Carta ao Ministério da Saúde sobre a informação raça/cor nos sistemas de informação da Covid-19

Foto: Governo do Ceará

Mais Lidos

  • Cristo Rei ou Cristo servidor? Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Dois projetos de poder, dois destinos para a República: a urgência de uma escolha civilizatória. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • “Apenas uma fração da humanidade é responsável pelas mudanças climáticas”. Entrevista com Eliane Brum

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

26 Abril 2020

A Abrasco vem acompanhando o aprimoramento dos sistemas de informação de saúde relativos à epidemia de Covid-19 e reconhece a Portaria nº 344 GM/MS, de 01 de fevereiro de 2017, que dispõe sobre a inclusão e o preenchimento do quesito raça/cor nos formulários dos sistemas de informação em saúde, sendo de grande importância por incluir a variável raça/cor na nova ficha de notificação da Covid-19 que foi distribuída recentemente para as Unidades Federativas.

A reportagem é publicada por Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Abrasco, 25-04-2020.

Entendemos que a disponibilização da informação sobre raça/cor é fundamental para assegurar o enfrentamento da epidemia e deveria ser considerada como prioridade no planejamento das ações e monitoramento em nosso país, especialmente tendo em vista o perfil de extrema desigualdade racial existente no Brasil.

Neste sentido, estamos encaminhando abaixo três solicitações que não só contribuirão para o aprimoramento das ações em todos os estados e municípios, como também irão propiciar a realização de pesquisas que possam aprofundar as questões sociais, raciais e econômicas no contexto desta pandemia.

● Divulgação de dados desagregados por raça/cor nos painéis de monitoramento, boletins epidemiológicos, notas técnicas, e demais documentos oficiais relativos à Covid-19;
● Inclusão dos mesmos fatores de risco/comorbidades na ficha de notificação de Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG-Hospitalizado) e na ficha de notificação da Covid-19;
● Inclusão do campo raça/cor nas fichas de hospitalizações dos casos da Covid-19 quando em leitos públicos ou privados.

Aguardaremos a resposta a estas solicitações e nos colocamos à disposição para contribuir com o aprimoramento do Sistema Nacional de Informações em Saúde.

Acesse a Carta em PDF

Rio de janeiro, 23 de abril de 2020.

Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO

 

Leia mais