Superfície da terra pode reter cerca de 1/4 da precipitação mensal

Foto: PxHere

Mais Lidos

  • Dossiê Fim da escala 6x1: Redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1: Desafios e estratégias sindicais no Brasil contemporâneo

    LER MAIS
  • Celular esquecido, votos mal contados. O que aconteceu no Conclave. Artigo de Mario Trifunovic

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

22 Mai 2021

 

Para apoiar o crescimento da vida humana e animal, as fontes de água doce devem fornecer água continuamente. A água doce de lagos, rios e subterrâneos é recarregada principalmente pela chuva. Os reservatórios subterrâneos podem armazenar água da chuva ao longo do tempo, dependendo da capacidade de armazenamento do local.

A reportagem é publicada pelo Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências, e reproduzida por EcoDebate, 21-05-2021. A tradução e edição são de Henrique Cortez.

No entanto, estimar a capacidade de armazenamento de água doce (FSC) ainda é um desafio devido às poucas oportunidades de observação e métodos para medir e quantificar o FSC.

Prof. Yuan Xing e seu Ph.D. o aluno Zhu Enda, do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências, desenvolveu e aplicou uma nova métrica que caracteriza a “inércia” da água após a chuva. Este método permite uma melhor análise do FSC com base em dados de satélite do Experimento de Recuperação de Gravidade e Clima (GRACE). Os pesquisadores simularam seu novo algoritmo usando o Community Land Model versão 5 (CLM5) para 194 grandes bacias hidrográficas ao redor do mundo. Advances in Atmospheric Sciences aceitou o estudo, seus resultados e dados de apoio.

Distribuição global da capacidade total de armazenamento de água doce. (Mapa: ZHU Enda)

“O FSC de bacias hidrográficas que mostra a proporção de precipitação que pode ser retida no solo está intimamente relacionado com a memória hidrológica.” disse o Prof. Yuan. “FSC maior significa memória hidrológica mais longa, o que terá impacto no clima e no clima local e regional por meio do par terra-atmosfera.”

Os resultados mostram que, em média, as superfícies globais da terra podem reter mais de um quarto da precipitação mensal com base na observação GRACE. A simulação CLM5 representa uma distribuição global semelhante. Usando esta nova métrica, pequenas áreas FSC têm condições mais úmidas e uma densidade de vegetação mais alta, enquanto grandes áreas FSC têm climas mais secos.

Esta métrica observa a evaporação usando observações de satélite. Comparado com o FSC mensal, a quantidade de água retida dentro da terra é maior em uma escala de tempo mais curta devido à menor evaporação em áreas com baixo FSC. Em várias escalas de tempo, a zona de raiz contribui com cerca de 40% do FSC global de terras.

Embora este estudo, publicado em Advances in Atmospheric Sciences, se concentre principalmente na chuva, a precipitação que cai como neve é importante, apesar da maior parte do conteúdo de água congelada estar acima da superfície do solo. A neve contribui com mais de 20% do FSC terrestre, especialmente em altas latitudes.

“Este trabalho merece mais atenções para a gestão de recursos hídricos e previsão hidrológica”, explicou o Prof. Yuan.

 

Leia mais