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Teóloga feminista Susan Ross homenageada pela Loyola University Chicago

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22 Abril 2024

A teóloga feminista Susan Ross foi homenageada com o Prêmio Living Tradition da Loyola University Chicago, que reconhece um membro emérito do corpo docente que exemplifica a integração do pensamento católico em seu trabalho. O prêmio foi entregue em 17 de abril pelo Centro Hank para o Patrimônio Intelectual Católico de Loyola.

A reportagem é de Heidi Schlumpf, publicada por National Catholic Reporter, 19-04-2024.

Em comentários no evento de premiação, a colega Hille Haker disse que o prêmio era adequado porque Ross tinha sido "uma defensora da tradição e, ao mesmo tempo, uma defensora de interpretações críticas quando a tradição foi abusada para ocultar o poder e as relações de poder".

“As mulheres da sua geração, mulheres, feministas e leigas, tiveram o caminho mais espinhoso preparado para elas na teologia católica acadêmica”, disse Haker, que detém a cátedra Richard A. McCormick, SJ, de Teologia Moral na Loyola University.

“Minha própria geração, apenas um pouco mais jovem, não teria sido capaz de prosseguir em nossa própria maneira de fazer teologia sem o grupo de mulheres como você, Susan, que eram tão humildes quanto teimosamente convencidas de que suas próprias experiências e vozes devem ter um lugar na Igreja e também na teologia", disse ela.

Além de lecionar nos programas de pós-graduação e graduação em teologia, Ross também lecionou no programa de estudos femininos, no Instituto de Estudos Pastorais e no Programa de Estudos Católicos, e atuou como diretora do Centro Gannon para Mulheres e Liderança. Seus títulos de mestrado e doutorado foram pela Faculdade de Teologia da Loyola University.

Entre os livros de Ross estão Antropologia: a busca por luz e beleza (2012) e Afetos extravagantes: uma teologia sacramental feminista (1998). Ela se aposentou em 2019 após 34 anos na Loyola.

Ross também foi ex-vice-presidente e membro do Conselho de Editores da Concilium, revista teológica internacional. Ela coeditou, com Haker, uma edição da publicação sobre Mulheres nas Religiões Mundiais em 2006, na qual ela argumentou que as elas ainda tinham mais probabilidade de serem definidas por teólogos, padres, bispos e papas do que de serem ouvidas como temas de teologia.

Entre as questões com as quais o trabalho de Ross tem debatido, disse Haker, estão:

Por que as mulheres não podem ter acesso sacramental direto a Deus, mas devem passar por um mediador masculino? Por que os papas amam tanto a metáfora da noiva e do noivo? O que é que esta feminização da Igreja e sublimação da beleza das mulheres, ao mesmo tempo que insistem na sua diferença ontológica em relação aos homens, que as exclui da ordenação e da participação na tomada de decisões, diz sobre a hierarquia clerical exclusivamente masculina?”

Haker brincou: “Para ser honesto, a Igreja poderia ter alguém como Susan como bispo!”

Ao aceitar o prêmio, Ross agradeceu especialmente às religiosas que alimentaram sua vocação como teóloga e a encorajaram, mesmo quando era estudante do ensino médio, a ler, pensar e discutir as ideias emanadas do Concílio Vaticano II.

“Ao longo dos anos, estudantes e, às vezes, outras acadêmicas feministas me perguntaram frequentemente como eu poderia ser feminista e católica. É uma pergunta justa”, disse Ross. “Embora eu tenha dado várias respostas ao longo dos anos, todas elas se resumem de alguma forma à riqueza desta tradição e às pessoas, especialmente às freiras, que incorporaram esta riqueza em suas vidas. Sou muito afortunada por ter tido a oportunidade de me envolver nisso, com todas as suas complexidades, e agradeço novamente por esta honra".

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