Crimes ambientais crescem 46% neste ano, no AM

Mais Lidos

  • “A destruição das florestas não se deve apenas ao que comemos, mas também ao que vestimos”. Entrevista com Rubens Carvalho

    LER MAIS
  • Povos Indígenas em debate no IHU. Do extermínio à resistência!

    LER MAIS
  • “Quanto sangue palestino deve fluir para lavar a sua culpa pelo Holocausto?”, questiona Varoufakis

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

02 Novembro 2016

Infrações ambientais rederam mais de R$ 6 milhões em multas, este ano, segundo dados do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Ao todo, foram registradas, pelo órgão, 199 irregularidades como desmatamento ilegal e detenção de animais silvestres sem licença, 46% a mais do que em todo ano passado, quando 136 autos de infração foram lavrados.

A reportagem é de Gisele Rodrigues, publicada por D24am e reproduzida por Amazônia.org, 01-11-2016.

Em todo ano passado, foram registrados 136 infrações ambientais que renderam R$ 13 milhões aos cofres públicos, conforme o Ipaam.

Os quelônios representam a maioria das apreensões de animais silvestres no Estado, segundo informou o gerente de Fiscalização do Ipaam, Rodrigo Tacioli Serafini. De cada dez ações de recuperação de animais nativos, realizadas pelo Ipaam, cerca de seis são tartarugas e jabutis. De acordo com o gerente, foram lavrados até o final do mês de setembro deste ano, 204 termos de apreensão e depósito; desses, 35 tinham como referência os animais silvestres.

Segundo Serafini, grande parte das infrações registradas pelo instituto são sobre o desmatamento e a realização de atividades sem a licença do órgão ambiental competente.

Entre os produtos florestais encontrados, o gerente destaca a apreensão das madeiras serradas comercializadas por madeireiras, as madeiras ‘brancas’ que são usadas na construção civil e as lenhas para uso em olarias.

Denúncias

As denúncias de crimes ambientais cresceram 19%, nos primeiros nove meses deste ano. No ano de 2015, até o mês de setembro, foram feitas 526 denúncias ao Ipaam; neste ano, no mesmo período, foram 624 denúncias, em média uma denúncia a cada 12 horas.

Até o mês de setembro, 2016 já havia registrado 91% de todas as denúncias do ano anterior. Em todo ano de 2015, foram feitas 682 denúncias, contra 624 de janeiro a setembro deste ano.

No último dia 13, uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF-AM) na rodovia federal BR 319, que liga Manaus a Porto Velho, apreendeu um jabuti, seis tartarugas e 78 ovos de quelônios que estavam dentro de um veículo preto, modelo VW Saveiro. Segundo a PRF, a fiscalização foi motivada por uma denúncia anônima.

Os animais e ovos, conforme a PRF, foram encaminhados para o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e um boletim de ocorrência policial foi realizado. Conforme o órgão, o documento foi encaminhado para a Polícia Civil e para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para tomada de providências.

As denúncias podem ser realizadas de segunda a sexta-feira no horário de 8h às 17h, na sede do Ipaam, na Avenida Mário Ypiranga, 3280, no bairro Parque 10 de Novembro ou nos telefones 2123 – 6715 e 2123 – 6729.

Leia mais

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Crimes ambientais crescem 46% neste ano, no AM - Instituto Humanitas Unisinos - IHU