• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Ruralistas tentam “tratorar” votação do marco temporal no Senado

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

23 Setembro 2023

Em claro desafio ao STF, Comissão de Constituição e Justiça do Senado marca votação do PL do marco temporal, mas pedido de vista adia votação.

A reportagem é publicada por ClimaInfo, 21-09-2023.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou nessa 4ª feira (20/9) a votação do relatório do senador bolsonarista Marcos Rogério (PL-RO) do projeto de lei 2903/2023, que estabelece o marco temporal para a demarcação de Terras Indígenas, além de outras maldades contra os Povos Originários. O relatório seria lido – e votado – na CCJ no mesmíssimo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento da tese.

Na corte, apenas o ministro Dias Toffoli proferiu seu voto ontem – o julgamento será retomado hoje. Toffoli seguiu o voto do relator, ministro Edson Fachin, e também se declarou contrário à tese do marco temporal – que agora tem 5 votos contra, ante 2 a favor. O ministro, porém, discordou dos pontos relativos à indenização de ocupantes de terras reivindicadas por indígenas, o que deve ser resolvido somente após os votos de todos os ministros sobre a tese, pontua Daniela Lima no g1.

Na CCJ do Senado, a iniciativa de pautar o assunto foi de Rogério, que [surpresa!] defende o marco temporal e é vice-presidente da comissão. O presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), está na comitiva do presidente Lula que foi a Nova York para a Assembleia Geral da ONU. Por isso, a votação do PL foi vista como um desafio ao STF, conta Mônica Bergamo na Folha.

De fato, a sessão da CCJ da Casa foi repleta de mensagens diretas aos ministros da corte, relata o Estadão. “Não podemos aqui abrir mão da nossa prerrogativa de legislar, senão fechemos o Congresso de uma vez e aguardemos que todas as questões sejam resolvidas pelo STF”, disse Sérgio Moro (União-PR). “Temos que ter tamanho de senador, que não é menor que ministro do Supremo. Temos mecanismos para frear esses desmandos”, afirmou Plínio Valério (PSDB-AM).

O adiamento da votação para a próxima 4ª feira ocorreu após a leitura do parecer de Rogério favorável ao projeto e atendeu a um pedido de vista coletivo de senadores da base aliada ao governo Lula, liderados por Eliziane Gama (PSD-MA), informam g1, Carta Capital, UOL, Correio Braziliense e Band. Esses mesmos senadores solicitaram uma audiência pública na próxima 3ª feira (26-09) para debater o tema com a sociedade civil, mas o pedido foi rejeitado em votação na CCJ.

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), disse que foi surpreendido pela estratégia da oposição de pautar o marco temporal, segundo o Valor. Randolfe afirmou que os governistas devem apresentar um texto alternativo ao parecer de Rogério na próxima semana. “Vamos virar esse jogo”, declarou.

Além disso, de acordo com o Poder 360, senadores governistas devem tentar insistir com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que o tema passe por outras comissões antes de seguir para o plenário da Casa. As opções seriam as comissões de Direitos Humanos e Meio Ambiente.

E novamente indígenas se mobilizaram em todo o Brasil para acompanhar o julgamento no STF e reivindicar a extinção da tese do marco temporal. Essa é a expectativa também da presidente da FUNAI, Joenia Wapichana, que disse à Mônica Bergamo, da Folha, esperar que a corte “enterre de vez” a tese.

Em Brasília, os atos começaram em frente à Biblioteca Nacional, com cerca de 1.000 indígenas, organizados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), informam Agência Brasil, g1, Rede Brasil Atual e O Globo. O julgamento foi transmitido em telão do lado de fora da corte.

Em Minas Gerais, indígenas Pataxó e Xicuru Kariri fizeram um protesto pacífico e bloquearam a Rodovia Fernão Dias, na altura do km 507, em São Joaquim de Bicas, na Grande BH, relata o g1. E em Roraima, Povos de diversas regiões do estado, incluindo Baixo Cotingo, Serra, Alto Cuamé, se dirigiram à capital, Boa Vista, para acompanhar a votação. A expectativa era reunir 8.000 pessoas na mobilização, segundo a Folha de Boa Vista.

CNN, g1 e UOL acompanharam a votação do marco temporal no STF.

Em tempo: O julgamento sobre o marco temporal no Supremo Tribunal Federal (STF) tem indicado uma espécie de “caminho do meio” para apaziguar o conflito entre indígenas e ruralistas: a indenização pelo valor da terra nua – e não somente pelas benfeitorias, como ocorre atualmente – às fazendas que se sobrepõem às terras reivindicadas pelos indígenas. Em levantamento inédito, a Agência Pública calculou uma estimativa desse custo nas dez terras indígenas ainda não homologadas que são as mais disputadas por fazendeiros no país. Seriam necessários pelo menos R$ 942 milhões, cifra 46% superior ao orçamento da FUNAI em 2023, para fazer a desintrusão dessas propriedades.

Leia mais

  • Apesar de maioria contrária, marco temporal ‘flex’ ainda ameaça indígenas
  • Marco temporal volta ao STF nesta quarta (20); relembre placar da votação e o que está em jogo
  • Indenização por terra nua proposta por Alexandre de Moraes para o Marco Temporal “é inconstitucional”, afirma Cimi
  • Voto de Moraes contra marco temporal dá brechas para premiar invasor e traz insegurança jurídica aos indígenas
  • Marco temporal: “O que está em jogo é se haverá demarcação de terras indígenas ou não”. Entrevista especial com Marco Antônio Delfino de Almeida e Rafael Modesto
  • Marco temporal: demarcação de terras não é um pedido de desculpas. É justiça
  • Marco temporal: o tempo das crianças Xokleng não é o tempo da justiça dos brancos
  • Voto de Moraes contra marco temporal dá brechas para premiar invasor e traz insegurança jurídica aos indígenas
  • Marco temporal: delegações indígenas chegam em Brasília para acompanhar julgamento do STF
  • Validação do marco temporal deve agravar 'Guerra do Dendê' no Pará
  • Voto de Zanin sobre o marco temporal preocupa e mobiliza campo progressista
  • Dom Leonardo: O Marco Temporal “será um marco de continuidade de morte dos povos indígenas”
  • Em parecer feito a pedido da Comissão Arns, Daniel Sarmento analisa voto de Alexandre de Moraes na ação do marco temporal no STF

Notícias relacionadas

  • Ruralista vai a novo julgamento por morte de trabalhador Sem Terra

    Mais de 18 anos após o assassinato do trabalhador rural sem terra Sebastião Camargo, o ruralista Marcos Prochet irá, novamente[...]

    LER MAIS
  • Fazendeiros são presos por morte de um guarani-kaiowá no Mato Grosso do Sul

    Fazendeiros do Mato Grosso do Sul foram presos nesta quinta-feira, acusados pelo Ministério Público Federal (MPF) de terem envol[...]

    LER MAIS
  • Algozes de indígenas no MS tentam eleição no dia 2 de outubro

    LER MAIS
  • O judiciário está matando os Guarani-Kaiowa, denuncia indígena na Inglaterra e Áustria

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados