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Pe. James Martin espera trazer vozes LGBTQ para o sínodo

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17 Julho 2023

O padre jesuíta James Martin, americano defensor da causa da comunidade católica LGBTQ, diz que pretende usar sua nomeação como representante no próximo Sínodo da Sinodalidade, em Roma, como uma chance de trazer mais atenção às experiências LGBTQ.

A reportagem é de Claire Giangravé, publicada por America, 11-07-2023.

Mas em uma entrevista por e-mail na terça-feira (11 de julho), Martin, fundador do Outreach, grupo que promove a inclusão e o acolhimento aos católicos LGBTQ na Igreja, afirmou que ouvir no sínodo será tão importante quanto falar. “É uma via de mão dupla”, disse Martin. “Espero, se possível, poder ser uma das vozes das pessoas LGBTQ; e, ao mesmo tempo, espero ouvir vozes na Igreja que talvez nunca tenha ouvido antes”, disse ele.

A assembleia dos bispos, cujo tema é “Rumo a uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, é a culminância de uma consulta mundial plurianual de católicos em paróquias, conferências episcopais e encontros continentais e acontecerá de 4 a 29 de outubro no Vaticano. Uma segunda assembleia ocorrerá em outubro de 2024.

O sínodo abordará tópicos que vão desde a hierarquia da Igreja e liderança feminina até a inclusão LGBTQ. Pela primeira vez na história da Igreja, o sínodo incluirá um grande número de leigos/as e religiosos/as que terão o direito de votar nesses temas ao lado dos bispos.

O Vaticano divulgou a lista de participantes na sexta-feira. A maioria foi indicada por conferências episcopais e organizações religiosas, com algumas selecionadas diretamente pelo Papa Francisco. Martin fala que ficou “honrado e surpreso” por ser convidado pelo papa.

A questão da inclusão LGBTQ esteve entre as questões e reflexões do Instrumentum Laboris, documento que sintetiza as discussões realizadas por fiéis de todo o mundo em preparação para o sínodo que servirá de guia para as discussões sinodais.

“Para muitas pessoas LGBTQ, há tanto tempo acostumadas a nem serem mencionadas – muito menos ouvidas – esse foi um passo histórico”, escreve Martin. “Como tal, o Sínodo tem sido, em uma Igreja de luz e sombra para pessoas LGBTQ, uma luz definitiva”.

Em seu ministério, Martin experimentou um grau significativo de reação por sua defesa dos membros LGBTQ de uma Igreja que condena oficialmente a homossexualidade. No sínodo, ele provavelmente estará sentado ao lado de alguns desses críticos, que incluem alguns clérigos de alto escalão. “Como sempre, acho que o melhor caminho a seguir é simplesmente compartilhar histórias e contar as 'alegrias, esperanças, tristezas e ansiedades', para citar o Vaticano II, desta comunidade”, disse Martin.

O sínodo está sendo considerado por muitos uma continuação do Concílio Vaticano II, sínodo que se reuniu de 1963 a 1965 e procurou reconciliar a Igreja Católica com as realidades em rápida mudança da sociedade ocidental da época. Hoje, a Igreja enfrenta novos desafios à medida que a compreensão da sociedade sobre religião, tecnologia e sexualidade continua a evoluir rapidamente.

Martin admite que alguns católicos de extrema-direita, que “parecem totalmente contra o sínodo”, podem resistir a ouvir histórias de seus colegas LGBTQ. Mas ele diz que tem esperança de que “ao ver tantas pessoas se reunindo de vários países e origens – incluindo algumas figuras conhecidas da 'direita' – até os críticos possam pensar: 'Talvez haja algo para ouvir aqui'”.

O sínodo contará com a participação de especialistas e facilitadores sem direito a voto, cujo papel é ajudar a orientar as discussões. Entre eles está o David McCallum, outro padre jesuíta. McCallum dirige o Discerning Leadership Program, que instrui os membros leigos e religiosos da Igreja sobre como se envolver em um estilo sinodal de liderança. Alguns dos outros facilitadores também passaram por seu programa.

Em vez de se sentarem diante de um orador, os participantes do sínodo se sentarão em mesas redondas na Sala Paulo VI, no Vaticano, para ouvir os discursos antes de se dividirem em grupos de trabalho. Em entrevista ao Religion News Service, McCallum comparou a dinâmica deste sínodo a uma dança que move os participantes da assembleia geral para conversas individuais, dos discursos públicos aos bate-papos de bebedouros. Esse fluxo deve inspirar um sentimento de intimidade e compreensão entre os participantes do sínodo, explicou.

“O espaço deve ser hospitaleiro e aberto a vozes marginalizadas, para pessoas que sentem que sua experiência não foi ouvida e bem-vinda na Igreja”, disse McCallum. “Tornar isso um fato e não uma intenção é de importância crítica”.

McCallum atuará como uma espécie de “sínodo sherpa”, acrescentou ele, mantendo os participantes no caminho certo em suas sessões e mantendo espaço para conversas abertas de uma forma que reconhece a sacralidade da reunião sinodal.

“Eu não ficaria surpreso se tensões realmente fortes surgissem. Acho que essa é a intenção do sínodo”, disse McCallum. “O papel de um bom facilitador é manter e enquadrar as tensões para que possam ser geradoras e não destrutivas”.

Ele guiará os participantes a primeiro falar de sua própria experiência e oração, depois ouvir os outros com intenção e, finalmente, discernir qual consenso surgiu das discussões.

Quando se trata de polarizar tópicos como inclusão ou acesso à Comunhão, McCallum disse: “o medo que as pessoas têm é que o outro lado vença e as coisas vão longe demais e o que consideramos precioso seja perdido de alguma forma”. O que eles esquecem, falou ele, é que criar novos espaços de discussão “pode ser um exercício criativo muito revigorante”.

Embora o sínodo possa “parecer uma montanha-russa às vezes”, continuou o jesuíta, “trata-se de ajudar as pessoas a serem pacientes com os processos, mesmo quando as pessoas realmente desejam obter resultados”.

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