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Documento final do Sínodo: Mulheres, transparência, novos ministérios

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29 Outubro 2024

Após um mês de discussões, a segunda assembleia do Sínodo dos Bispos sobre sinodalidade concluiu seu trabalho em 26 de outubro em Roma. Imediatamente aprovado — um gesto incomum — pelo Papa Francisco, seu relatório final recomendou uma mudança de estilo e reformas significativas. Por Mikael Corre (com Malo Tresca)

A informação é publicada por La Croix International, 28-10-2024.

Um gesto incomum foi recebido com aplausos na Sala de Audiências Paulo VI no Vaticano. Na conclusão do Sínodo dos Bispos sobre sinodalidade, em 26 de outubro, o Papa Francisco anunciou que o documento final seria publicado como está e que ele não o acompanharia com uma exortação apostólica.

O texto tem valor magistral e pode “servir como um guia”, disse Francis. Resultado de três anos de consultas e debates, o resumo de 51 páginas e 155 artigos propôs uma reforma na governança da igreja, visando uma abordagem mais participativa. La Croix identificou dez propostas-chave feitas pela Assembleia, dando um quadro preciso das reflexões mais desenvolvidas do sínodo.

Expandir o acesso das mulheres a cargos de liderança

A questão da abertura do diaconato para mulheres, um tópico observado de perto, sofreu uma reversão. Inicialmente atribuído a um grupo de trabalho dedicado, estava ausente do rascunho apresentado em 21 de outubro no Salão Paulo VI. No entanto, a menção ao diaconato feminino reapareceu no texto final: “Não há razão ou impedimento que deva impedir as mulheres de desempenhar papéis de liderança na igreja: o que vem do Espírito Santo não pode ser interrompido”, afirmou o documento, enfatizando mais fortemente do que as versões anteriores os “obstáculos” que as mulheres enfrentam na igreja.

O parágrafo sobre o diaconato e essas desigualdades — Artigo 60 — recebeu a maior oposição na votação final da Assembleia (97 contra, de 356 participantes) em 26 de outubro. No entanto, todos os artigos foram adotados por dois terços da Assembleia.

O documento pedia amplamente a “implementação plena de todas as oportunidades já previstas no Direito Canônico com relação ao papel das mulheres, particularmente nos lugares onde elas permanecem pouco exploradas”.

Instituir regras sobre transparência financeira e prevenção de abusos

À luz dos recentes desafios de credibilidade devido a escândalos, o documento final propôs estabelecer regras para “promover uma cultura de transparência” dentro da igreja. Ao mesmo tempo em que salvaguardava “privacidade e confidencialidade”, o documento pedia uma gestão clara, justa, mais consistente e ética, incluindo auditorias financeiras anuais.

Os relatórios anuais também devem detalhar as medidas tomadas para proteger “menores e adultos vulneráveis”, e sugere-se “formação específica e adequada” para aqueles que trabalham com eles.

“Os ministérios e missões” dos líderes católicos devem passar por avaliações regulares. “A novidade é que a responsabilidade não é apenas com o superior, mas com toda a comunidade”, observou um teólogo no sínodo. Refletindo essa tendência de responsabilidade em todos os níveis, o documento propôs “avaliações periódicas” da Cúria, potencialmente se estendendo aos representantes papais.

Explorando um novo “ministério de escuta e acompanhamento” para leigos

Os contornos desses potenciais “ministérios leigos” permanecem indefinidos. Alguns membros sugeriram que eles fossem direcionados para “acolher aqueles que estão à margem da comunidade eclesial, aqueles que retornam após se afastarem, aqueles que buscam a verdade e esperam ser guiados para encontrar o Senhor”. Durante a sessão, “duas perspectivas emergiram: alguns defendem a elevação do papel da escuta, enquanto outros acreditam que ela deve permanecer como responsabilidade de todos os batizados”, resumiu um padre sinodal. O documento observou que essas divergências exigem “discernimento” contínuo.

A proposta de um “ministério de pregação” — permitindo que leigos, homens e mulheres, façam homilias — ressurgiu ao longo do mês, mas não foi incluída no texto final, apesar de sua presença no Instrumentum laboris, o documento de trabalho do Sínodo.

Mandato dos conselhos pastorais e diocesanos

O documento solicitou o estabelecimento obrigatório de conselhos paroquiais, diocesanos e econômicos funcionais. Isso “foi solicitado em todos os estágios do processo sinodal”, dizia o documento, pedindo que eles pudessem “desempenhar plenamente seu papel, e não apenas de forma puramente formal”.

O documento final também enfatizou a importância dos processos de seleção para os membros do conselho. “Quando nenhuma eleição for prevista, uma consulta sinodal deve ser realizada que expresse o máximo possível a realidade da comunidade ou da igreja local.”

No entanto, a linguagem aqui se suavizou. O documento de trabalho recomendou que mais da metade dos membros do conselho não fossem escolhidos por padres ou bispos. A maioria deveria, idealmente, representar a realidade da comunidade local em vez de ser nomeada por autoridades da igreja.

Incentivar sínodos diocesanos regulares

A Assembleia encorajou os sínodos diocesanos a serem “altamente valorizados como órgãos para consulta regular entre o Bispo e a porção do Povo de Deus confiada a ele”, que poderia relatar iniciativas como salvaguarda de menores, finanças e gestão de ativos. O documento recomenda que essas consultas locais ocorram “regularmente, e não de forma rara ou infrequente”.

Um rascunho inicial propôs realizá-los a cada “três a cinco anos” e sugeriu torná-los obrigatórios, embora isso tenha gerado resistência devido às suas demandas administrativas e humanas.

Esclarecimento das funções e delegação dos bispos auxiliares

Uma seção dedicada ao ministério dos bispos enfatiza a necessidade de “esclarecer o papel dos bispos auxiliares e expandir as tarefas que os bispos podem delegar”. Mais amplamente, o sínodo recomendou formação contínua para bispos, adaptada a contextos específicos.

Também sugeriu que as ordenações episcopais ocorressem em suas dioceses designadas — não na diocese de origem, como ainda é praticado em algumas regiões. A proposta de formar um “Conselho de Bispos Eméritos” foi abandonada, embora o documento incentive a “valorização” de sua experiência.

Formar um Conselho para representantes da Igreja Oriental

Para promover a “comunhão”, o documento pedia a criação de um “Conselho de Patriarcas, Arcebispos Maiores e Metropolitas das Igrejas Católicas Orientais presidido pelo papa”. Isso visa abordar desafios, como a “migração de muitos fiéis orientais para regiões de rito latino”, o que corre o risco de comprometer sua identidade.

Organizar um sínodo ecumênico sobre evangelização

O documento previa “formas de consulta e discernimento sobre questões de interesse compartilhado e urgente, como poderia ser a celebração de um sínodo ecumênico sobre evangelização”. Os conselhos locais também poderiam incluir delegados de outras igrejas e comunidades cristãs.

O 1.700º aniversário do Concílio de Niceia em 2025 pode proporcionar um novo evento ecumênico, com discussões contínuas em torno de uma data unificada para a Páscoa.

Criar um “observatório eclesial sobre deficiência”

Embora não estivesse originalmente na agenda, o documento propôs “o estabelecimento de um centro de pesquisa sobre deficiência baseado na Igreja”, reconhecendo “as capacidades apostólicas das pessoas com deficiência que se sentem chamadas e enviadas como agentes ativos da evangelização”.

O texto busca “apreciar a contribuição que vem da imensa riqueza de humanidade que eles trazem consigo” e reconhece que esses indivíduos experimentaram “sofrimento, marginalização e discriminação, às vezes sofridos até mesmo dentro da própria comunidade cristã”.

Incluir mais mulheres nos seminários e formar em comum com os leigos

“Houve também uma insistência marcante durante todo o processo sinodal sobre a necessidade de uma formação comum e compartilhada”, destacou o resumo, “na qual homens e mulheres, leigos, pessoas consagradas, ministros ordenados e candidatos ao ministério ordenado participem juntos, permitindo-lhes assim crescer juntos no conhecimento e na estima mútua e na capacidade de colaboração”.

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