Papa Francisco: ''A história se faz com os pobres. O protagonista é o mendicante''

Mais Lidos

  • No meio do caminho estava o CIMI: 50 anos do documento-denúncia “Y-Juca-Pirama” e a atuação do Pe. Antônio Iasi Jr, SJ

    LER MAIS
  • Frente à carnificina, testemunhar. O quê? Uma resposta do cristianismo de libertação. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Católicos versus Evangélicos no Brasil: “guerra de posição” x “guerra de movimento”. Artigo de José Eustáquio Diniz Alves

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

08 Novembro 2017

“O protagonista da história é o mendicante. A história se faz, assim, com os mais pobres, e estes são os protagonistas da história, da salvação.” O Papa Francisco afirmou isso no terceiro episódio do programa Padre Nostro, apresentado pelo Pe. Marco Pozza, que vai ao ar no canal Tv2000 nesta quarta-feira, 8 de novembro, às 21h05 (hora de Roma).

A reportagem é do Servizio Informazione Religiosa (SIR), 07-11-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Francisco dialoga com o jovem capelão da prisão de Pádua, Pe. Marco Pozza, na introdução de cada episódio. O programa, nascido da colaboração entre a Secretaria para a Comunicação da Santa Sé e o Tv2000, está estruturado em nove episódios, todas as quartas-feiras, durante as quais o Pe. Marco também se encontra com famosos personagens seculares do mundo da cultura e do entretenimento.

No terceiro episódio, a protagonista é a atriz Maria Grazia Cucinotta, que enfatiza: “Cada um tem o seu Deus. Eu, que já circulei tanto pelo mundo, indo para a América, onde existem três mil religiões, ou à Índia, ou na última viagem à China, sempre vi que, nesses templos, Deus é um, representado com mil faces”.

A partir do encontro, das palavras e das respostas do papa ao Pe. Pozza, nasceu também o livro Padre Nostro di Papa Francesco, pela editora Rizzoli e pela Livraria Editora Vaticana, que será publicado na Itália no dia 23 de novembro.

“Jesus está com eles e com todos”, acrescenta o papa, “mas, quando convida para a festa daquele filho que devia se casar, ele diz: ‘Que venham todos, bons e maus, todos’. A sua preferência é pelos pobres. O protagonista da história é o mendigo, mas não só o mendigo material, mas também nós, mendicantes espirituais: ‘Venha o vosso reino porque, sem reino, não podemos fazer nada’. Dizer ‘venha o vosso reino’ é mendigar.”

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Papa Francisco: ''A história se faz com os pobres. O protagonista é o mendicante'' - Instituto Humanitas Unisinos - IHU