• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A mística nos leva a escutar o grito da Terra e o clamor desolador de milhões de pessoas

Mais Lidos

  • O consenso cresceu como uma onda: "Mais de cem votos para Prévost no Conclave"

    LER MAIS
  • A brilhante jogada do Conclave: o Papa Leão XIV é uma escolha à altura da tarefa da situação geopolítica. Artigo de Marco Politi

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Leão XIV: a abertura do pontificado. Artigo de Pedro A. Ribeiro de Oliveira

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

12 Setembro 2018

"A mística é inseparável do trabalho pela justiça", garantem os teólogos progressistas.

“Se nos colocamos do lado das vítimas, fazemos uma opção radical pelas pessoas pobres e pelos povos oprimidos e colaboramos com sua libertação”, afirma a Mensagem final do Congresso de Teologia, realizado em Madrid, nos dias 7 a 9 de setembro. A tradução é de Graziela Wolfart.

Eis a Mensagem final do Congresso de Teologia.

De 7 a 9 de setembro de 2018 nos reunimos no 38º Congresso de Teologia para compartilhar experiências e refletir sobre "Mística e Libertação".

1. Começamos nos perguntando se, diante das graves situações de injustiça estrutural, crescimento da desigualdade, maltrato à Mãe Terra, aos povos originários, às mulheres, e depois das dramáticas imagens de pessoas migrantes e refugiadas que morrem afogadas na tentativa de acessar nossas costas, podemos continuar falando de mística. A resposta somente pode ser afirmativa se nos colocarmos do lado das vítimas, fazendo uma opção radical pelas pessoas pobres e pelos povos oprimidos e colaborando com sua libertação.

2. Perguntamos-nos se a mística faz parte da realidade ou é um estado patológico, para responder que é a abertura ao mistério, o descobrimento de Deus no rosto do outro, o conhecimento intuitivo, a saída de si mesmo e o acesso a um novo estado de consciência que possibilite uma visão distinta e transformadora da realidade.

3. Descobrimos que as pessoas místicas não têm nada de passivas. Comportam-se com grande liberdade de espírito, são profundamente críticas com as instituições religiosas e políticas e têm uma grande capacidade de desestabilizar o sistema. Exemplos: Jesus de Nazaré, Paulo de Tarso, Francisco de Assis, Mestre Eckhart, Hildegarda de Bingen, Marguerite Porete, Thomas Müntzer, Teresa de Ávila, João da Cruz, Rumi, Ibn Arabi, Luther King, Simone Weil. Por sua vez, fomos alertados sobre o perigo das pessoas iluminadas, que se dizem místicas.

4. Perguntamos-nos pela relação entre mística e política: Podem estar juntas, caminham paralelamente, são opostas? A mística influi na política? A resposta para a última pergunta foi afirmativa. As pessoas místicas vivem leves de bagagem, relacionam harmonicamente razão e emoção, podem contribuir na criação de uma cidadania livre com capacidade de interiorização, oferecem novos modelos de convivência, trabalham pela eliminação da pobreza e pela erradicação das desigualdades.

5. Observamos que a relação entre mística e política não é arbitrária, nem oportunista, mas intrínseca. Mais ainda, tomamos consciência da necessidade e urgência de uma mística de olhos abertos, coração solidário e amor politicamente eficaz, de uma mística que leva a escutar o grito da Terra, o clamor desolador de milhões de pessoas famintas de pão e de direitos humanos e a lutar por Outro Mundo Possível.

6. A mística é inseparável do trabalho pela justiça. Um dos nomes que a Bíblia hebraica dá a Deus é "nossa Justiça". A justiça não é, portanto, só um tema político ou jurídico; é também teológico.

7. Descobrimos a contribuição do silêncio contemplativo, pessoal e comunitário, para a luta pela justiça. Um silêncio que potencializa os gritos contra as injustiças, e especialmente contra a pederastia, diante da situação extrema que vivemos tanto em nível de política global como da Igreja católica. O silêncio não é o oposto da ação ou das palavras, mas é fonte de poder, perspicácia e perspectiva; ajuda para que o Espírito, e não o Ego, guie nossas vidas. Não isola das lutas do mundo, mas as abraça em âmbito mais profundo e é essencial para construir um mundo mais justo.

8. O cristianismo é uma religião mística não somente como experiência espiritual individual, mas como experiência política comunitária, que tem seu fundamento na autoridade das vítimas e sua força na compaixão; não foge da realidade, mas nos leva a nos rebelarmos contra a dor inocente e injusta.

9. A mística constitui uma das experiências mais importantes para superar os fundamentalismos religiosos, que se caracterizam pelo fanatismo e pela intolerância em relação àqueles que não pensam e creem como nós e, com frequência, terminam em um terrorismo justificado em nome de Deus.

10. A mística não é uniforme; se caracteriza por um amplo pluralismo, onde reside sua riqueza. Três são os modelos que analisamos neste Congresso com suas afinidades e peculiaridades: o "oriental", o cristão e o sufi.

11. Comprometemos-nos a viver uma mística em perspectiva feminista, integradora das diferentes experiências religiosas e leigas, que responda aos desafios de nosso tempo, trabalhe pela justiça e contribua para a construção de uma sociedade fraterno-sororal e uma comunidade eco-humana sem exclusões de gênero, etnia, crença ou descrença religiosa, classe social, procedência religiosa ou identidade afetivo-sexual.

12. Afirmamos, com Raimon Panikkar, que se pode viver harmonicamente uma pluralidade de místicas misteriosamente unificadas; com Leonardo Boff, que as pessoas cristãs devem ser "místicas na libertação"; com Jon Sobrino, que sem prática, o espírito permanece preguiçoso e muitas vezes alienante; com Gustavo Gutiérrez, que o método da teologia é a espiritualidade libertadora; com Juan Bautista Metz, que é necessária uma "mística de olhos abertos"; com Hans Küng, que é preciso alcançar uma mística inter-religiosa; com Dorothee Sölle, que a mística leva à resistência; com Pedro Casaldáliga, que é preciso praticar uma espiritualidade contra-hegemônica. A isso nos comprometemos neste Congresso.

Madrid, 9 de setembro de 2018.

Leia mais

  • A mística nupcial. Revista IHU On-Line, Nº 460
  • Mística, estranha e essencial. Secularização e emancipação. Revista IHU On-Line, Nº 435
  • O feminino e o Mistério. A contribuição das mulheres para a Mística. Revista IHU On-Line, Nº 385
  • Filosofia, mística e espiritualidade. Simone Weil, cem anos. Revista IHU On-Line, Nº 313
  • A inteligência fascinada pela mística. Artigo de Gianfranco Ravasi
  • A Mística não é misticismo
  • Um saber incomparável sobre a fé. Viagem ao fim da noite na companhia de oito místicas do século XX
  • Uma reflexão livre sobre a mística cristã. Artigo de Marco Vannini
  • Lutero, a mística e o núcleo do Evangelho. Artigo de Marco Vannini
  • Em cima do muro? – Mística, Ética e Crise Política Brasileira (IHU/Adital)
  • A feminilidade da mística em Teresa d’Ávila. Entrevista especial com Faustino Teixeira
  • “Deus nos envolve por todas as partes”. A mística do poeta Ernesto Cardenal
  • Realidade e mística, uma leitura a partir da Filosofia. Entrevista especial com José Carlos Michelazzo
  • Uma ética para a Mãe Terra
  • Quem se importa com migrantes? Mortos em vida, eles migram para morrer mil vezes mais
  • Eckart, um místico no vazio de Deus
  • Rûmî: a mística reconhecida pela alta literatura. Entrevista especial com Faustino Teixeira
  • Gustavo Gutiérrez, o pai da teologia da libertação

Notícias relacionadas

  • Poesia e mística: o silêncio como origem e destino. Entrevista especial com Mariana Ianelli

    “O tempo interior, de silêncio, paciência e meditação, tem sido cada vez mais preterido pelo imediatismo, que é a noção d[...]

    LER MAIS
  • “A experiência do espírito vai muito além das distinções espaço-temporais e de gênero”. Entrevista especial com Marco Vannini

    Para se entender a mística, é preciso partir da antropologia clássica e cristã: “Não bipartida em corpo e alma, mas tripart[...]

    LER MAIS
  • São Francisco: entre Giotto e Dante

    Francisco tentou o impossível: o retorno pleno aos ensinamentos de Cristo e do Evangelho combinado ao vínculo indissolúvel com [...]

    LER MAIS
  • Irmão Francisco, irmã Clara. Artigo de Enzo Bianchi

    A transparência evangélica da intuição franciscana não deixa de nos questionar, porque, ainda hoje, nos coloca diante do rost[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados