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Faixa de Gaza isolada. Entrevista com Danilo Feliciangeli

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13 Março 2024

Danilo Feliciangeli é o operador da Caritas Italiana encarregado de coordenar intervenções e projetos de ajuda às populações da região do Oriente Médio. Pedimos-lhe que nos informe sobre a dramática situação na Faixa de Gaza e a grave dificuldade de prestar ajuda à população palestina.

A entrevista é de Giordano Cavallari, publicada por Settimana News, 11-03-2024.

Eis a entrevista.

Caro Danilo, há quanto tempo e como a Caritas está entre a população de Gaza?

A presença próxima da Igreja Católica remonta a muitos anos, consolidada e organizada mais precisamente a partir de 2014, na sequência do agravamento das tensões e dos confrontos entre as partes.

O apoio da Caritas Italiana foi e continua, desde então, para o trabalho da Caritas Jerusalém, já fortemente envolvida no setor da saúde na cidade de Gaza com a sua própria clínica, além de outras 9 clínicas móveis que cobrem o território da Faixa conforme necessário.

No nível social, a proximidade da Caritas tem sido demonstrada com a distribuição de bens de primeira necessidade, nomeadamente com a atribuição de cartões pré-pagos que têm permitido às famílias pobres, até agora, fazer compras no local.

Quantos operadores a Caritas Jerusalém usou e usa agora?

Havia cerca de uma centena de operadores: todos palestinos – na sua maioria mulheres e homens jovens – originários de Gaza. Atualmente, após a repentina reviravolta dos acontecimentos, há 64. Dois operadores, uma menina, Viola Al'Amash, técnica de laboratório, e um menino, Issam Abedrabbo, farmacêutico, morreram sob os bombardeios, respectivamente em Gaza e perto de Khan Yunis. Consideremos que os trabalhadores da Caritas Jerusalém em Gaza estão seguindo o destino da maioria dos palestinos: ou seja, estão deslocados e sem abrigo.

Depois de 7 de outubro

O que mudou depois de 7 de outubro?

A Caritas Jerusalém é uma das três – únicas – ONGs que ainda trabalham no norte da Faixa. Ao sul também existem outros.

A clínica existente, embora não tenha sido diretamente atingida, foi seriamente danificada pelas explosões que ocorreram ao seu redor e está abandonada. Foi assim criado um posto de saúde de emergência que, como todas as atividades de socorro da Caritas, gira em torno das duas paróquias: a católica da Sagrada Família e a ortodoxa de San Porfirio. Equipamentos, materiais e suprimentos foram transferidos para lá.

Atualmente, 830 pessoas estão alojadas no complexo da paróquia católica: é prestada assistência a essas pessoas, bem como a outras famílias do bairro.

No norte da Faixa – portanto na cidade de Gaza – embora pouco se diga sobre isso, os combates continuam e as bombas continuam a chover do céu. A situação é muito difícil. Os alimentos estão quase esgotados e outras ajudas não chegam: não podem chegar, porque todas as passagens estão quase fechadas.

Qual é a situação nas travessias?

Desde 7 de outubro, as duas passagens de Israel para a Faixa – Erez e Kerem Shalom – estão hermeticamente fechadas: as mercadorias não passam, nada passa. Só pela passagem de Rafah, a partir do Egito, é que alguma coisa passa.

A Caritas Jerusalém em Gaza conseguiu abastecer-se de bens de primeira necessidade graças a alguns comboios que passaram por Rafah durante a “trégua de dez dias”, entre o fim de novembro e o início de dezembro. Então nada mais. Agora a passagem de Rafah também está praticamente fechada.

Dentro do complexo paroquial, o que é necessário?

Como mencionado, durante a trégua a Caritas conseguiu reabastecer-se em boa medida. Mas, agora, na verdade, todos os suprimentos de alimentos estão acabando. Isto é o que o diretor da Caritas de Jerusalém, Anton Asfar – palestino de Jerusalém com nacionalidade israelense – que conhecemos pessoalmente há poucos dias, nos diz com grande preocupação. Ele está em contato diário, desde que as linhas funcionem, com os seus operadores dentro da Faixa e nas freguesias.

Até agora não faltaram alimentos no recinto nem água graças a um purificador reinstalado pela clínica. Até os medicamentos ainda estão lá, porque ainda não foram manipulados.

E lá fora?

Mesmo à saída do complexo, ocorreram ataques contra os raros comboios de alimentos que viajavam de sul para norte, de Rafah para a cidade de Gaza. Hoje é praticamente impossível que um camião chegue à cidade vindo de Rafah: mesmo que seja deixado passar pelos israelenses, não consegue chegar, porque é atacado e devastado primeiro, com as cenas que já vimos.

O relatório do Ministério da Saúde palestino, dirigido pelo Hamas, relata 20 mortes por fome e/ou desidratação na cidade de Gaza: fontes das Nações Unidas confirmam este número.

Ajuda alimentar bloqueada

O que deve acontecer para que a comida seja entregue?

Existem pelo menos dois tipos de problemas no fornecimento de ajuda à população de Gaza: o trânsito de mercadorias de Rafah – mas atualmente as autoridades israelenses permitem muito pouco a passagem – e depois a rota e a destruição generalizada e ordenada dentro da Faixa: um sonho ou um pesadelo, nesta situação, porque isso ainda implicaria o uso da força, embora não possamos certamente chegar ao ponto de atirar em multidões de pessoas desesperadas.

O que a Caritas propõe?

Segundo a Caritas Jerusalém, a única coisa sensata que pode e deve ser feita é reabrir as passagens de Israel. Não haveria nem sequer a necessidade de trazer montanhas de ajuda internacional. Seria suficiente para permitir o restabelecimento do comércio regular antes de 7 de outubro.

Não haveria escassez de bens, pelo menos para a cidade de Gaza e para o norte da Faixa, que de outra forma seriam inacessíveis. Reativar os canais comerciais e os seus operadores significaria reabrir lojas e bancas onde é possível vender e comprar, permitindo que as pessoas comprem a preços “normais”. Agora, o pouco que se encontra no mercado negro pode ser comprado por 10 a 15 vezes mais. A população deve ser ajudada a comprar. A Caritas Jerusalém está tentando, precisamente, fazer isso.

As transferências de dinheiro na Faixa de Gaza são possíveis?

Sim, as transferências de dinheiro ainda são possíveis, através das agências ainda ativas do Banco Palestino. Enquanto Israel permitir.

Por que há pouco apoio a esta causa?

Claramente que abrir as travessias é uma decisão política. A intenção político-militar de encurralar toda a população de Gaza parece evidente. Gaza foi fechada num cerco, segundo as “técnicas” do cerco tradicional durante milênios: a falta de alimentos, de água e de higiene precária são as condições que são inevitável e deliberadamente determinadas desta forma.

A solução indicada pela Caritas é viável, se apenas alguém a quisesse.

Então a Caritas Italiana não tem comboios bloqueados, entre outros, na passagem de Rafah neste momento?

No que nos diz respeito diretamente, não: não temos nenhuma carga à espera de passar. O caminho escolhido com a Caritas Jerusalém é, de fato, outro. A viagem de Rafah para o norte tornou-se demasiado difícil, perigosa e até indigna para a população. Também é difícil agora encontrar transportadores que estejam disponíveis para viajar.

Sabemos, porém, que a Caritas dos Estados Unidos tem comboios parados em Rafah, à espera de passar: com todas as incógnitas que mencionei.

Qual é a situação na Cisjordânia?

Na Cisjordânia a situação é menos grave do que em Gaza, apenas porque lá é muito grave. No clima que foi criado, é muito difícil para os palestinos na Cisjordânia irem simplesmente trabalhar: seja para trabalhar em Israel ou para viajar para trabalhar dentro do seu próprio território. Os pontos de verificação e os controles rigorosos multiplicaram-se por todo o lado. Então, obviamente, há muita tensão e estresse, o que não permite que você se dedique às atividades normais, pelo menos às de sustento.

A Caritas Jerusalém criou, portanto, um programa semelhante de assistência médica, psicológica e social aos pobres com cartões pré-pagos, para compras diretas de necessidades básicas. Entre a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, espera-se que aproximadamente 15 mil pessoas sejam assistidas.

Pacotes caídos de paraquedas do céu, portos improvisados, socorro por mar: o que você acha?

Tudo parece realmente absurdo para mim. Não estamos falando de intervenções após um terremoto ou uma catástrofe natural que nos obriguem a conceber novas soluções logísticas, que também são muito caras. O cerne do grande problema humanitário só pode ser abordado politicamente.

Se Israel permitisse o estabelecimento de um porto marítimo em Gaza para trazer ajuda ocidental, também poderia permitir que o comércio passasse através das suas travessias para Gaza.

Tudo isto me parece ser ideias e notícias circuladas para perder tempo e distrair a opinião pública das verdadeiras razões deste desastre.

Durante a Quaresma, a presidência da Conferência Episcopal Italiana promoveu a recolha nacional confiada à Caritas Italiana para o planeamento das intervenções de ajuda: quais precisamente?

Como eu disse, estamos trabalhando intensamente com a Caritas Jerusalém, para lidar com as emergências mais graves em curso: pelas 830 pessoas acolhidas no complexo da paróquia de Gaza, pelas outras 1.500 no outro complexo instalado em Rafah. Todas essas pessoas recebem assistência médica, psicológica – principalmente tentando entreter as crianças com brincadeiras – e depois assistência social, fornecendo necessidades básicas.

Estamos planejando uma visita a Jerusalém, o mais rapidamente possível, não só para consolidar o nosso vínculo e o nosso compromisso com a população palestina, mas também para tentar retomar o trabalho que já estava em curso – entre a Caritas e algumas organizações israelenses – para a pacificação e reconciliação entre as pessoas. Embora, neste momento, isto possa parecer completamente impensável, por confiança evangélica devemos tentar.

Leia mais

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  • 7 de outubro de 2023. Artigo de Flavio Lazzarin
  • O inferno de Rafah
  • “O Hamas existe desde 2006, a tragédia palestina há 75 anos”. Entrevista com Raniero La Valle
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