• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O velho conto do capitalismo bom

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

04 Mai 2019

“Diante da inevitável constatação do aumento da exploração da miséria e da pilhagem da natureza, os grandes capitalistas avançam com seus tanques de pensamento: procuram colonizar nossas mentes e manipular a percepção da realidade”, escreve Manuel E. Yepe, advogado, jornalista e economista, em artigo publicado por Rebelión, 29-04-2019. A tradução é do Cepat.

Eis o artigo.

Cecília Zamudio é uma pintora e escritora nascida na Colômbia, que viveu em uma dezena de países do mundo. Sua obra, muito versátil e integral, se define dentro do Colorismo Humanista e nela ressalta sua preocupação e estudo pelos processos sociais e históricos. Um de seus mais recentes trabalhos é dedicado a demonstrar que o capitalismo é selvagem por natureza, que não existe um capitalismo menos selvagem, posto que é um ordenamento social que se baseia na exploração.

Constantemente, a pobreza aumenta em nível mundial, ao passo que as grandes fortunas crescem de maneira exponencial. Cada vez mais, os capitalistas degradam o planeta, escravizam e coisificam mais seres vivos. Excluem milhões de pessoas da possibilidade de vida sadia e digna, ao mesmo tempo em que exterminam espécies e ecossistemas, conforme expõe a intelectual colombiana.

Milhões de seres humanos, empobrecidos pela pilhagem perpetrada pelas multinacionais que capitalizam baseadas na destruição de montanhas e rios, acabam se aglomerando nos cinturões de miséria das grandes cidades enriquecidas.

Intensifica-se o êxodo de pessoas dos países mais brutalmente saqueados para a metrópole do capitalismo. Contudo, os países enriquecidos à custa de empobrecer os outros apreciam cinicamente as riquezas, mas não as pessoas. Crescem os muros e os cercados, ao mesmo tempo em que diminui a análise e a empatia.

A areia das praias fica mais branca com as ossadas de milhares de naufragados em sua tentativa de fugir da caldeira capitalista em que os homens converteram seus países, com base em pilhagem e guerras imperialistas.

Os patrões dos países na metrópole capitalista, que também intensifica a exploração contra os trabalhadores autônomos e precariza suas condições de vida, precisam de um bode expiatório a quem culpar de ações contra as quais não quer se responsabilizar. Usa seus meios de comunicação para alienar as maiorias, aduzindo que a precarização de suas condições de vida se deve aos “imigrantes”. Intensifica nos meios de alienação massiva a promoção do racismo e do fascismo, para aumentar assim a divisão da classe trabalhadora e multiplicar os níveis do fanatismo racista.

A violência contra as mulheres também é intensamente promovida pelos meios de alienação massiva. Dado que o machismo é parte fundamental da superestrutura capitalista, crescem os lucros de uns poucos sobre a aberração do feminicídio.

A coisificação do ser humano é promovida até a saciedade. Os valores da solidariedade são substituídos por falsas virtudes consumistas. A noção de “justiça social” busca ser apagada e suplantada pela perversa, egocêntrica e triste “caridade”.

“Enquanto os meios de alienação capitalista vulgarizam as pessoas com seu promovido “não mude o mundo, mude a si mesmo” (como se não fosse possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo), os capitalistas continuam depredando. Implementam com maior intensidade a obsolescência programada (envelhecimento prematuro e programado das coisas), tornando o planeta uma lixeira. Envenenam a terra e os alimentos de maneira cancerígena, assassinam por fome uma criança a cada cinco segundos, em um mundo no qual a agricultura atual teria condições de alimentar 12 bilhões de pessoas”.

Os capitalistas aproveitam a precarização das condições de vida que eles próprios promovem para ampliar sua pedreira de escravizados: crescem a escravidão moderna, a prostituição, o tráfico de crianças”.

É urgente sair deste sistema em que um punhado capitaliza sobre o sangue, o suor e as lágrimas das maiorias. Diante da inevitável constatação do aumento da exploração da miséria e da pilhagem da natureza, os grandes capitalistas avançam com seus tanques de pensamento: procuram colonizar nossas mentes e manipular a percepção da realidade.

Estes tanques de pensamento tentam apresentar o problema sob luzes deformantes, e para ganhar tempo inventaram esta falsa dicotomia entre “capitalismo selvagem” versus um suposto “capitalismo com rosto humano”.

O capitalismo é selvagem por natureza, posto que se baseia na exploração de uma parte dos humanos contra outra. Não há um “capitalismo menos selvagem”, uma vez que a violência do mesmo é intrínseca à aceleração da acumulação capitalista que cada dia aumenta mais.

E com ela, a exclusão, a exploração, a pilhagem, a repressão, o terrorismo de Estado, as guerras imperialistas, o fascismo, racismo, machismo, e todas as formas de violência de ricos contra pobres.

Leia mais

  • O preço da perversidade: a eleição de Trump como rechaço ao capitalismo da pobreza conveniente
  • As cloacas do capitalismo: quando ter trabalho não significa sair da pobreza
  • Para pensar além do capitalismo. Artigo de Georges Monbiot
  • A renda básica universal como resposta à radicalização do capitalismo. Entrevista especial com Josué Pereira da Silva
  • O novo espírito do pós-capitalismo
  • O capitalismo está em um momento delicado
  • Os enigmas do capitalismo na era da tecnologia
  • Da alienação à mobilização do neocapitalismo
  • “O capitalismo está sob séria ameaça”, adverte Raghuram Rajan, economista que previu a crise financeira global
  • Björn Hocke: ‘Matteo Salvini é um exemplo para mim, eu me inspiro no seu populismo’. O político da extrema direita alemã fala abertamente de capitalismo, União Europeia, Alemanha, nazismo e Islã
  • Redes sociais, ultracapitalismo e vidas frustradas
  • A fuga para dentro do capitalismo e a aceleração da democracia. Entrevista especial com Bruno Cava
  • O ultracapitalismo controlará a longevidade?
  • Liberalismo econômico. A crise do capitalismo e a tentativa de resposta teórica: a tese do “mercado total”
  • O capitalismo selvagem está de volta e não irá se domesticar
  • "O capitalismo "humano" de ontem é a fonte do capitalismo "selvagem" de ontem (nas periferias do mundo) e de hoje (no mundo inteiro)". Entrevista especial com Valter Pomar
  • A crescente desigualdade do capitalismo mundial
  • Uberização do trabalho: subsunção real da viração
  • O neofascismo, onda mundial
  • Xenofobia, Racismo e Nacionalismo Populista no contexto das Migrações Globais e Refugiados
  • Machismo alimenta desigualdade social e traz prejuízo à economia
  • Feminicídio não é crime passional. É crime de ódio
  • “O tráfico de pessoas é um flagelo aberrante e escravidão moderna”, denuncia Papa Francisco
  • Aumenta o número de crianças vítimas do tráfico, diz ONU
  • Turismo e exploração sexual. Um problema social brasileiro. Entrevista especial com Dom Flávio Giovenale

Notícias relacionadas

  • Transição e novos cenários de contrapoder

    LER MAIS
  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • Papa faz visita surpresa a comunidade que acolhe mulheres vítimas de tráfico humano

    Foto: L’Osservatore Romano/EPA O Papa Francisco visitou no dia 12, sexta-feira, a Comunidade Papa João XXIII onde conversou [...]

    LER MAIS
  • As novas vozes do feminismo negro

    Não foi só o reconhecimento de anos de esforço de uma atleta cheia de talento e sem recursos. Foi também mais um basta. A judo[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados