Cemitério do mundo - Frases do dia

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

19 Março 2021

 

Cemitério do mundo

"O Brasil parece ser hoje o cemitério do mundo", lamentou o embaixador estrangeiro, numa frase que parecia soar pelas paredes de mármore. Vendo minha reação claramente emocionada, ele completou com um comentário ainda mais dolorido: "Gostaria de te dar um abraço. Mas você esteve no Brasil recentemente?" – depoimento de Jamil Chade, jornalista – Portal Uol, 18-03-2021.

 

Foguete

"Nós vamos passar 3.000 que nem um foguete. Onde vai parar se nada for feito? Hoje, com todas as pessoas do Brasil com que conversei, ninguém tem ideia” - Miguel Nicolelis, médico e neurocientista – portal Uol, 18-03-2021.

 

Responsabilidade de Bolsonaro

“A percepção é de que vírus poderia ser inevitável. Mas não a dimensão da destruição que ele está causando no país. "E, nesse aspecto, a responsabilidade é diretamente do presidente (Jair Bolsonaro), que se recusou a assumir a tarefa de proteger seu povo", comenta um interlocutor nas Nações Unidas” – Jamil Chade, jornalista – Portal Uol, 18-03-2021.

 

Surpresa

"Não era o que esperávamos" - Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, referindo-se ao colapso do sistema de saúde do Brasil – portal Uol, 18-03-2021.

 

Morte

“Hoje, constato que, para o mundo, meu país é uma mistura de um sinônimo de morte, incompetência, fundamentalismo religioso e negacionismo” – Jamil Chade, jornalista – Portal Uol, 18-03-2021.

 

Negacionista

"O Major Olímpio não morreu por causa do governo federal. Para respeitar a memória dele, temos que lembrar que ele tinha restrições ao isolamento vertical e ao lockdown. Essa era a briga dele com o João Doria [PSDB, governador de SP]. Não dá para usar a memória de uma pessoa que pensava de um jeito tentando interpretar outra coisa. É no mínimo incoerência e falta de respeito" - Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo federal no Senado – Portal Uol, 18-03-2021.

 

Cúmplices do genocídio

"A ausência de atitudes mais firmes, como a instalação da CPI, faz de todos cúmplices de genocídio. Em nenhum outro lugar houve um presidente tão responsável pelo que acontece. Esse senhor tem que ser apeado do poder por uma questão humanitária" - Randolfe Rodrigues, senador - Rede-AP – Folha de S. Paulo, 19-03-2021.

 

CPI da Covid-19. Pressão aumenta

“A insensibilidade do comando do Senado diante da tragédia pessoal de seus membros causou indignação em conversas reservadas de parlamentares após a morte cerebral de Major Olimpio. Eleito por São Paulo, ele foi o terceiro senador vítima do novo coronavírus, sem falar dos muitos que se recuperaram após árduas batalhas e amplamente amparados pelo ótimo plano de saúde da Casa. Ainda assim, o presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG) insiste em não instalar a CPI da Covid-19. A pressão, porém, não para de aumentar” – Coluna do Estadão O Estado de S. Paulo, 19-03-2021.

 

CPI já!

“Simone Tebet (MDB-MS) homenageou Olimpio e fez um apelo: “Precisamos soltar o grito de indignação que nunca lhe faltava. Vacina, auxílio emergencial e CPI já” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 19-03-2021.


Bolsonaro contra Bolsonaro

“Bolsonaro está diante de 300 mil mortos de covid, colapso da saúde, desemprego, inflação, dólar alto, gasolina cara, aumento de juros, queda nas pesquisas, agitação no Centrão, risco de CPI e Lula no cangote. Lula é o catalisador das esquerdas. As conversas do centro com a esquerda esquentam. O senador Major Olimpio, morto ontem de covid, fortalece o bolsonarismo arrependido à direita. Nada, porém, tão devastador contra Bolsonaro do que o próprio Bolsonaro” – Eliane Cantanhêde, jornalista – O Estado de S. Paulo, 19-03-2021.

 

Panorama sombrio

“Ainda não se percebeu que a tão decantada frente ampla existe de uma forma que beira o consenso quando se trata da pandemia. Bolsonaro está só com sua família e a minoria de seguidores. A existência de um quase consenso dessa importância é animadora, mas o fato de instrumentos tão poderosos estarem nas mãos de um presidente obtuso torna o panorama sombrio” – Fernando Gabeira, jornalista – O Estado de S. Paulo, 19-03-2021.

 

Vacinas nas mãos de poucos

“Informações divulgadas por um estudo do Centro de Inovação em Saúde Global da Universidade Duke, nos Estados Unidos, mostram que os países desenvolvidos somam cerca de 16% da população global, mas já adquiriram, até o momento, aproximadamente 60% das doses de vacina disponíveis. Considerando que a capacidade de produção global é limitada, restam, portanto, menos doses disponíveis, principalmente no curto prazo” – Fernanda Magnotta, jornalista – portal Uol,18-03-2021.

 

Brasil se apequenou

“O Brasil, ao contrário, é o exemplo claro de um país que se apequenou diante da crise. Chega à terceira década do século XXI muito menor do que nele entrou. Sofremos todos” – Fernanda Magnotta, jornalista – portal Uol,18-03-2021.


Dia de jejum

“Na antevéspera da derrubada do veto, Bolsonaro recebeu no Planalto um grupo de religiosos capitaneados pelo pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo. Ele organiza para o final deste mês de março um dia de jejum em favor da nação brasileira. Aleluia, irmãos!” – Josias de Souza, jornalista – Portal Uol, 18-03-2021.

 

Perdão tributário

“O perdão tributário dividiu instantaneamente os brasileiros em duas categorias: a dos idiotas e a dos espertos. Os idiotas —crentes e ateus, pessoas físicas ou empresas— pagam em dia os seus tributos. Os espertos levam o fisco no beiço. Autuados, cavam anistias no Legislativo” – Josias de Souza, jornalista – Portal Uol, 18-03-2021.

 

Não é pecado

“Se você é um dos milhões de brasileiros condenados pelo baixo rendimento a um fim do mês perpétuo, levante as mãos para o céu. Seus problemas financeiros e tributários acabaram, irmão. Faça um anúncio público de autoextinção. Depois de sumir como pessoa física, reorganize-se como igreja. Não é pecado. Deus fez o mundo. Mas quem controla a Receita é o Tinhoso” – Josias de Souza, jornalista – Portal Uol, 18-03-2021.

 

Frutos venenosos da LSN

“Os frutos da LSN são venenosos quando se trata da liberdade cidadã. Nela, o Estado deixa de ser um acordo entre brasileiros e se torna o direito de o Executivo impor políticas, formas de pensar, alvos nacionais. Ideada para situações extremas, ela pode gerar o contrário do que promete: a perene insegurança dos poderes e do povo soberano. Se banalizada tendo em vista proibir críticas ao presidente da República, de remédio heroico ela se degrada à licença para o assassinato da República, vedando qualquer veleidade democrática no Brasil – Roberto Romano, filósofo – O Estado de S. Paulo, 19-03-2021.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cemitério do mundo - Frases do dia - Instituto Humanitas Unisinos - IHU