Prof. Dr. Luis Fernando Novoa Garzon

Mais Lidos

  • Católicos cínicos e a negatividade em relação ao Papa Francisco. Artigo de Massimo Faggioli

    LER MAIS
  • “Será a coragem de viver o presente que nos salvará do contágio do tédio”. Catequese do Papa Francisco

    LER MAIS
  • “Netanyahu reforçou o supremacismo judeu”. Entrevista com Eva Illouz

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

17 Janeiro 2023

Luis Fernando Novoa Garzon é professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), vinculado ao Departamento de Ciências Sociais. Tem formação na área de Ciência Política (UNICAMP) e é doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR-UFRJ. Coordena o Grupo de Pesquisa "Territorialidades e Imaginários na Amazônia" na UNIR. Faz parte do corpo docente do Mestrado em História da Amazônia (PPGHAm) e é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PGDRA) da UNIR.

É Pesquisador Colaborador do Grupo Cidades Globais do IEA-USP. Como membro da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (REBRIP), monitorou a gestão do Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani - PSAG entre 2005 e 2009, na condição de titular da Unidade de Execução Nacional do Projeto (UNEP-Brasil).

Como membro da Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais incidiu nas consultas públicas da Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), entre 2004 e 2011, coordenadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em representação da Universidade Federal de Rondônia junto ao Ministério Público Federal (MPF-RO), entre 2008 e 2016, produziu diagnósticos e insumos que apontaram lacunas no processo de licenciamento ambiental das Usinas Hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, além de irregularidades no cumprimento de condicionantes, compensações e precauções. Contribui como especialista no Painel de Especialistas da UHE Belo Monte que apresentou contra-pareceres que atestavam riscos sociais e ambientais não incorporados aos estudos oficiais.

Como pesquisador associado ao Laboratório ETTERN (Estado, Território, Trabalho e Natureza) do IPPUR/UFRJ coordenou a Linha de Pesquisa "Processos Decisórios do BNDES" no Programa de Pesquisa "BNDES: grupos econômicos, setor público e sociedade civil no contexto nacional e internacional, entre 2012 e 2016.

Entrevistas realizadas pelo IHU com Luis Fernando Novoa Garzon

Artigos de Luis Fernando Novoa Garzon publicados no IHU

Eventos realizados pelo IHU com Luis Fernando Novoa Garzon

  • As milícias na Amazônia. Desafios e urgências para o novo governo

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Prof. Dr. Luis Fernando Novoa Garzon - Instituto Humanitas Unisinos - IHU