Francisco escreverá uma carta sobre Dom Bosco, revela reitor maior salesiano

Revista ihu on-line

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais

Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

Edição: 550

Leia mais

Mais Lidos

  • Por defender indígenas, arcebispo de Porto Velho é alvo de intimidações até nas missas

    LER MAIS
  • Algorética: os valores atemporais da religião e sua contribuição insubstituível para o desenvolvimento humano e pacífico da inteligência artificial. Artigo de Paolo Benanti

    LER MAIS
  • “Elon Musk é um exemplo de que o capitalismo está se desintegrando”. Entrevista com Jonathan Crary

    LER MAIS

Newsletter IHU

Fique atualizado das Notícias do Dia, inscreva-se na newsletter do IHU


Por: André | 25 Agosto 2014

O reitor maior dos salesianos, padre Ángel Fernández, afirmou que o Papa Francisco escreverá uma carta sobre Dom Bosco, neste ano especial que eles vivem em preparação ao bicentenário do nascimento de seu fundador.

A reportagem é de Abel Camasca e publicada no sítio ACI Prensa, 20-08-2014. A tradução é de André Langer.

No dia 16 de agosto de 2015 completam-se os 200 anos do nascimento de São João Bosco e um ano antes, nos 132 países onde se encontram os salesianos, iniciaram-se as celebrações preparativas.

Em declarações à ACI Prensa, o Pe. Fernández explicou em que consiste esta preparação e como os salesianos buscam dar respostas à problemática juvenil atual.

“Sem dúvida, será uma celebração com muitas celebrações de fé, momentos de pregação, de oração, de Eucaristia, de ação de graças. Uma série de encontros juvenis, de caráter formativo, lúdico-festivo, por meio de um congresso pedagógico nos diversos continentes”, explicou o reitor maior.

Entretanto, afirma que não quiseram que estas celebrações fossem de “exultação, nem de fogos de artifício”, mas que se traduzam e concretizem em “novas iniciativas a favor dos jovens” mais necessitados.

“E, sem dúvida, vai-se concretizar também, e é um novo apelo que fiz a toda a congregação, em novos desafios e atenções e prestações missionárias em tudo o que é a ‘missio ad gentes’, em todos os lugares do mundo onde estão as presenças salesianas”, manifestou.

Com respeito à problemática juvenil da violência, famílias disfuncionais, droga e sexo desenfreado, o Pe. Ángel considera que o “ser salesianos educadores e evangelizadores no mundo de hoje tem mais sentido que nunca porque esta realidade é inclusive mais cruenta, mais dolorosa... mais ainda que o que o próprio Dom Bosco pode viver”.

Isto significa estar do lado dos jovens “mais feridos, aqueles que são mais prejudicados” para ajudá-los a recuperar sua dignidade, ressaltou.

Ao ser perguntado sobre se havia tido comunicação com o Papa sobre as celebrações do bicentenário, contou que o primeiro contato que tiveram foi durante a audiência concedida pelo Santo Padre aos salesianos capitulares, no mês de março, durante seu Capítulo Geral XXVII.

Nesse sentido, adiantou como novidade que o Santo Padre escreverá uma carta sobre o fundador dos salesianos. “A Santa Sé nos comunicou que o Papa Francisco escreverá uma carta, ao longo deste ano do bicentenário, sobre Dom Bosco”, afirmou o Pe. Ángel.

Por outro lado, também mencionou que foi comunicado que o Papa visitará a casa onde nasceu Dom Bosco em Valdocco e a Basílica de Maria Auxiliadora, na sua passagem por Turim por ocasião da exposição do Santo Sudário. O que acontecerá, provavelmente, em maio de 2015, mas ainda sem data exata.

Mais adiante, convidou os membros da Família Salesiana para viver estas celebrações de preparação tomando “mais consciência de que Dom Bosco é um dom de Deus para toda a sua Igreja e um dom de Deus para o mundo”.

Por último, enviou uma mensagem aos jovens dizendo-lhes que “Deus os ama profundamente”. E que isto era um motivo mais que suficiente para que tomem sua vida em suas mãos e com grandes desafios.

“Não deixem que as dificuldades da vida tirem seus sonhos, tirem sua vontade de viver, os metam em zonas escuras. Não! temos muitos motivos para a esperança. E assim como disse quem hoje é São João Paulo II, meus queridos jovens não tenham medo. Primeiro, pelos valores que vocês têm e depois porque o Senhor sempre está com vocês”, animou o reitor maior dos salesianos.

Comunicar erro

close

FECHAR

Comunicar erro.

Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Francisco escreverá uma carta sobre Dom Bosco, revela reitor maior salesiano - Instituto Humanitas Unisinos - IHU

##CHILD
picture
ASAV
Fechar

Deixe seu Comentário

profile picture
ASAV