O trabalho e as políticas públicas são tema de debate em oficina do ObservaSinos

Arte: Evlyn Zilch

Mais Lidos

  • Lula, sua última eleição e seus demônios. Artigo de Antonio Martins

    LER MAIS
  • Vozes de Emaús: Movimento Fé e Política faz história. Artigo de Frei Betto e Claudio Ribeiro

    LER MAIS
  • Parte do Sul Global, incluindo o Brasil, defende que países desenvolvidos abandonem os combustíveis fósseis primeiro. Para Martí Orta, não há espaço para ritmos nacionais distintos na eliminação de petróleo, gás e carvão. O pesquisador afirma que a abertura de novos projetos de exploração ignora os limites definidos pela ciência

    Cancelar contratos fósseis. Não ‘há tempo’ para transição em diferentes velocidades. Entrevista com Martí Orta

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Por: Lucas Schardong e Marilene Maia | 29 Mai 2017

Na próxima quinta-feira, 1º de junho, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, promoverá o debate sobre realidade do trabalho, dos trabalhadores e das políticas públicas dos municípios e região do Vale do Sinos. O evento ocorrerá na sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, das 14h às 16h30min e será ministrado pela economista e coordenadora da Pesquisa de Emprego e Desemprego - PED do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE, Lúcia dos Santos Garcia. As inscrições, com emissão de certificados após a conclusão, podem ser feitas clicando aqui.

Com o objetivo de promover a formação sobre a produção de informação relacionada ao trabalho, a atividade apresentará as principais bases de dados do trabalho nos municípios e região do Vale do Sinos, em vista de qualificar os processos de planejamento, monitoramento, avaliação e controle social das políticas públicas nesta área.

Para Lúcia, é importante conhecer as realidades e transformações do mundo do trabalho, que mobilizam a vida dos/as trabalhadores/as e os territórios. Para isso a informação é fundamental.  “O conhecimento é transformador e isso ajuda na construção de alternativas dos desafios”, afirma. A economista também defende que a busca pelo conhecimento e pelo acesso à informação é uma forma de se lutar pelos direitos. “Precisamos ficar atentos às transformações que estão acontecendo no mundo do trabalho. Os desmontes dos direitos que ocorrem no mundo do trabalho também se voltam para as estruturas de informação, e precisamos lutar contra isso”.

A in-formação sobre as realidades do trabalho e dos sujeitos socioculturais, que são áreas de interesse do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, se coloca como propósito do ObservaSinos para esta Oficina, assim como para as análises que tem elaborado semanalmente. Recentemente foi publicada a análise Mulheres e Trabalho: evidências da desigualdade no Vale do Sinos, que apontou números reveladores em relação aos dilemas históricos e contemporâneos da desigualdade de gênero presentes na sociedade.

Leia Mais