Presidência da CNBB publica nota diante dos ataques contra a Campanha da Fraternidade

Foto: Reprodução Youtube

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

10 Fevereiro 2021

“Responder com tranquilidade e esperança”, poderíamos dizer que é o propósito da nota que a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB tem lançado neste 9 de fevereiro. O texto começa analisando a atual realidade brasileira: “um tempo entristecedor, com tantas mortes causadas pela covid-19, um processo de vacinação que gostaríamos fosse mais rápido e uma população que se cansou de seguir as medidas de proteção sanitária”.

A reportagem é de Luis Miguel Modino.

Logo depois se centra na Campanha da Fraternidade, “atendendo à solicitação de irmãos bispos”. Os ataques contra a CNBB e a própria Igreja católica têm se tornado comuns nas últimas semanas, “ocasionado insegurança e mesmo perplexidade”. A nota afirma que “a Campanha da Fraternidade é uma riqueza da Igreja no Brasil”, e neste ano 2021 tem como tema o diálogo, sendo uma campanha ecumênica.

O tema do diálogo quer responder a “um tempo de polarizações e fanatismos”, atitudes muito presentes naqueles que estão atacando a Campanha, especialmente o Texto Base, que a nota destaca que tem caráter ecumênico. A nota aborda algumas questões específicas que tem despertado polêmica, especialmente nas redes sociais, sobretudo as questões de gênero.

Os bispos recomendam o uso da Fratelli tutti, publicada após o Texto Base ficar pront o, como subsídio, pois ela estabelece forte conexão entre o tema de 2020 e o de 2021, cuidado e diálogo. Também são feitos esclarecimentos em referência à Coleta da Solidariedade, dado que existem vozes que pedem “que não se faça a oferta da solidariedade no Domingo de Ramos, uma vez que existiria o risco de aplicação dos recursos em causas que não estariam ligadas à doutrina católica”. Diante disso se clarifica como são distribuídos os fundos arrecadados.

As orientações dadas pela presidência da CNBB dizem para não descartar a Campanha da Fraternidade, considerada como uma marca da Igreja do Brasil, expressando as dificuldades que alguns temas geram e que “a Igreja tem sua doutrina estabelecida a respeito das questões de gênero e se mantém fiel a ela”. A nota deixa claro que os recursos arrecadados “serão aplicados em situações que não agridam os princípios defendidos pela Igreja Católica”, destacando a importância da causa ecumênica e de não quebrar a comunhão.

Eis a nota.

 

Leia mais