Israel bloqueia ajuda humanitária brasileira que seria entregue a palestinos, confirma Planalto

Especialistas humanitários alertam que a fome atingiu níveis catastróficos no norte de Gaza. (Foto: UNRWA)

Mais Lidos

  • Nova carta apostólica do Papa Leão é publicada

    LER MAIS
  • Françoise Vergès está convencida de que quando a cultura está viva tem o poder de tecer solidariedades transfronteiriças. E é precisamente aí que o feminismo decolonial pode prosperar

    “A força da resistência está na imaginação”. Entrevista com Françoise Vergès

    LER MAIS
  • Esquerda vai às ruas no domingo (14) contra PL da Dosimetria, que beneficia golpistas do 8 de janeiro; veja lista de atos

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

06 Março 2024

Situação foi denunciada pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que está na região em comitiva de parlamentares europeus.

A reportagem é de Mateus Coutinho, publicada por Brasil de Fato, 05-03-2024. 

O Palácio do Planalto confirmou ao Brasil de Fato na noite desta terça-feira (5) que a ajuda humanitária enviada pelo governo brasileiro aos palestinos foi bloqueada por Israel em Rafah. A informação foi divulgada mais cedo pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que está na região.

De acordo com Bonelli, o Brasil enviou cerca de 30 caixas de insumos, que incluem filtros de água e freezers. O parlamentar europeu, membro do Partido Verde na Itália afirma que o motivo alegado pelos israelenses para rejeitar a entrega de ajuda nesta terça-feira, (5), é que seria "incompatível e perigosa para a segurança do Estado de Israel".

Os insumos brasileiros fazem parte dos cerca de dois mil caminhões que aguardam há mais de um mês autorização de Israel para entrar em Gaza com ajuda humanitária. Esses veículos levam suprimentos, equipamentos e alimentos enviados por França, Singapura, Alemanha, Itália, Espanha, Kuwait, entre outros. As caixas com os insumos estão em um galpão da Cruz Vermelha em Arish, há 20 km da fronteira com Gaza.

Bonelli divulgou uma série de vídeos na área onde os caminhões estão retidos. Nas imagens, é possível ver uma fileira enorme de veículos que aguardam autorização de Israel para entrar em Gaza. O deputado italiano está na região em uma comitiva de 14 parlamentares italianos de oposição que chegou a Rafah há três dias.

Leia mais