Em entrevista, o Papa Francisco dá apoio absolutamente claro às uniões civis entre pessoas do mesmo sexo

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

  • A ruptura interna no tecido católico brasileiro. Artigo de Faustino Teixeira

    LER MAIS
  • “Não é uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia, é uma guerra pela reorganização da ordem mundial”. Entrevista com Maurizio Lazzarato

    LER MAIS
  • Vamos ao encontro de nossa própria destruição? Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


16 Setembro 2021

 

O Papa Francisco reiterou seu apoio às uniões civil de mesmo sexo em termos muito claros. Ele o fez poucos dias depois de assistir a uma exibição do polêmico documentário do ano passado, no qual ele aparentava dar o mesmo apoio.

A reportagem é de Robert Shine, publicada por New Ways Ministry, 16-09-2021. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Falando com jornalistas no seu voo de volta de uma visita papal à Eslováquia e Hungria, o Papa Francisco foi perguntado sobre suas referências à família durante a viagem à luz da atual resolução do Parlamento Europeu em apoio ao casamento igualitário. O portal Crux relatou sobre como Francisco respondeu à questão:

“O Papa disse que a Igreja Católica ‘não tem o poder de mudar um sacramento que foi instituído por Deus’, mas ele apoiou leis civis que tentam ajudar ‘aqueles que tem orientação sexual diversa’, porque ‘é importante ajudar essas pessoas, mas sem dar algo que, devido à sua natureza, a Igreja não pode dar’.

O Papa continuou: ‘se um casal homossexual quer levar a vida junto, o Estado tem que dar a possibilidade de ele estarem seguros, estáveis, de ter herança; e não apenas aos homossexuais, mas a todas as pessoas que querem se associar. Mas matrimônio é matrimônio’.

‘Isso não significa que eles devem ser condenados; não por favor, ele são nossos irmãos e irmãs’, continuou Francisco. ‘Mas o matrimônio é um sacramento, e como tal, não. Isso está claro. Mas uma lei civil que ajude também, por exemplo, viúvos que querem se associar para que a lei civil os protejam, está certo’.

‘O sacramento do matrimônio – insistiu o Papa – é entre um homem e uma mulher, e algumas vezes eu disso que semeia confusão, porque todos nós somos iguais. Deus é bom, e quer que todos nós sejamos salvos, mas por favor, não façam a Igreja negar a verdade’”.

Na última semana, noticiou-se que o Papa Francisco assistiu a uma exibição no Vaticano do documentário Francesco. O filme, lançado em outubro de 2020, foi manchete depois de mostrar o apoio do papa às uniões civis. Os leitores devem lembrar que houve muito debate sobre como o filme foi editado, a forma que as autoridades do Vaticano responderam, e se Francisco realmente apoiou uniões civis. Agora, de acordo com Crux, com o Papa assistindo ao documentário com 100 pessoas, incluindo muitos migrantes e alguns refugiados do Afeganistão, aparenta “dar ao filme seu selo de aprovação”.

Reunindo esses fatos, prova-se com clareza que o Papa Francisco apoia uniões civis para casais do mesmo sexo. Apoiadores dos direitos LGBTQIA+ podem celebrar esse desenvolvimento positivo sobre as uniões civis, que antes do atual papa pareciam inimagináveis, mesmo se suas palavras sobre o matrimônio reforçassem que ainda há trabalho a ser feito. Mas para uma Igreja que se movimenta não em décadas, mas em séculos, levou apenas dezoito anos para mudar de uma acentuada condenação às uniões civis, em 2003, para um explícito apoio papal para proteções legais a casais do mesmo sexo, em 2021.

 

Leia mais

 

 

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em entrevista, o Papa Francisco dá apoio absolutamente claro às uniões civis entre pessoas do mesmo sexo - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV