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Os problemas mais profundos com os riffs teológicos de JD Vance

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10 Fevereiro 2025

O comentário do vice-presidente JD Vance a Sean Hannity sobre a hierarquia do amor demonstrou por que ele e outros convertidos proeminentes ao catolicismo são tão problemáticos. Vance disse a Hannity que estava invocando "uma escola muito antiga, e eu acho que é um conceito muito cristão, a propósito, que você ama sua família e então ama seu vizinho, e então ama sua comunidade, e então ama seus concidadãos em seu próprio país, e então, depois disso, prioriza o resto do mundo."

A reportagem é de Michael Sean Winters, publicada por National Catholic Reporter, 05-02-2025.

O que se seguiu foi uma janela para a maneira como grande parte da vida cristã contemporânea é perturbada. Rory Stewart, um ex-assessor do primeiro-ministro britânico Tony Blair que agora leciona em Yale, tuitou : "Uma visão bizarra de João 15:12-13 — menos cristã e mais tribal pagã. Deveríamos começar a nos preocupar quando os políticos se tornam teólogos, assumem falar por Jesus e nos dizem em que ordem amar..."

A bizarre take on John 15:12-13 - less Christian and more pagan tribal. We should start worrying when politicians become theologians, assume to speak for Jesus, and tell us in which order to love… https://t.co/rrsivzGdvT

— Rory Stewart (@RoryStewartUK) January 30, 2025

Vance respondeu com um tuíte que começava: "Basta pesquisar no Google por 'ordo amoris'" — como se a teologia pudesse ser dominada por meio de uma pesquisa no Google.

O tweet de Vance continuou: "Fora isso, a ideia de que não há uma hierarquia de obrigações viola o senso comum básico. Rory realmente acha que seus deveres morais para com seus próprios filhos são os mesmos que seus deveres para com um estranho que vive a milhares de quilômetros de distância? Alguém acha?"

Just google “ordo amoris.” Aside from that, the idea that there isn’t a hierarchy of obligations violates basic common sense. Does Rory really think his moral duties to his own children are the same as his duties to a stranger who lives thousands of miles away? Does anyone? https://t.co/otvv5g1wFN

— JD Vance (@JDVance) January 30, 2025

Como muitas pessoas apontaram, a parábola do bom samaritano, assim como as instruções em Mateus 25 e uma série de outros versículos das Escrituras, pensa que os deveres morais para com estranhos, embora não sejam "os mesmos" que aqueles para com os próprios filhos, são, no entanto, clamantes. O tweet do padre jesuíta Jim Martin é um exemplo desse tipo de resposta no X, antigo Twitter.

I’ve noticed some pushback for commenting on Jesus’s Parable of the Good Samaritan and how it asks us to care for the stranger. Some people have pointed to St. Thomas Aquinas’s traditional “ordo amoris," or order of love, to say that we should take care of our family first, then… pic.twitter.com/vcvVaWN7mP

— James Martin, SJ (@JamesMartinSJ) February 1, 2025

Por mais que eu me divirta com os católicos jogando versículos bíblicos uns aos outros — o que não teria acontecido antes do Vaticano II! — as trocas demonstram a maneira como os católicos de ambos os lados da divisão ideológica cometem uma falha fundamental ao aplicar os éditos bíblicos à igreja hoje. Eles esquecem a profunda observação feita por H. Richard Niebuhr em seu livro Cristo e Cultura : "Uma igreja grande e poderosa não pode fazer responsavelmente o que uma seita pequena e perseguida descobriu ser exigido dela."

Ainda assim, meu problema com Vance é diferente e mais profundo. Meu problema é a maneira como Vance, como uma série de proeminentes conservadores convertidos ao catolicismo, reduz o catolicismo não apenas à ética, mas a uma ideologia.

O NCR relatou pela primeira vez o fenômeno de conversões conservadoras ao catolicismo em 2003, quando Joe Feuerherd escreveu sobre o padre John McCloskey, da Opus Dei, e seu ministério no Catholic Information Center, em Washington, DC. O padre desempenhou um papel nas conversões do juiz do tribunal federal de apelações Robert Bork, do senador republicano Sam Brownback, do Kansas, e do coapresentador do "Crossfire", Robert Novak.

Quando Feuerherd perguntou ao padre por que ele teve tanto sucesso em fazê-los nadar no Tibre perto do Potomac, ele respondeu: "É como o negócio de corretagem ou qualquer negócio de vendas. Você ganha uma reputação, lida com uma pessoa e ela menciona você para outra pessoa... e de repente você tem uma sequência de pessoas."

Deixemos de lado que a evangelização não é "apenas como o negócio de corretagem". O que se tornou óbvio ao longo dos anos é que esses homens, e quase sempre eram homens, reconheceram na fé católica algo sólido e duradouro. Eles vinham de tradições religiosas que careciam da amplitude e profundidade da tradição intelectual católica, e quando encontraram essa tradição intelectual católica, eles ficaram fisgados.

Mas se você abraça a tradição intelectual como um amontoado de ideias, ignorando a cultura católica que a fez nascer, você não tem fé. Você só tem algumas ideias desvinculadas que podem ser facilmente colocadas em propósitos políticos e ideológicos.

Esses convertidos conservadores, e alguns de seus oponentes progressistas, não conseguem perceber que a essência do catolicismo não é uma ideia. Como o Papa Bento XVI escreveu na abertura de sua encíclica programática de 2005, Deus Caritas Est : " Nós viemos a acreditar no amor de Deus : nestas palavras o cristão pode expressar a decisão fundamental de sua vida. Ser cristão não é o resultado de uma escolha ética ou de uma ideia elevada, mas o encontro com um evento, uma pessoa, que dá à vida um novo horizonte e uma direção decisiva. ... Uma vez que Deus nos amou primeiro (cf. 1 Jo 4:10), o amor agora não é mais um mero 'comando'; é a resposta ao dom do amor com o qual Deus se aproxima de nós."

Não é possível arrancar a ideia de uma "ordo amoris" de um modo de vida enraizado no reconhecimento de que "ser cristão... é a resposta ao dom de amor com o qual Deus se aproxima de nós". Somente se começarmos com gratidão e graça, poderemos gerar uma cultura genuinamente católica.

Vance, e as políticas que ele defende, não começam com graça e gratidão. Ele não está apenas eticamente errado. Ele não entende a fé à qual se converteu.

Ele não está sozinho. Católicos de berço não são mais criados em uma cultura católica vibrante. Eles também podem acabar reduzindo a fé a uma ideologia politizada. A história deles é de declínio religioso diante da secularização e do consumismo, e é uma história bem conhecida e prosaica. A história de convertidos conservadores e poderosos é mais rica porque é muito ridícula. Os comentários de Vance sobre a "ordo amoris" fazem tanto sentido, moral e intelectualmente, quanto o enredo em "The Importance of Being Earnest".

Oscar Wilde, claro, escreveu uma comédia. Vance está escrevendo uma tragédia.

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