A falta de um verdadeiro diálogo com os fiéis. A opinião de Jean Delumeau

Mais Lidos

  • Banco Master: a reconstrução completa de como uma fraude capturou a República

    LER MAIS
  • Pesquisadora reconstrói a genealogia do ecofascismo e analisa as apropriações autoritárias do pensamento ambiental, desde o evolucionismo do século XIX e o imaginário “ecológico” nazista até suas mutações contemporâneas. Ela examina novas formas de “nacionalismo verde” e explica como a crise climática é instrumentalizada pela extrema-direita para legitimar exclusões, fronteiras e soluções antidemocráticas

    Ecofascistas: genealogias e ideias da extrema-direita "verde". Entrevista com Francesca Santolini

    LER MAIS
  • A guerra dos EUA e Israel com o Irã: informação, análise e guerra assimétrica. Artigo de Sérgio Botton Barcellos

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

09 Setembro 2011

O grande problema da Igreja Católica Romana é a falta de um verdadeiro diálogo.

A opinião é de Jean Delumeau, historiador francês especializado em história da Igreja, para o jornal francês La Croix, 07-09-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

O clero hoje tem diante de si uma classe instruída de leigos, que é tão culta quanto o clero, se não mais. Ele deve levar em conta a sua necessidade de se expressar, seus ideais democráticos. O grande problema da Igreja Católica Romana é a falta de um verdadeiro diálogo.

As dioceses convocam sínodos, mas adverte que certos assuntos não serão transmitidos a Roma. Mesmo as indicações das comissões no Vaticano não são seguidas pelo papa. A encíclica Humanae Vitae, em 1968, foi um exemplo disso. Essa encíclica esvaziou as igrejas. O fato de manter os fiéis à margem explica essa hemorragia. Hoje, a Jornada Mundial da Juventude é uma bela manifestação, mas não é um lugar de diálogo.