• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Mais 2.700 bolsas de pesquisa da Capes são cortadas

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • “É muito normal ouvir que Jesus está para voltar. Mas quem está no púlpito dizendo que Jesus está para voltar está fazendo aplicações em ações ou investimentos futuros, porque nem ele mesmo acredita que Jesus está para voltar”, afirma o historiador

    Reflexão para o Dia dos Mortos: “Num mundo onde a experiência fundamentalista ensina o fiel a olhar o outro como inimigo, tudo se torna bestial”. Entrevista especial com André Chevitarese

    LER MAIS
  • De Rosalía a Hakuna, por que a imagem cristã retornou à música? Artigo de Clara Nuño

    LER MAIS
  • O Dia dos Mortos do México celebra a vida em “outra dimensão”

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

05 Junho 2019

Em maio, o órgão já havia bloqueado 3.500 mil bolsas de mestrado e doutorado; MEC alega necessidade de ‘contingenciar gastos’.

A reportagem é de Thaís Chaves, publicada por CartaCapital, 04-06-2019.

Órgão de controle das pesquisas acadêmicas no Brasil, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou nesta terça-feira 4 mais um corte em bolsas de estudo. Desta vez o bloqueio foi de 2.724 bolsas de mestrado e doutorado.

O argumento da entidade, que pertence ao Ministério da Educação, é de que o bloqueio é necessário devido aos contingenciamentos de recursos que a pasta está realizando. A decisão, que já era esperada, surge após o corte de 3.500 bolsas no mês de maio. O presidente da entidade, Anderson Ribeiro Correia, já havia então alertado para a possibilidade de mais cortes nos benefícios. No entanto, devido à repercussão negativa, 1.200 bolsas de cursos com os conceitos 6 e 7 foram reabertas.

Os conceitos são referentes às categorias que o órgão utiliza para avaliar os seus programas. Neste segundo corte, a entidade anunciou que as bolsas bloqueadas são referentes a cursos que foram avaliados em nota 3 ou 4.

Nos parâmetros da Capes, os cursos de pós-graduação podem ser avaliados de 3 a 7. É levado em conta, primordialmente, a produção científica do corpo docente e discente da universidade, a estrutura curricular do curso e a infraestrutura que a instituição dispõe para a pesquisa. A nota 3 é usualmente dada a cursos novatos em sua implantação e/ou a instituições que ainda não sejam reconhecidas por seus cursos. O conceito de nota 5 é utilizado para cursos de excelência nacional e as notas 6 e 7 aos cursos de qualidade internacional.

Leia mais

  • #15M: A insurreição estudantil e o país sem respostas às questões contemporâneas. Algumas análises
  • Corte de 30% na verba de universidades federais fere a Constituição, dizem juristas
  • "É o caos. Um caos que tem sua lógica, na qual o bolsonarismo aposta para levar adiante seu projeto autoritário". Entrevista especial com Roberto Andrés
  • Educação abre resistência popular a Bolsonaro
  • Mobilização por educação confronta bolsonaristas nas redes e testa força nas ruas
  • 15 de maio e as manifestações pela educação – Um grito em defesa do futuro do País
  • Em nova derrota do governo, ministro da Educação é convocado para falar no plenário da Câmara
  • Pais, alunos e professores de escolas particulares aderem à paralisação em defesa da educação
  • Punir universidade por conhecimento que não convém ao governo é inconstitucional, diz diretor do Direito da USP
  • Professor e estudante como protagonistas secundários no processo da educação. Entrevista com Gabriel Grabowski
  • “A desinformação sobre as Universidades Públicas é proposital e tem a intenção de justificar o discurso privatista”. Entrevista com Mônica Ribeiro
  • O dia em que o governo perdeu as ruas
  • O grande risco da “Universidade Empreendedora”
  • #15M Dia Nacional de Greve na Educação
  • Cortes e ataques às universidades públicas catalisam mobilização contra Bolsonaro
  • Bloqueio na educação profissional chega a R$ 1,18 bilhão
  • Armas em vez de livros e remédios
  • Entenda as armas bolsonaristas na guerra às universidades
  • A ciência versus Bolsonaro
  • Educação, o primeiro ‘front’ da guerra cultural do Governo Bolsonaro
  • Um Governo que dissemina pânico entre quem produz pesquisa no Brasil
  • 'Ciências humanas são tão importantes quando exatas e biológicas', diz professora de Harvard
  • O desmonte da ciência brasileira
  • Equipe de Bolsonaro quer cobrança de mensalidade em universidades federais
  • Entenda por que pedido de Flávio Bolsonaro ao STF é um tiro no pé
  • As ligações dos Bolsonaro com as milícias
  • País vai às ruas, para voltar a respirar. E depois?
  • As grandes manifestações de rua na greve geral da educação desmentem a 'onda de apatia"

Notícias relacionadas

  • A ciência brasileira na UTI

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal agência de fomento à pesquisa do governo fed[...]

    LER MAIS
  • O pêndulo das gerações: debate sobre Escola sem Partido ignora os principais interessados, os alunos

    Polêmica em torno de proposta de uma Escola sem Partido revela desconhecimento sobre a força das novas gerações, atesta José [...]

    LER MAIS
  • Governo Temer suspende programa nacional de combate ao analfabetismo

    LER MAIS
  • Professores perdem 20% do tempo de aula tentando chamar atenção dos alunos

    Especialista fala sobre indisciplina e como o professor deve agir em salaA Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Eco[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados