Nota da Diretoria da SOTER por ocasião do Encerramento do 33º Congresso Internacional da SOTER, ocorrido entre os dias 12 e 16 de julho de 2021

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Para ser ouvida, a Igreja precisa mudar de método. Entrevista com Jean-Claude Hollerich, relator do próximo Sínodo

    LER MAIS
  • A Europa e a guerra da Ucrânia. Artigo de Boaventura de Sousa Santos

    LER MAIS
  • “O virtual não pode ser tudo, porque se for tudo, a vida não faz sentido”. Entrevista com Cédric Durand

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


19 Julho 2021


O 33º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião – SOTER ocorreu de forma remota entre os dias 12 e 16 de julho de 2021, contando com mais de 700 inscritos, tendo como tema “Religião, Laicidade e Democracia: cenários e perspectivas”.

Ao fim do Congresso, manifestamos a nossa preocupação e o nosso repúdio em relação à deterioração da democracia no Brasil, que se traduz não só no ataque contínuo às Instituições Democráticas e ao Estado de Direito, mas também no aumento da repressão e da violência policial, no aprofundamento da desigualdade social e da fome, na destruição ambiental, na agressão aos povos indígenas, seus direitos e vidas, nos atos sistemáticos de racismo que revelam a condição do racismo estrutural presente em nossa sociedade, na afirmação do sexismo e no crescimento do feminicídio.

O negacionismo foi e é responsável por grande parte do número de mortos pela atual pandemia da COVID-19, que já ceifou mais de 530 mil vidas no Brasil. Este mesmo negacionismo agravou a crise econômica, levando a um enorme contingente de pessoas desempregadas e ao aumento da fome e da miséria.

Neste contexto, as religiões, sobretudo certas expressões do Cristianismo, nem sempre têm tido um papel profético, crítico e libertador. Ao contrário, alguns grupos têm instrumentalizado a religião, negado o caráter laico do Estado e promovido, ou reforçado, a deterioração de nossa democracia em nome de Deus, inclusive afirmando e praticando a intolerância religiosa.

Urge reafirmar que as Religiões devem estar a serviço da vida e não da morte.

O Cristianismo possui uma longa trajetória e, em nosso país, foi fundamental, juntamente com outras Tradições Religiosas, na luta pelos direitos humanos e pela redemocratização do Estado e da Sociedade.

Conclamamos hoje todas as lideranças religiosas a se colocarem na defesa incondicional da plena democracia, dos direitos humanos e da justiça social.


16 de julho de 2021.


Diretoria da SOTER

Cesar Augusto Kuzma – Presidente
Maria Clara Lucchetti. Bingemer – Vice-Presidente
Paulo Fernando Carneiro de Andrade – 1º Secretário
Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães – 2º Secretario
Andreia Cristina Serrato – Tesoureira

 

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nota da Diretoria da SOTER por ocasião do Encerramento do 33º Congresso Internacional da SOTER, ocorrido entre os dias 12 e 16 de julho de 2021 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV