• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Adolfo Nicolás: “Rezar com Francisco pelo Japão e rezar do Japão por Francisco, apoiando sua primavera evangélica”

Logotipos das viagens apostólicas do papa Francisco ao Japão e à Tailândia | Foto: Vatican Media

Mais Lidos

  • O desastre de uma megaoperação no Alemão e na Penha de um governo que terceiriza o seu comando. Artigo de Jacqueline Muniz

    LER MAIS
  • Bolsonarismo pode eleger 44 senadores em 2026 e se tornar majoritário, diz Real Time Big Data

    LER MAIS
  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

28 Outubro 2019

“Francisco virá certamente depois das pegadas de Xavier, porém não verá as outras religiões como se fossem o inimigo ou concorrentes, mas sim como companheiras de viagem para nos dar vida mutuamente com o gozo do evangelho e a alegria do amor”.

“Com o budismo compartilhamos quatro grandes temas que são muito entranháveis para Francisco: a contemplação, a misericórdia, o discernimento e a justa proteção de toda vida”

Na residência “Loyola House” – casa de saúde dos jesuítas idosos que oram pelo mundo, pela Igreja e pela Companhia – o padre Adolfo Nicolás, ex-Superior Geral, recebeu com satisfação a boa nova da viagem do papa Francisco à Tailândia e ao Japão. A notícia chegou justamente quando ele revisava o texto de um colóquio-epílogo sobre a obra póstuma de K. Kadowaki (jesuíta pioneiro da inculturação e integrador da espiritualidade Zen com a oração cristã, bem conhecido pelo seu livro El Zen e a Bíblia). Era o momento oportuno para rezar com Francisco pelo Japão e para rezar do Japão por Francisco.

Nesse marco surgiram essas conversas sobre a evangelização; porém ficaram interrompidas, a se acentuar em meados de setembro, pela doença que afeta a sua saúde. Publicamos com sua permissão, as primeiras entradas da série, confiando completá-las, depois das mensagens de Francisco em Tóquio, Hiroshima e Nagasaki.


O padre Nicolás, com o padre Masiá, o professor Sanz e o padre Catret. Foto: Religión Digital

A reportagem é de Juan Masiá, publicada por Religión Digital, 26-10-2019. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.

Eis a conversa.

Adolfo Nicolás (AN):
Estamos acostumados a escutar Francisco falar a estrofe preferida: “rezem por mim”. Que esse colóquio seja de ida e volta: rezar com Francisco pelo Japão e rezar do Japão por Francisco, apoiando sua primavera evangélica.

Companheiro Jesuíta (JM):
É muito para um post e pouco para um artigo completo.

AN:
O fragmentário também ajuda se fizer pensar.

JM:
Comecemos pela viagem, se realiza um sonho do jovem Bergoglio, que se ofereceu em seu dia para a missão, porém não o concederam por problemas de saúde. Agora vem a evangelizar depois das pegadas de Xavier.

AN:
A evangelizar, sim, e também que o Ocidente se deixe evangelizar. “Saiu o semeador a semear e... percebeu que já estava brotando o trigo”. É que o Espírito havia semeado antes. Diziam nossos companheiros asiáticos e disse nosso companheiro, padre Victor Codina, sobre a Amazônia...

JM:
Xavier veio pelas pegadas do Espírito.

AN:
Francisco virá pelas mesmas pegadas de Xavier, porém com uma bagagem e estilo distinto do da época de Xavier. Eu tomei parte no Sínodo sober a Nova Evangelização, porém não vi que saíssem em primeiro plano os erros da evangelização antiga. Xavier trazia a teologia de seu tempo que pensava que “fora da igreja não há salvação” e que os chamados “pagãos se precipitavam em massa nos infernos”. Hoje, depois do Vaticano II, já não se vai à missão como colonização e proselitismo, nem se captam conversões com ameaças de castigo eterno. Francisco virá certamente depois das pegadas de Xavier, porém não verá as outras religiões como se fossem o inimigo ou concorrente, mas sim como companheiras de viagem para nos dar vida mutuamente com o gozo do evangelho e a alegria do amor: Evangelii Gaudium, Amoris laetitia, e para proteger toda a vida: Laudato si’.

JM: Proteger toda a vida é o lema oficial da visita de Francisco ao Japão, que recolhe temas centrais dessas exortações tão bem acolhidas pelos bispos japoneses que, quando apelam pela paz, a vida e a justiça, ou pela abolição da pena de morte, ou pela supressão das armas nucleares, ou contra a destruição do meio-ambiente e a economia do descarte, o fazem se somando a movimentos semelhantes desde dentro de outras religiões e em união com elas.

AN: Isso vale especialmente para a cooperação com o budismo, com o qual coincidimos e compartilhamos quatro grandes temas que são muito entranháveis para Francisco: a contemplação, a misericórdia, o discernimento e a justa proteção de toda vida.

JM: Isso nos dá muitíssima matéria para os posts seguintes. Continuaremos preparando a vinde de Francisco com essas conversas enquanto rezamos com ele pelo Japão e desde o Japão.

Leia mais

  • A colaboração de Jesuítas, leigos e leigas nas Universidades confiadas à Companhia de Jesus: o diálogo entre humanismo evangélico e humanismo tecnocientífico. Artigo de Adolfo Nicolás. Cadernos IHU ideias, Nº. 196
  • Papa Francisco viaja para Ásia em busca de diálogo, paz e solidariedade ecológica
  • Papa Francisco em Hiroshima e Nagasaki no próximo dia 24 de novembro
  • Papa vai visitar o Japão, cumprindo sonho antigo
  • Papa anuncia intenção de visitar o Japão em 2019
  • Cristãos asiáticos podem salvar o Cristianismo da Cristandade - II
  • “Na Ásia, não há evangelização possível sem alianças com o budismo e o xintoísmo”. Entrevista com o jesuíta Adolfo Nicolás

Notícias relacionadas

  • Papa abre a Porta Santa: “Bangui é a capital espiritual do mundo”

    LER MAIS
  • "Esta economia mata. Precisamos e queremos uma mudança de estruturas", afirma o Papa Francisco

    LER MAIS
  • Padre Arrupe, herói em Hiroshima. O relato de García Márquez

    LER MAIS
  • Francisco Xavier e Pedro Arrupe. Dois ícones da Igreja. A homilia do papa Francisco na festa de Inácio de Loyola em 2013

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados