• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Nossa bússola é a opção pelos pobres, o cuidado da casa comum na Amazônia e dos povos indígenas”. Entrevista com Pe. Martin Maier, SJ, diretor de Adveniat

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

21 Outubro 2023

  • Dois anos se passaram desde nomeação como diretor da Adveniat, quando pôde sentir o pulso da Adveniat e dos parceiros na América Latina e no Caribe.

  • A Adveniat goza de boa saúde. Sua bússola é a opção pelos pobres.

  • "Espero mudanças substanciais e concretas no Sínodo. Francisco precisa enfrentar a resistência de grupos conservadores na Igreja que não querem que haja mudanças".

A entrevista é de José Manuel Vidal, publicada por Religión Digital, 19-10-2023. 

O padre jesuíta Martin Maier foi nomeado diretor-geral da Adveniat, organização latino-americana de ajuda da Igreja Católica na Alemanha, há dois anos. Possui doutorado em Teologia com tese sobre Teologia da Libertação de Ignacio Ellacuría e Jon Sobrino. Na verdade, foi companheiro de Ignacio Ellacuría e de outros mártires da UCA. E ele escapou pela pele dos dentes.

Ele afirma, nestes últimos dois anos, ter tomado o pulso não só da Adveniat, mas também de “seus parceiros na América Latina e no Caribe. Juntamente com os nossos homólogos podemos construir biótopos de esperança no meio de um mar de problemas”.

Ele nos conta sobre a Adveniat e seus projetos, suas dificuldades e seus objetivos. Da situação do clero alemão, dos paroquianos alemães, tocado na sua confiança. E a sua expectativa de que o Sínodo traga mudanças substanciais para a Igreja, e não só porque o Papa se comprometeu, mas porque o Espírito Santo, em quem ele confia, também o quer.

Eis a entrevista. 

Esses meses foram suficientes para você medir o pulso de Adveniat?

Dois anos se passaram e acredito que não só consegui tomar o pulso de Adveniat, mas também dos nossos parceiros na América Latina e no Caribe. Nas minhas viagens profissionais pude visitar projetos de Adveniat na Colômbia, Argentina, El Salvador, Paraguai, Guatemala, Honduras, Venezuela e Cuba. Vi que, juntamente com os nossos homólogos, podemos construir biótopos de esperança no meio de um mar de problemas. Adveniat é uma ponte de solidariedade e apoio entre a igreja alemã e as igrejas latino-americanas e caribenhas. São pontes que funcionam sempre nos dois sentidos e, assim, recebemos também inspiração e testemunho de fé dos nossos irmãos do outro lado do Atlântico.

A instituição está em boa forma? Ou perguntado de outra forma: a solidariedade dos católicos alemães com a Igreja latino-americana é mantida ao longo do tempo e em quantidade?

A Adveniat está com boa saúde. No último ano conseguimos apoiar cerca de 1.500 projetos com mais de 32 milhões de euros. Mas também estamos sofrendo as consequências da pandemia de covid-19, que reduziu a arrecadação de Natal, que constitui a maior parte das doações da Adveniat. E, além disso, sentimos o impacto da guerra na Ucrânia, que despertou uma grande solidariedade na Alemanha para com as vítimas e os refugiados. Finalmente, somos afetados pela crise de confiança como consequência dos casos de violência sexual na Igreja.

Quais os seus principais objetivos à frente de Adveniat?

Meu principal objetivo é lançar sementes do Reino de Deus junto aos nossos parceiros na América Latina e no Caribe. Nossa bússola é a opção pelos pobres. Damos também especial atenção ao cuidado da nossa casa comum na Amazônia e dos povos indígenas.

Quanto dinheiro você investe nos diversos projetos que mantém?

No total investimos 32,6 milhões de euros no último ano. O valor médio de um projeto é de cerca de 21.800 euros.

A ajuda Adveniat está sujeita à prevenção da violência/abuso em ambientes eclesiásticos?

Damos grande importância à prevenção da violência no âmbito dos nossos projetos. Desde setembro solicitamos aos nossos parceiros um protocolo de proteção institucional e o nome de uma pessoa a quem as potenciais vítimas possam recorrer. Financiamos também a posição de colaborador na Argentina que se ocupa da sensibilização e formação na área da prevenção da violência.

Você foi companheiro de Ellacuría e de outros mártires da UCA. E, de fato, parece que ele escapou por um triz. O que você ainda lembra daquele massacre?

Na época dos assassinatos em El Salvador eu estava em uma casa a 15 minutos a pé da UCA. Elba Ramos, que foi assassinada junto com a filha Celina, era cozinheira em nossa casa e me lembro dela como uma mulher alegre e corajosa. Lembro-me de Ignacio Ellacuría como fraterno nos encontros pessoais e desafiador e até provocador em suas aulas e intervenções públicas. Colaborei com Ignacio Martín Baró na paróquia de Jayaque, no interior. Depois do funeral na UCA, as pessoas que vieram de Jayaque nomearam-me pároco como sucessor do Padre Nacho.

Como você se sente sabendo que seus companheiros estão a caminho dos altares?

Para mim, por um lado, lembro-me deles como ‘companheiros normais’. Por outro lado, vejo-os como verdadeiros mártires, porque sabiam que poderiam ser mortos pelo seu compromisso com a fé e a justiça e não foram embora.

Você gostaria de voltar para El Salvador?

Considero El Salvador a pátria do meu coração e sempre sinto uma grande alegria quando posso voltar. Em 2022, comemorei o Natal em Jayaque e em 2024 retornarei para a Páscoa.

Você espera mudanças concretas no processo sinodal que está sendo realizado em Roma?

Sim, espero mudanças substanciais e concretas. A Igreja está em uma grande crise e precisa de conversão e renovação.

Como e o que tomará forma o processo sinodal alemão?

O Caminho Sinodal foi uma reação a uma investigação exaustiva em 2019 que foi feita sobre abusos sexuais cometidos por clérigos nas últimas décadas. Era evidente que as causas precisavam ser analisadas. Assim, o caminho sinodal determinou quatro eixos principais:

  • a questão do poder na igreja
  • vida sacerdotal
  • o papel das mulheres na Igreja
  • moralidade sexual.

Juntamente com um grupo de leigos, os bispos refletiram e discerniram sobre estas questões e também fizeram propostas de mudança. Agora o Caminho Sinodal alemão converge no sínodo universal que pode tirar vantagem do caminho que foi trilhado na Alemanha.

Permitirão que o Papa Francisco ative as suas reformas?

O Papa Francisco obviamente quer mudanças e reformas na Igreja e em parte já as implementou. Uma das suas preocupações é o clericalismo e com a reforma da Cúria Romana, leigos e mulheres também podem liderar os dicastérios. Mas Francisco tem de enfrentar a resistência de grupos conservadores na Igreja que não querem que haja mudanças. Confio no Espírito Santo, que não quer apenas renovar a face da terra, mas também a Igreja.

Leia mais

  • “Francisco iniciou processos de mudança, mas gostaria que tomasse decisões mais claras”. Entrevista com Martin Maier, s.j., novo presidente de Adveniat
  • Amazônia, coronavírus e povos indígenas. Entrevista com Klemens Paffhausen, responsável por Adveniat
  • "Espero que os Padres sinodais deem sinais ousados e positivos, que realmente busquem novos caminhos". Entrevista com Padre Michael Heinz, diretor de Adveniat
  • Ignacio Ellacuría: “Com os pobres da terra quero lançar meu destino”
  • 33 anos dos mártires da UCA: foram mortos como Jesus de Nazaré
  • Ignacio Ellacuría, um reitor assassinado. Vinte anos. depois. Entrevista especial com Francisco das Chagas
  • El Salvador e o sangue dos mártires. 32 anos do assassinato de Ignacio Ellacuría e companheiros
  • O que dizem os documentos do Caminho Sinodal alemão?
  • Alemanha: o Caminho Sinodal tem futuro ou entrou em um beco sem saída?

Notícias relacionadas

  • Contam que Ellacuría subiu à cruz

    LER MAIS
  • Turbulência na igreja alemã

    LER MAIS
  • Sínodo da Igreja da Alemanha, canonização de Newman e viagem ao Japão e Tailândia. Uma visão a partir de Roma

    LER MAIS
  • Papa consultou Kasper antes de escrever carta à Igreja alemã

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados