• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Destruir florestas tropicais é uma afronta a todas as tradições espirituais, enfatiza IRI

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • Uma breve oração pelos mortos no massacre no Rio de Janeiro: “Nossa Senhora da minha escuridão, que me perdoe por gostar dos des-heróis”

    LER MAIS
  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

27 Junho 2020

A proteção das florestas tropicais é “parte de um tecido moral mais amplo que inclui justiça social e econômica, respeito pelos direitos humanos e dignidade humana, e conquista da paz e igualdade”, expressa a declaração da Interfaith Rainforest Initiative (IRI), por ocasião do lançamento, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, do “Guia de Recursos sobre Proteção de Florestas Tropicais para Comunidades Religiosas”.

A reportagem é de Edelberto Behs, jornalista.

O guia oferece informações sobre a crise provocada pelo desmatamento, traz perspectivas espirituais quanto ao papel vital das florestas tropicais na ecologia biológica e espiritual do mundo. Também apresenta propostas de ações que pessoas e instituições podem adotar para proteger as florestas tropicais remanescentes do mundo.

As florestas tropicais, afirma o IRI, “são um tesouro sagrado, um dom insubstituível e essencial à vida na Terra”. A destruição desse tesouro “é uma afronta a todas as formas de fé e tradições espirituais”, que está levando à perda de espécies, aprofundando a pobreza, minando o desenvolvimento sustentável, criando conflitos e insegurança, e roubando da humanidade a melhor solução que ela tem para estancar a mudança climática.

Na atualidade, segundo o IRI, a agricultura é o principal motor do desmatamento, uma atividade que não necessita mais de expansão uma vez que é possível alimentar a população crescente do mundo com a produção existente.

IRI se compromete a mobilizar as comunidades religiosas, da base às lideranças, para aderirem à coalizão de povos indígenas (guardiões da natureza), governos, sociedade civil, empresas e parceiros das Nações Unidas que já trabalham na proteção de florestas. “Aportaremos nossos recursos espirituais para fazer valer essa questão”, pois trata-se de expressão “do nosso cuidado com a Terra”, anuncia.

O organismo de luta pela preservação das florestas tropicais se compromete a fazer “do fim ao desmatamento um forte chamado espiritual”, e advogar junto aos governos que cumpram e ampliem os compromissos de proteção das florestas e dos direitos dos povos indígenas.

“Comprometemo-nos a exercer influência sobre o setor privado e as indústrias extrativas que estão transformando as florestas tropicais em terras agrícolas, em commodities como carne bovina, soja, óleo de palma, celulose e papel, e em exploração de minério, madeiras, petróleo e gás”, e “não acolheremos as empresas que lucram com a destruição de florestas tropicais”.

O compromisso do IRI se estende também aos povos indígenas, no sentido de oferecer abrigo e proteção contra ameaças de intimidação, violência e incursão em suas terras. O organismo concentra sua atenção de modo especial na situação do Brasil, Colômbia, Peru, República Democrática do Congo e Indonésia, países que contam com 70% das florestas tropicais remanescentes no mundo.

Ao proteger as florestas tropicais, frisou o reverendo Dr. Ioan Sauca, secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), organização ecumênica internacional que integra o IRI, “protegemos os ‘pulmões’ do planeta e começamos a construir novos relacionamentos mais sustentáveis na criação de Deus e no enfrentamento da emergência climática”.

Leia mais

  • Plantio de novas florestas é parte da solução para as mudanças climáticas, mas não é tudo
  • Nos últimos 50 anos, foram registradas mais de 510.000 mortes na América Latina pela crise climática
  • Mudança climática é ‘tão urgente’ quanto coronavírus, diz Greta Thunberg
  • Emergência Climática – Modelos climáticos mais recentes mostram secas mais intensas no futuro
  • Perspectivas do deslocamento forçado no contexto da emergência climática
  • “O Papa transferiu o debate climático de um cálculo numérico para uma questão moral”. Entrevista com Vandana Shiva
  • “A Laudato si’ não foi suficiente. Vaticano precisa priorizar as mudanças climáticas”
  • Laudato Si' - Cinco anos - e a Covid 19. É um mal antropogênico, não um mal natural, que possui paralelos com as mudanças climáticas. Entrevista especial com Celia Deane-Drummond
  • Alerta verde: como os indígenas brasileiros vêm sentindo na pele as mudanças climáticas
  • Greta Thunberg e seu movimento Fridays For Future lançam vídeo impactante sobre crise climática: “Nossa casa está em chamas”
  • A crise climática irá aprofundar a pandemia; um plano de estímulo verde pode enfrentar ambos
  • Covid-19 exacerba os impactos socioeconômicos das mudanças climáticas, que se aceleraram nos últimos 5 anos
  • Eventos climáticos aumentam mortalidade em florestas tropicais
  • O coronavírus ataca também a luta contra a emergência climática

Notícias relacionadas

  • A ambígua e ineficiente política indigenista brasileira. Entrevista especial com Egydio Schwade

    LER MAIS
  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Quinto vazamento de petróleo do ano pinta de preto a Amazônia peruana

    Horas depois do Dia Internacional dos Povos Indígenas, as imagens de fontes de água da Amazônia tingidas de petróleo volta[...]

    LER MAIS
  • A batalha do maracá contra o cassetete e a gravata

    "Foi gratificante acompanhar não apenas uma semana de mobilização pelos direitos dos povos e comunidades indígenas e tradicion[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados