• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Montadoras apostam no mercado brasileiro de carros elétricos e híbridos

Mais Lidos

  • Prevost, o Papa 'peruano': missionário e político

    LER MAIS
  • Leão XIV: o grande desafio, a desocidentalização e a despatriarcalização da Igreja. Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS
  • “Para a Igreja, a nova questão social é a inteligência artificial”, segundo Leão XIV

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

09 Março 2024

Mais recente anúncio foi feito pela Stellantis, que vai desembolsar R$ 30 bilhões até 2030 para iniciar produção de veículos híbridos e elétricos no Brasil.

A reportagem é publicada por ClimaInfo, 08-03-2024.

O final de 2023 e os primeiros meses deste ano foram marcados por anúncios de investimentos de várias montadoras de veículos no Brasil. Com os combustíveis fósseis cada vez mais na berlinda e a chinesa BYD, a maior fabricante de veículos elétricos (VEs) do mundo, chegando no país e jogando pesado para conquistar uma fatia das vendas, as montadoras “tradicionais” resolveram se mexer para garantir um lugar ao sol no mercado brasileiro. E a estratégia para isso envolve a produção de veículos híbridos – inclusive flex, movidos a gasolina e etanol – e a eletricidade no Brasil.

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) n’O Globo, os investimentos das montadoras no país somam R$ 117 bilhões. É o maior ciclo de aportes no Brasil pelos fabricantes de veículos, incluindo as chinesas BYD e GWM, outra gigante dos VEs.

Na 4ª feira (6/3), a Stellantis, dona das marcas Jeep, Fiat, Peugeot e Citroen, anunciou que vai desembolsar R$ 30 bilhões no período de 2025 a 2030 para lançar produtos, incluindo motores e carros, além de renovar o portfólio atual, incluindo a produção nacional de seus primeiros carros híbridos, informam Estadão, O Globo, Veja e Folha. É o maior valor entre as montadoras que anunciaram investimentos recentes e o dobro do ciclo anterior da empresa.

Segundo a montadora, haverá quatro novas plataformas de fabricação, que darão origem a carros híbridos flex de diferentes níveis, além de uma opção 100% elétrica. “Temos a ambição de ter 20% da frota puramente elétrica no Brasil, o que vai depender também da infraestrutura”, disse Emanuele Cappellano, presidente do grupo Stellantis na América do Sul.

O ciclo de investimentos das montadoras anunciado nos últimos três meses teve início com a Renault, que em dezembro anunciou um aporte de R$ 2 bilhões para produzir um novo SUV híbrido flex no Paraná. Já neste ano, em janeiro, a GM revelou seu plano de R$ 7 bilhões para renovar produtos.

O mês de fevereiro teve dois anúncios. O primeiro foi da Volkswagen, que adicionou R$ 9 bilhões ao plano que teve início há dois anos. No total, serão R$ 16 bilhões entre 2022 e 2028. E a ampliação inclui os primeiros carros híbridos produzidos pela marca no país.

Em seguida, foi a vez da Hyundai confirmar um investimento de R$ 5,4 bilhões. O valor também será usado para a produção de veículos híbridos no Brasil, que poderão ser feitos tanto em Piracicaba (interior de São Paulo) como em Anápolis (GO), por meio de parceria com o grupo Caoa.

E a Toyota confirmou nesta semana um investimento de R$ 11 bilhões para produção de novos modelos híbridos flex no Brasil.

Leia mais

  • “Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador
  • Guiné. Carros elétricos, bauxita e a destruição do ecossistema
  • Produção de carros elétricos envolve cadeia produtiva predatória
  • Carros elétricos à custa de trabalho infantil?
  • O futuro da mobilidade nos carros elétricos autônomos compartilhados
  • “Menos carros e mais árvores significam mais felicidade”. Entrevista com Shipra Narang
  • A mobilidade urbana é incompatível com a motorização crescente, marcada por carros e motos subsidiados. Entrevista especial com Daniel Santini
  • Um mundo sem carros está para ser inventado
  • Um Brasil de carros, petróleo, soja e minério? Artigo de Paulo Kliass
  • Ruas sem carros nos tornam mais ricos (em todos os sentidos)
  • E o carro elétrico não nos libertará…
  • “Estamos longe de ter desistido do sonho do automóvel”. Entrevista com Mathieu Flonneau
  • “A tecnologia não irá nos salvar, nós é que temos que nos salvar”. Entrevista com Marta Peirano
  • A transição energética e a guerra pelos recursos do Sul global
  • A transição energética, muito além do lítio. Entrevista com Thea Riofrancos
  • A transição energética e os recursos do Sul Global. Limites e desafios. Entrevista especial com Astrid Becker
  • “O futuro do carro é elétrico, mas o carro não é o futuro da nossa mobilidade”. Entrevista com Aurélien Bigo

Notícias relacionadas

  • Uber se alia à Volvo para ter uma frota de carros sem motorista

    A decisão mais temida pelos motoristas do Uber começa a se tornar realidade. A empresa firmou um acordo com a montadora sueca Vo[...]

    LER MAIS
  • Trabalhadores da Mercedes sob tensão. O temor de receber telegrama com anúncio de demissão

    Ouvir o som da campainha ou a chamada do carteiro no portão de casa tornou-se um trauma para trabalhadores da Mercedes-Benz, em S[...]

    LER MAIS
  • FLM é incentivada a rever investimentos em empresas de combustíveis fósseis

    Bispa Elizabeth A. Eaton, presidente da ELCA, discursando na Assembleia Geral em Nova Orleans (Foto: Reprodução/ELCA) As aç[...]

    LER MAIS
  • A indústria petrolífera e a morte dos recifes de corais em todo o mundo

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados