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Após 'Dignitas Infinita', Papa esclarece e afirma: pessoas trans ‘devem ser aceitas e integradas na sociedade’

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02 Mai 2024

Papa dá à Irmã Jeannine um esclarecimento sobre Dignitas Infinita.

“Espero que milhares – ou melhor, milhões – de católicos que amam os seus familiares e amigos transexuais digam aos seus entes queridos, aos seus párocos, ao seu bispo e a todos os que quiserem ouvir que o Papa Francisco quer que as pessoas transexuais sejam 'aceitas e integradas na sociedade', como ele me escreveu. Digamos o mais alto que pudermos: o Papa Francisco não quer que anulemos as diferenças. Ele quer que respeitemos a história pessoal”.

A seguir publicamos o artigo da Irmã Jeannine Gramick, cofundadora do grupo de defesa católica LGBTQ New Ways Ministry, sediado em Maryland, EUA. O artigo é publicado em conjunto por National Catholic Reporter e no blog diário New Ways Ministry, 01-05-2024.

Eis o artigo.

Estou muito triste desde 08-04-2024, quando o Dicastério para a Doutrina da Fé promulgou a Dignitas Infinita, declaração sobre a Dignidade Humana. Senti a imensa dor entre as pessoas LGBTQ e suas famílias e amigos. Este documento afirma muitas verdades belas e essenciais, mas a seção sobre teoria de gênero, que condena a “ideologia de gênero”, está prejudicando as pessoas trans que amo.

Escrevi uma nota ao Papa Francisco para lhe contar sobre a minha tristeza e a minha decepção com o uso do conceito “ideologia de gênero”. Ele respondeu compartilhando sua compreensão dessa ideia – uma compreensão que eu não tinha ouvido antes.

O Papa Francisco escreveu:

“A ideologia de gênero é algo diferente de pessoas homossexuais ou transexuais. A ideologia de gênero torna todos iguais sem respeito pela história pessoal. Compreendo a preocupação com esse parágrafo em Dignitas Infinita, mas não se refere às pessoas transexuais, mas à ideologia de gênero, que anula as diferenças. As pessoas transexuais devem ser aceitas e integradas na sociedade.”

Irmã Loretto Jeannine Gramick, vista nesta foto de arquivo de 2001, e o Papa Francisco. (Composição do CNS; fotos de Nancy Wiechec e Paul Haring)

Ele então sugeriu que eu lesse um romance de Robert Hugh Benson, intitulado Senhor do mundo, que, segundo ele, retrata "esse movimento de cancelamento de diferenças". O Papa Francisco falou publicamente sobre este romance britânico de 1907 num voo de regresso das Filipinas em 2015. Ele contou aos repórteres sobre esta história futurística que retrata um mundo onde o secularismo ímpio é imposto àqueles que acreditam na moralidade tradicional.

Francisco chama esta supressão das diferenças de “colonização ideológica” e acredita que a “ideologia de gênero” é um exemplo disso porque as diferenças entre as pessoas não são respeitadas. Repetindo a exortação apostólica do Papa de 2016, Amoris Laetitia, Dignitas Infinita afirma que a ideologia de gênero “prevê uma sociedade sem diferenças sexuais” (par. 59).

Escrevi novamente ao nosso querido Papa, dizendo-lhe que, infelizmente nos EUA (e noutras partes do mundo), “ideologia de gênero” tem um significado diferente. Não significa anular ou não respeitar as diferenças. Muito pelo contrário: aqueles que usam esse termo não consideram nem respeitam a história e a experiência de gênero de uma pessoa. Acredito que as pessoas que usam o termo “ideologia de gênero” provavelmente nunca acompanharam pessoas trans.

Eu disse ao Papa Francisco que, há muitos anos, não conseguia compreender porque é que algumas pessoas transgênero procuram “intervenções de mudança de sexo”, um termo usado pela Dignitas Infinita para descrever o que os profissionais de saúde chamam de “intervenções médicas de afirmação de gênero”. Mas não vivi suas vidas, nem tive suas experiências. No entanto, ouvi suas histórias. E eu me pergunto: "Como deve ser a sensação de viver em um corpo com uma identidade contrária à forma como você acredita que Deus o criou em sua alma?"

As pessoas transexuais não decidem arbitrariamente que a sua identidade de gênero difere da sua aparência corporal. Eles tomam essa decisão depois de muito exame de consciência, reflexão, angústia e dor. A Igreja deve ajudar a remover a dor para que a pessoa possa tornar-se uma só mente e corpo, como Deus deseja. Se “é no corpo que cada pessoa se reconhece”, como afirma a Dignitas Infinita (par. 60), que pesado fardo a Igreja coloca sobre quem não se reconhece no corpo em que nasceu!

As pessoas transexuais não apagam nem negam as diferenças sexuais ou de gênero. É justamente porque uma pessoa transexual sabe que existem diferenças de gênero que a pessoa percebe que seu corpo não combina com sua alma. Se “o corpo serve como contexto vivo no qual a interioridade da alma se desenvolve e se manifesta” (parágrafo 60), como afirma Dignitas Infinita, então a Igreja precisa ajudar as pessoas a se tornarem uma só mente e corpo para refletirem a sua alma. A Igreja deve apoiar estas intervenções quando ajudam a pessoa a tornar-se uma só em mente, corpo, espírito e alma.

Em resumo, o Papa Francisco está justamente preocupado com o fato da sociedade não tornar “todos iguais sem respeito pela história pessoal”. Mas, na nossa cultura, aqueles que usam o termo “ideologia de gênero” fazem exatamente isso ao não aceitar diferenças na forma como as pessoas percebem a sua identidade de gênero. As pessoas que usam este termo tornam todos iguais ao não respeitarem as histórias individuais e pessoais das pessoas.

Jeannine Gramick com o Papa Francisco. (Foto: New Ways Ministry)

Oh, que grande problema temos quando as mesmas palavras significam coisas diferentes para pessoas diferentes!

Continuo com esperança. Espero que milhares – ou melhor, milhões – de católicos que amam os seus familiares e amigos transexuais digam aos seus entes queridos, aos seus párocos, ao seu bispo e a todos os que quiserem ouvir que o Papa Francisco quer que as pessoas transexuais sejam “aceitas e integradas na sociedade”, como ele me escreveu. Digamos o mais alto que pudermos: o Papa Francisco não quer que “anulemos as diferenças”. Ele quer que “respeitemos a história pessoal”.

Uma vez que o termo “ideologia de gênero” está sendo usado de forma oposta à forma como o Papa Francisco o entende, vamos simplesmente expurgar essas palavras do nosso vocabulário e, em vez disso, começar a honrar as diferenças. Na verdade, já que estamos nisso, vamos trabalhar para erradicar essas palavras e o que elas implicam de todos os documentos da nossa Igreja.

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