Emissões de CO2 das refinarias de petróleo devem aumentar até 2030

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

  • Os Estados Unidos são uma ameaça à paz mundial e a seus cidadãos. Entrevista com Noam Chomsky

    LER MAIS
  • Misericórdia. O funeral negado a Welby: Zuppi remedia à vergonha da Igreja de Ruini

    LER MAIS
  • Terça-feira, 9 de agosto de 2022. 80º Aniversário do Martírio de Edith Stein

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


25 Agosto 2021


Um inventário global revelou que as emissões de CO2 das refinarias de petróleo foram de 1,3 gigatoneladas (Gt) em 2018 e podem chegar a 16,5 Gt de 2020 a 2030.

Com base nos resultados, os pesquisadores recomendam estratégias distintas de mitigação para refinarias em diferentes regiões e faixas etárias. As descobertas foram publicadas na revista One Earth.

A reportagem é publicada por Cell Press e reproduzida por EcoDebate, 23-08-2021. A tradução e a edição são de Henrique Cortez.

“Este estudo fornece uma imagem detalhada da capacidade de refino de petróleo e das emissões de CO2 em todo o mundo”, disse Dabo Guan, da Universidade Tsinghua. “Compreender as tendências de desenvolvimento passadas e futuras da indústria de refino de petróleo é crucial para orientar a redução de emissões regionais e globais.”

A mudança climática é um dos desafios mais fundamentais que a humanidade enfrenta hoje, e a expansão contínua da infraestrutura de energia baseada em combustíveis fósseis pode ser um dos principais obstáculos para alcançar as metas do Acordo de Paris. A indústria de refino de petróleo desempenha um papel crucial na cadeia de abastecimento de energia e nas mudanças climáticas. A indústria de refino de petróleo é o terceiro maior emissor estacionário de gases de efeito estufa do mundo, contribuindo com 6% de todas as emissões industriais de gases de efeito estufa. Em particular, o CO2 é responsável por aproximadamente 98% dos gases de efeito estufa emitidos pelas refinarias de petróleo.

No novo estudo, Guan e seus colaboradores desenvolveram um inventário global disponível publicamente de emissões de CO2 de 1.056 refinarias de petróleo de 2000 a 2018.

As emissões de CO2 da indústria de refinaria foram de cerca de 1,3 Gt em 2018. Se todas as refinarias existentes e propostas operassem como usual, sem a adoção de quaisquer medidas de baixo carbono, eles poderiam emitir até 16,5 Gt de CO2 de 2020 a 2030. Com base nas conclusões, os autores recomendam estratégias de mitigação, como melhorar a eficiência da refinaria e atualizar tecnologias de processamento de óleo pesado, o que poderia reduzir as emissões globais cumulativas em 10% de 2020 a 2030. O inventário será atualizado e melhorado no futuro, à medida que mais e melhores dados se tornam disponíveis.

O estudo também mostrou que a produção média das refinarias globais de petróleo aumentou gradualmente de 2000 a 2018, em termos de barris por dia. Mas os resultados variaram de acordo com a faixa etária da refinaria. Especificamente, a capacidade média das refinarias novas, que são principalmente distribuídas na Ásia-Pacífico e no Oriente Médio, aumentou significativamente de 2000 a 2018, enquanto a capacidade média das refinarias com mais de 19 anos permaneceu estável.

“Dadas as maiores emissões comprometidas ocasionadas pelo longo tempo de operação remanescente de refinarias jovens, há uma necessidade urgente para que essas refinarias adotem tecnologias de baixo carbono para reduzir seu CO2 Em relação às refinarias de meia-idade e velhas, melhorar a eficiência operacional, eliminar a capacidade atrasada e acelerar a atualização da configuração de refino são os principais meios para equilibrar a demanda crescente e reduzir as emissões de CO2”, diz Guan.

 

Referência:

Adaptive CO2 emissions mitigation strategies of global oil refineries in all age groups. Tianyang Lei, Dabo Guan, Yuli Shan, Jing Meng, Qiang Zhang, Shu Tao. One Earth, Volume 4, ISSUE 8, P1114-1126, August 20, 2021. Disponível aqui.

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Emissões de CO2 das refinarias de petróleo devem aumentar até 2030 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV