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As questões LGBTQ+ farão parte da agenda do Sínodo em outubro?

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26 Setembro 2024

Como a segunda e última Assembleia Geral do Sínodo sobre Sinodalidade começa na próxima semana, é uma questão em aberto se as questões LGBTQ+ farão parte da agenda. O post de hoje examina o porquê disso e os pensamentos de um comentarista sobre como elas podem surgir de qualquer maneira.

A reportagem é de Robert Shine, publicada em New Ways Ministry, 26-09-2024.

Nos últimos meses, os líderes do Sínodo minimizaram ou até rejeitaram completamente as sugestões de que a Assembleia Geral do mês que vem consideraria tópicos como gênero e sexualidade, ordenação de mulheres ou liturgia.

O Instrumentum Laboris, ou documento de trabalho para a reunião, omitiu completamente a menção à inclusão LGBTQ+. E os cardeais Mario Grech e Jean-Claude Hollerich, respectivamente secretário-geral e relator-geral do Sínodo, continuam enfatizando que a assembleia é sobre questões de processo, não de substância.

Os líderes sinodais apontam para os dez grupos de trabalho que foram estabelecidos pelo Papa Francisco em março como os meios pelos quais questões específicas levantadas durante o processo sinodal de vários anos poderiam ser abordadas. As questões LGBTQ+ não foram nomeadas diretamente, mas podem se enquadrar em grupos de trabalho para “questões doutrinárias, pastorais e éticas controversas” e questões de “formas ministeriais específicas”. (Para uma análise mais profunda sobre essa dinâmica do Senior Fellow do New Ways Ministry, Brian Flanagan, clique aqui)

Apesar do desejo dos líderes do Sínodo de não voltarem às disputas do ano passado sobre gênero e sexualidade, que foram proeminentes e às vezes acaloradas, tanto comentaristas católicos quanto pessoas nos bancos da igreja questionaram se o Sínodo sobre sinodalidade pode realmente ser bem-sucedido se ignorar tópicos que os fiéis desejam tão claramente que sejam abordados.

O Pe. Thomas Reese, SJ, um observador experiente do Vaticano, argumentou em uma coluna recente que a Assembleia Geral “precisa definir sua própria agenda, mesmo que isso signifique rejeitar a agenda do papa”. Embora Reese afirme que o desejo de Francisco de abraçar a sinodalidade em todos os níveis da igreja seja bom, não é suficiente, escrevendo:

“Meu medo é que simplesmente focar na sinodalidade reduza o sínodo a uma reunião sobre reuniões. Falar apenas sobre sinodalidade pode levar a um nível de abstração teológica que não leva a lugar nenhum. A maneira mais eficaz de aprender sinodalidade é fazê-lo em questões concretas que a igreja enfrenta. Em vez de discutir musicologia, precisamos ser uma orquestra tocando uma sinfonia com instrumentos de verdade.”

Reese cita a delegada do Sínodo Mercy, Irmã Elizabeth Davis, como representante dos sentimentos de muitos participantes sobre a remoção de questões de gênero e sexualidade da pauta:

“Davis também observa que o documento [de trabalho] insiste que todas as decisões finais serão tomadas pela hierarquia. Ele 'continua nos lembrando que, apesar do nosso batismo, não temos igualdade em nossa igreja porque Deus me criou como uma mulher.'

“Ela também está angustiada com 'a falha em ser muito mais aberta sobre a inclusão de membros das comunidades LGBTQ+.'”

De acordo com Reese, há um precedente para derrubar a agenda da assembleia do Sínodo mesmo neste estágio tardio — e esse precedente não é outro senão o Vaticano II. Reese conclui:

“Não está claro se outros delegados ficarão chateados o suficiente para exigir uma revisão da agenda. Os pais do Segundo Concílio do Vaticano jogaram fora os documentos elaborados pela Cúria do Vaticano e definiram sua própria agenda. A história poderia se repetir?”

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