Senhor. No entanto, o Senhor não estava no furacão. Depois do furacão, houve um terremoto. O Senhor porém não estava no terremoto. 12 Depois do terremoto, apareceu fogo, e o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo, ouviu-se uma brisa suave. 13 Ouvindo-a, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e ficou na entrada da gruta. Ouviu, então, uma voz que lhe dizia: “O que é que você está fazendo aqui, Elias?”. 14 E Elias respondeu: “O zelo do Senhor dos exércitos me consome, porque os israelitas abandonaram tua aliança, derrubaram teus altares e mataram teus profetas a fio de espada. Sobrei somente eu, e eles querem me matar também”.

15 O Senhor disse a Elias: “Pegue o caminho de volta, em direção ao deserto de Damasco. Unja Hazael como rei de Aram, 16 e Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel. Unja também Eliseu, filho de Safat, natural de Abel-Meúla, como profeta em seu lugar. 17 Quem escapar da espada de Hazael, será morto por Jeú. E quem escapar da espada de Jeú, será morto por Eliseu. 18 Mas eu vou poupar em Israel sete mil homens: são todos os joelhos que não se dobraram diante de Baal e todos os lábios que não o beijaram”.

19 Elias partiu daí e encontrou Eliseu, filho de Safat, trabalhando com doze juntas de bois. Ele próprio dirigia a última junta. Elias passou perto de Eliseu e jogou o manto sobre ele. 20 Eliseu deixou os bois, correu atrás de Elias, e disse: “Deixe-me dizer adeus a meus pais. Depois eu seguirei você”. Elias respondeu: “Vá, mas volte logo. Quem o está impedindo de ir?”. 21 Eliseu afastou-se de Elias, pegou a junta de bois e a ofereceu em sacrifício. Aproveitou a madeira do arado para cozinhar a carne, e distribuiu a carne para o seu pessoal comer. Depois levantou-se, seguiu Elias, e se colocou a seu serviço.

Há uma religião que vê Deus no poder. Em vez disso, Jesus indica a sua vinda, o seu reino, na pequena semente, no fermento, no silêncio vivo do coração.

 

Leia mais

  • Como experimentar Deus hoje. Artigo de Leonardo Boff
  • A Deus o que é de Deus
  • Deus e a dor do mundo, segundo Jürgen Moltmann
  • Humano assim como Jesus só Deus mesmo. Artigo de Leonardo Boff
  • O Reino de Deus e sua justiça
  • Onde está Deus? Deus sofre com o homem. O contágio desafia a fé
  • É assim que a humanidade começou a acreditar em um deus
  • "Deus chora por nós, quando o abandonamos"
  • As eternas perguntas da vida terrena: "Onde está Deus? Onde está o ser humano?". Artigo de Enzo Bianchi

Notícias relacionadas

  • Polifonia jesuítica sobre Steve Jobs

    Regra número um do jornalismo: criar oposição, colocar um contra o outro. Assim se faz a notícia. E Giacomo Galeazzi aplicou e[...]

    LER MAIS
  • ''Mãe da psicologia''? Subjetividade, liberdade e autonomia em Teresa de Jesus. Entrevista especial com Lúcia Pedrosa-Pádua

    “Uma escritora moderna e humanista” que “não teme a liberdade e a autonomia”, mas, ao contrário, reconhece que “estas [...]

    LER MAIS
  • O jumentinho de Nosso Senhor

    LER MAIS
  • Fé no cinema: os melhores filmes religiosos de 2011

    Não é preciso abraçar uma crença para apreciar a jornada dos filmes transcendentes – como A Árvore da Vida, Homens e Deuses[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados