Tempos Modernos: Entre a Revolução Industrial e a Sistematização da Doutrina Social da Igreja.

Revista ihu on-line

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

Edição: 549

Leia mais

Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

Edição: 548

Leia mais

Mais Lidos

  • Mudanças climáticas: uma oportunidade para a teologia se libertar do passado. Artigo de Bruno Latour

    LER MAIS
  • O extermínio na hora do almoço. Artigo de Corrado Augias

    LER MAIS
  • É proibido esquecer Auschwitz e o maior roubo da história

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


22 Janeiro 2021

"A Rerum Novarum oferece uma análise sobre a situação de miséria vivida pelos operários, bem como apresenta críticas profundas ao liberalismo e ao socialismo, oferendo uma terceira via a essas duas correntes filosóficas e econômicas, a da conciliação entre patrões e empregados para assim termos a construção de uma ordem social mais justa e solidária, marcada pelo predomínio do bem comum", escreve Fábio Pereira Feitosa, religioso de São Vicente de Paulo, graduado em História e Especialista em Educação.

Eis o artigo. 

O século XIX entrou para a história da humanidade como sendo um período marcado por diferentes revoluções que impactaram e modificaram diversos setores da sociedade. Entre as múltiplas revoluções que ocorreram ao longo daquele século, tivemos a Revolução Industrial, vista por Hobsbawm (1979, p.45), como “(...) o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades”. Este evento histórico foi responsável direto por modificar consideravelmente o campo da indústria europeia e seus impactos não se limitam ao país no qual tivemos a eclosão deste movimento, ele também não se limitou ao velho mundo, considerando que em diferentes proporções a Revolução Industrial logo se propagou pelo mundo.

Entre as principais consequências desta revolução, iniciada na Inglaterra, destacam-se: Aumento significativo da produção industrial; mudanças na relação entre capital e trabalho; formação da classe operária; desordenado crescimento populacional nos centros urbano; intensificação da desigualdade social entre patrões e empregados e ampliação da miséria.

A Igreja ao ser defrontrada com o contexto descrito acima se viu impelida a buscar respostas efetivas aos clamores do povo. Como responder a tal questinamento? A resposta encontrada foi a formulação da Encíclica Rerum Novarum de Leão XIII, sendo este documento o marco inicial da Doutrina Social da Igreja.

Ao tratarmos deste tema, algumas perguntas acabam vindo à mente: O que é Doutrina Social da Igreja? As preocupações sociais da Igreja começaram a partir da Rerum Navarum? Bem, ao falarmos em Doutrina Social da Igreja estamos nos referindo ao conjuto de documentos desta instituição que trazem como tema questões sociais. antes da publicação da encíclica citada anteriormente, outros documentos papais abordaram temais sociais, mas a Rerum Novarum é o primeiro documento a tratar integralmente uma questão social pontual: A condição dos operários.

A Igreja não estava alheia ao cenário de morte no qual os operários e seus familiares estavam inseridos, bem como aos riscos ideológicos aos quais eles estavam submetidos e desta maneira ela se viu impelida a buscar respostas para tal problemática. Em sua enciclíca, Leão XIII estava atento a este cenário e como tal buscou a advertir, e aconselhar operários e patrões/ pobres e ricos para o respeito mútuo entre ambos e com isso buscava-se um equilíbrio nas relações entre estes distintos segmentos sociais, mas que se completavam.

A Rerum Novarum oferece uma análise sobre a situação de miséria vivida pelos operários, bem como apresenta críticas profundas ao liberalismo e ao socialismo, oferendo uma terceira via a essas duas correntes filosóficas e econômicas, a da conciliação entre patrões e empregados para assim termos a construção de uma ordem social mais justa e solidária, marcada pelo predomínio do bem comum. Assim, Leão XIII, buscava estabelecer a conciliação e não alimentar confrontos entre as diferentes classes, como muitos assim o desejavam e incentivavam.

Leão XIII reconhece a situação desoladora que vivia os operários daquele período e ao analisar as causas dos conflitos envolvendo trabalhadores e patrões, acaba por fazer uma série de denuncias entre as quais destaca-se o fim das corporações de cunho mutualista que serviam aos trabalhadores como uma significativa proteção, ele também constata que os sentimentos religiosos desapareceram das instituições públicas e dessa forma os trabalhadores cada vez mais se viam desamparados e à mercê de seus patrões, cada vez mais desumanos e desumanizadores.

A publicação da Rerum Novarum resultou na legitimação da postura de grupos católicos que desenvolviam diferentes formas de combate aos mais diversos problemas sociais enfrentados naquele período. Uma fala de Bigo (1969, p. 58) nos ajuda a compreender a importância dessa encíclica para a legitimação destes grupos:

A Rerum Novarum marca a tomada de consciência por parte da Igreja, não de uma missão nova a respeito do mundo, mas de uma nova maneira de desempenhar sua missão eterna. [...] De agora em diante é todo o povo cristão que é chamado pelos papas para cooperar na construção da sociedade.

A Rerum Novaram endossou ações de diferentes grupos que no interior da Igreja atuavam em prol dos mais pobres, por outro lado, as ações destas organizações ajudaram à Igreja a conhecer melhor os problemas sociais vivenciados por muitos seres humanos e com isso a Igreja conseguiu organizar o seu pensamento social, sistematizado a partir da Doutrina Social da Igreja.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Tempos Modernos: Entre a Revolução Industrial e a Sistematização da Doutrina Social da Igreja. - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV