• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Apoio a Bolsonaro nas PMs anda junto com a homofobia, aponta estudo

Foto: Eduardo Saraiva/ A2IMG

Mais Lidos

  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Operação Contenção realizada na capital fluminense matou de mais de cem pessoas na periferia e entra para história como a maior chacina carioca de todos os tempos, sem, no entanto, cumprir o objetivo que era capturar Doca, apontado como líder do Comando Vermelho

    Rio de Janeiro: o desfile macabro da barbárie na passarela de sangue da Penha. Entrevista especial com Carolina Grillo

    LER MAIS
  • Massacre no Rio. “O objetivo subjacente da operação era desafiar as negociações de Trump com Lula”. Entrevista com Sabina Frederic

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

10 Agosto 2020

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que críticas aos direitos LGBT são mais frequentes que elogios virtuais a Bolsonaro.

A reportagem é de Thais Reis Oliveira, publicada por CartaCapital, 07-08-2020.

O apoio a Bolsonaro nas polícias militares é grande. Especialmente entre as baixas patentes, os chamados praças. Essa conclusão, cujos exemplos em série tornam quase platitude, ganhou endosso estatístico a partir de um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, lançado nesta sexta-feira 7.

De acordo com a pesquisa, 41% dos soldados, cabos, sargentos e sub-tenentes mostram apoio público a Bolsonaro nas redes sociais. Entre os oficiais da PM, esse apreço é ligeiramente menor: 35%. “Não quer dizer que o restante [dos policiais] não acredite ou não concorde com o presidente, mas ao menos não interagem publicamente”, pontua Renato Sergio de Lima, diretor do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Com base em um universo de 885.730 policiais militares civis e federais – ativos e aposentados – os pesquisadores chegaram a uma amostra de 879 profissionais. A partir daí, foram em busca de posts e comentários públicos no Facebook.

Oficiais da PM participaram menos de ambientes bolsonaristas do que os praças. (Imagem: FBSP/Reprodução)

Os pedidos de fechamento do Congresso e Supremo Tribunal Federal somam 12% dos compartilhamentos por PMs na rede. Comparado ao total geral, esse percentual corresponde a 82.773 mil policiais dispostos a favorecer uma eventual derrubada da democracia. Entre policiais civis e federais a taxa é, respectivamente, de 7% e 2%.

(Imagem: FBSP/Reprodução)

Chama atenção o interesse dos PMs por questões LGBT. O tema foi o segundo mais comentado por estes policiais, superando apenas política institucional. Críticas aos direitos dos gays e transsexuais foram mais frequentes que elogios a Bolsonaro e a comentários contra o PT e a esquerda — e 9 em cada 10 foram feitas por praças.

Para Lima, a movimentação está ligada à grita contra a participação de Thammy Gretchen, homem trans, em uma campanha publicitária de Dia dos Pais da Natura. Líderes evangélicos e políticos bolsonaristas encorajaram boicotes à marca. “Acho que tem um pouco desse caso, mas sobretudo porque uma parcela muito grande desses policiais é conservadora, apoia ideias de família tradicional. É terrível que isso apareça tão fortemente. Mas, infelizmente, não surpreende.”

Os praças são, em geral, maioria nas fileiras da PM. Compõem cerca de 70% do efetivo em São Paulo e no Rio de Janeiro. Policiais veteranos ouvidos por CartaCapital avaliam que esse parcela, mais jovem, menos educada e mal remunerada, é menos sensível a fatos que abalaram o apoio do oficialato a Bolsonaro, como a saída de Sergio Moro, a proximidade com o centrão e a prisão de Queiroz.

(Imagem: FBSP/Reprodução)

O recente motim no Ceará é um exemplo dos riscos do apoio dessas fileiras ao presidente. As principais lideranças do protesto ocorrido em fevereiro eram praças convertidos em políticos, como o ex-deputado federal Cabo Sabino (Avante-PE) e o vereador de Sobral Sargento Ailton (SD). Ailton comandava a tomada do quartel onde o senador Cid Gomes (PDT-CE) foi alvejado ao tentar conter o protesto com uma retroescavadeira.

 

Leia mais

  • Gênero e violência - Um debate sobre a vulnerabilidade de mulheres e LGBTs. Revista IHU On-Line, Nº. 507
  • 'Policial não vê a hora de descer a mão em maconheiro da USP e viado'
  • Uma maré LGBT contra a ameaça Bolsonaro
  • Resistência política dá o tom da parada LGBT de São Paulo
  • Casamentos homossexuais como resistência a Bolsonaro
  • Lei contra a homofobia: “Não há nenhum risco para a liberdade”, afirma a CVX
  • Maioria do STF decide que homofobia é crime
  • Bolsonaro e a Bíblia que exige a morte dos adúlteros e homossexuais
  • Gays, negros e indígenas já sentem nas ruas o medo de um governo Bolsonaro
  • A cada 19 horas, uma pessoa LGBT é assassinada ou se suicida no Brasil
  • Deus, o Brasil e os LGBT
  • Congresso inédito no Brasil debaterá espaço dos LGBTI+ nas igrejas
  • Manifesto Pastoral. LGBTQIA+ e Experiência Religiosa: uma ferida que ainda sangra na violência de cada dia
  • Abençoar as uniões homossexuais?
  • Proibir PM de dar golpe de enforcamento sem discutir racismo não reduz violência, afirmam especialistas
  • Vulnerabilidade da população negra à violência policial e à pandemia revela racismo estrutural no Brasil
  • ‘Carta branca’ à violência policial vai agravar situação da segurança, diz Human Rights Watch
  • Por dentro da mente dos eleitores de Bolsonaro que são fãs do político e vítimas da violência policial
  • Policiais contra Bolsonaro, uma minoria silenciosa no Rio de Janeiro

Notícias relacionadas

  • Político californiano admite derrota a líderes religiosos em ações judiciais contra LGBTs

    O senador estadual democrata Ricardo Lara, de Bell Gardens, Califórnia, decidiu retirar alguns dispositivos em seu projeto de lei[...]

    LER MAIS
  • 'População LGBT vive com meios direitos', diz especialista em direito homoafetivo

    Mesmo com as conquistas recentes, ainda faltam muitos direitos à comunidade LGBT e, para conquistá-los, é preciso recorrer ao p[...]

    LER MAIS
  • Ministros anglicanos gays desafiam a posição oficial da igreja contra casamento homoafetivo

    Vários ministros gays irão escrever aos líderes eclesiásticos anglicanos para dizer que já estão em um casamento homoafetivo[...]

    LER MAIS
  • Homilia da Epifania na "missa para gays" em Londres

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados