• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O Sínodo e a Eucaristia. Artigo de Matias Soares

Foto: Pixabay

Mais Lidos

  • “É muita crueldade fazer uma operação como essa. Eles não estão nem aí. Querem mesmo destruir tudo. Se pudessem, largariam uma bomba, como fazem em Gaza, para destruir tudo de uma vez”, afirma o sociólogo

    Massacre no Rio de Janeiro: “Quanto tempo uma pessoa precisa viver na miséria para que em sua boca nasça a escória?”. Entrevista especial com José Cláudio Alves

    LER MAIS
  • Operação Contenção realizada na capital fluminense matou de mais de cem pessoas na periferia e entra para história como a maior chacina carioca de todos os tempos, sem, no entanto, cumprir o objetivo que era capturar Doca, apontado como líder do Comando Vermelho

    Rio de Janeiro: o desfile macabro da barbárie na passarela de sangue da Penha. Entrevista especial com Carolina Grillo

    LER MAIS
  • Massacre no Rio. “O objetivo subjacente da operação era desafiar as negociações de Trump com Lula”. Entrevista com Sabina Frederic

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    30º Domingo do Tempo Comum - Ano C - Deus tem misericórdia e ampara os humildes

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

A extrema-direita e os novos autoritarismos: ameaças à democracia liberal

Edição: 554

Leia mais

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • Twitter

  • LINKEDIN

  • WHATSAPP

  • IMPRIMIR PDF

  • COMPARTILHAR

close CANCELAR

share

17 Setembro 2024

"É louvável que, no contexto das celebrações do Sínodo arquidiocesano, a Igreja Particular de Natal celebre um Congresso Eucarístico, para que o Mistério da Fé do povo santo de Deus seja mais profundamente conhecido, amado, adorado e testemunhado na Igreja e na sociedade", escreve Matias Soares, padre, pároco de Santo Afonso M. de Ligório, Natal, Rio Grande do Norte.

Eis o artigo.

A Eucaristia é o que existe de mais atual na vida da Igreja, pois esta vive da Eucaristia, como ensinaram São João Paulo II e Bento XVI: “A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja” (cf. Ecclesia de Eucharistia, 1; Sacramentum Caritatis 14-15). Tudo que é realizado para formar e fazer com que o Povo fiel de Deus tenha consciência disso é importante. No mergulho sobre a espiritualidade, a identidade e as consequências para a vida e a missão da Igreja do valor da Eucaristia, há o que de mais sublime pode ser reconhecido sobre a dignidade deste augustíssimo sacramento e sobre o próprio mistério da Igreja. Quando pensamos que esta última é corpo místico de Cristo, nos voltamos imediatamente para o significado teológico da própria Eucaristia, em torno da qual o novo povo de Deus congrega-se e fundamenta a sua caminhada como peregrino da esperança (cf. Sacramentum Caritatis, 30-31).

A sinodalidade é a caminhada conjunta de todos os fiéis batizados. Sem o dado objetivo da Eucaristia é difícil pensar e testemunhar essa comunhão eclesial. O voo nas possibilidades das subjetividades humanas é uma armadilha que levou o cristianismo a desvelar numa pluralidade sem forma e confusa. A Reforma Protestante até hoje não encontrou o caminho seguro da unidade. O objeto axial da fé – sola fides – a jogou em muitas barcas à deriva. As confusões continuam ainda mais no contemporâneo, com suas consequências não só teológicas, como também sociais e políticas. Em nossas realidades latino-americanas este cristianismo das subjetividades proliferou novos messias, novos profetas, novos bispos, novos presbíteros e tantas igrejas. Há uma babel capilarizada, na qual o que menos interessa é saber quem é Jesus Cristo (cf. Mc 8, 27-35). Cada um O cria à sua imagem e semelhança. As perversões de hermenêuticas são de acordo com as conveniências, com seus fins tribais e econômicos. Em ambientes católicos também vamos percebendo esses mecanismos de usurpação do reconhecimento da pessoa de Jesus Cristo, com muitas formas pós-modernas de pregação do evangelho, inclusive com algumas modas de celebrações.

Sendo assim, quando pensamos um grande momento, como um Congresso Eucarístico, o que temos em mente é um mergulho no sentido profundo do que é a Eucaristia para a vida da Igreja e para o mundo. O sacramento que atualiza, no coração e na vida do povo de Deus, a pessoa de Jesus Cristo, é a Santíssima Eucaristia (cf. 1 Cor 11, 17-34; Mt 26, 26-29; Mc 14, 22-25; Lc 22, 14-20). A Arquidiocese de Natal, que está sendo preparada para viver o seu Sínodo, pode ter neste aprofundamento teológico, celebrativo e testemunhal, o elemento diretivo para que a sua caminhada sinodal e diocesana seja potencializada. A Igreja sempre teve na Eucaristia esse ponto fundacional. Nela a experiência qualitativa e quantitativa da fé católica ganhou corporalidade e funcionalidade. Em todos os recantos do mundo, na Santíssima Eucaristia, os católicos são reconhecidos e fortalecem-se mutuamente. Isso é sinodalidade. Essa é a mais bela fisionomia da Igreja. Essa redescoberta mistagógica da Eucaristia precisa ser redefinida em nossa Igreja Local que, por sua vez, nos vincula mais conscientemente à Igreja na sua totalidade.

Por fim, gostaria de relacionar a Eucaristia com a missão, assumindo as palavras de Bento XVI, quando ensina: “a Eucaristia é fonte e ápice não só da vida da Igreja, mas também da sua missão: ‘Uma Igreja autenticamente eucarística é uma Igreja missionária. Havemos, também nós, de poder dizer com convicção aos nossos irmãos: ‘Nós vos anunciamos o que vimos e ouvimos, para que estejais também em comunhão conosco’ (cf. 1 Jo 1, 2-3). Verdadeiramente não há nada de mais belo do que encontrar e comunicar Cristo a todos! Aliás, a própria instituição da Eucaristia antecipa aquilo que constitui o cerne da missão de Jesus: Ele é o enviado do Pai para a redenção do mundo (cf. Jo 3, 16-17; Rm 8, 32). (...) A tensão missionária é parte constitutiva da forma eucarística da existência cristã” (cf. Sacramentum Caritatis, 84). Por isso, é louvável, que no contexto das celebrações do Sínodo arquidiocesano, a Igreja Particular de Natal celebre um Congresso Eucarístico, para que o Mistério da Fé do povo santo de Deus seja mais profundamente conhecido, amado, adorado e testemunhado na Igreja e na sociedade. Deste modo, ganharemos mais ânimo, determinação, alegria e força para sermos uma Igreja sinodal, missionária e mais misticamente eucarística. Assim o seja!

Leia mais

  • A Eucaristia, um “antídoto” à globalização?
  • O desencanto sacerdotal. Artigo de Matias Soares
  • O presbítero: a pessoa. Artigo de Matias Soares
  • A diocesaneidade e a sinodalidade. Artigo de Matias Soares
  • Pós-secularismo, as novas formas do sagrado. Artigo de Vincenzo Rosito
  • Concílio Ecumênico Vaticano II – 60 anos: profecia para o terceiro milênio e a vida da Igreja
  • A deserção como crise de sentido. Artigo de Amador Fernández-Savater
  • Francisco, quando acaba a esperança. Artigo de Franco Bifo Berardi
  • A “Carta ao Povo de Deus”: a sinodalidade é o caminho do terceiro milênio
  • Papa Francisco, o legado do Sínodo

  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados