• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Dom Jaime Spengler eleito presidente do CELAM para o quadriênio 2023-2027

Mais Lidos

  • Prevost, o Papa 'peruano': missionário e político

    LER MAIS
  • Leão XIV: o grande desafio, a desocidentalização e a despatriarcalização da Igreja. Artigo de Leonardo Boff

    LER MAIS
  • “Para a Igreja, a nova questão social é a inteligência artificial”, segundo Leão XIV

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

18 Mai 2023

A 39ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM), que se realiza em Aguadilla (Porto Rico) de 16 a 19 de maio de 2023, acaba de eleger a sua nova presidência, uma das tarefas confiadas aos bispos com direito de voto, os presidentes e secretários das conferências episcopais ou os bispos delegados à atual presidência, e os bispos responsáveis pelos quatro centros do CELAM.

A reportagem é de Luis Miguel Modino.

Dom Jaime Spengler - presidente

O novo presidente do CELAM é Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e recentemente eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nascido em 6 de setembro de 1960, em Gaspar (SC), é membro da Ordem dos Frades Menores (franciscanos). Ordenado sacerdote em 17 de novembro de 1990, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre em 2010, onde é arcebispo desde 18-09-2013.

Dom Jaime Spengler. (Foto: Luis Miguel Modino)

Na CNBB, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada de 2011 a 2015, sendo presidente dessa comissão de 2015 a 2019. Em maio de 2019, foi eleito primeiro vice-presidente da CNBB, e na última assembleia, realizada em abril de 2023, foi eleito presidente para o próximo quadriênio.

Dom José Luis Azuaje - primeiro vice-presidente

Para a primeira vice-presidência, os bispos elegeram Dom José Luis Azuaje Ayala. Nascido em Varela (Venezuela) a 06-12-1957, foi ordenado padre a 05-05-1984. O atual arcebispo de Maracaibo foi nomeado bispo auxiliar de Barquisimeto em 18-03-1999, função que desempenhou até ser nomeado bispo de El Vigía-San Carlos del Zulia em 15-07-2006. Foi nomeado para a sua atual sede em 24-05-2018. De 2018 a 2022, foi presidente da Conferência Episcopal da Venezuela e acaba de entregar o cargo de presidente da Caritas América Latina e Caribe. No CELAM, no quadriênio 2019-2023, foi bispo coordenador do Conselho do Centro de Redes e Ação Pastoral.

Dom José Domingo Ulloa - segundo vice-presidente

A segunda vice-presidência será ocupada por Dom José Domingo Ulloa Mendieta, OSA. Nascido em Chitré (Panamá) em 24-12-1956, foi ordenado sacerdote a 17-12-1983. Foi nomeado bispo auxiliar do Panamá em 26 de fevereiro de 2004, tendo tomado posse como arcebispo em 18-04-2010. Foi secretário-geral e delegado da Conferência Episcopal Panamenha de 2007 a 2011 e bispo presidente do Conselho de Comunicação da Conferência Episcopal Panamenha. No CELAM, foi bispo encarregado da Seção de Mobilidade Humana, do Turismo e da Pastoral do Mar, do Departamento de Justiça e Solidariedade.

Dom Santiago Rodríguez - presidente do Conselho dos Assuntos Econômicos

O novo presidente do Conselho para os Assuntos Econômicos é Dom Santiago Rodríguez Rodríguez. Nascido em Mamey, Los Hidalgos, Puerto Plata, República Dominicana, em 25-05-1968, foi ordenado sacerdote em 24-06-2000. É bispo desde 30-12-2017, ano em que assumiu a diocese de San Pedro de Macorís.

Dom Lizardo Estrada - secretário-geral

A secretaria geral do CELAM será assumida por Dom Lizardo Estrada Herrera, OSA. Nascido em 23-09-1973 na província de Cotabambas (Peru), fez a sua profissão solene na Ordem de Santo Agostinho em 27-05-2001. Foi ordenado padre em 07-08-2005 e nomeado bispo auxiliar de Cuzco em 09-01-2021.

O novo presidente disse assumir a indicação da Assembleia do CELAM “em espírito de obediência, mas também orientado pela fé”. Dom Jaime Spengler insistiu em que “é um conselho episcopal, e como conselho tem a missão de favorecer a caminhada evangelizadora da Igreja no continente latino-americano e caribenho”. O arcebispo de Porto Alegre pediu que “oxalá, junto claro na comunhão com os irmãos, em espírito de fé, repito, atentos àquilo que é a orientação hoje do Magistério, mas também junto aos sinais dos tempos, aos desafios que a cultura atual nos impõe, oxalá possamos corresponder à altura daquilo que a assembleia hoje, de alguma forma, pede de nós presidência do CELAM”, fazendo um chamado a todos a “caminhar à altura dos tempos atuais”.

Na quinta-feira, 18 de maio, deverão ser eleitos os bispos coordenadores dos conselhos dos quatro centros em que se divide a atual estrutura do CELAM: Centro de Gestão do Conhecimento, Centro de Redes e Ação Pastoral, Cebitepal e Centro para a Comunicação.

Membros eleitos da CELAM. (Foto: Luis Miguel Modino)

Leia mais

  • Dom Jaime Spengler: “Um processo de renovação inaugurado com tanto empenho por parte de muitos, precisa ter continuidade”
  • 39ª Assembleia Geral do Celam: uma Igreja em comunhão, eclesialidade e sinodalidade
  • Celam faz balanço dos últimos quatro anos: Igreja latino-americana e caribenha em saída, pobre para os pobres e samaritana
  • Papa Francisco à 39ª Assembleia do Celam: discernir “em sinodalidade com todo o povo santo de Deus”
  • Dom Jaime Spengler é eleito presidente da CNBB para o quadriênio 2023-2027
  • O Papa está muito consciente “daquilo que vivemos, daquilo que fazemos no Brasil”, afirma Dom Jaime Spengler
  • Dom Miguel Cabrejos agradece "os grandes processos pastorais que iniciámos no Celam para toda a América Latina e Caribe"
  • Dom Miguel Cabrejos: “REGCHAG, cuidado com as pessoas, suas comunidades e os bens naturais”
  • Etapa Continental: “uma peregrinação eclesial sinodal”. Entrevista com Dom Miguel Cabrejos
  • “Francisco tem propiciado uma Igreja com grande liberdade de escutar, de dizer, de buscar sintonizar com o outro”. Entrevista com Agenor Brighenti
  • Sinodalidade, "da mera escuta a poder chegar a acordos sobre linhas e horizontes". Entrevista com Ir. Daniela Cannavina
  • Cardeal Odilo Scherer: “O Sínodo supera a tendência aos antagonismos, às polarizações”
  • Dom Pierre Jubinville: No Sínodo, "o principal legado é ter vivido o processo e começar a criar espaços eclesiais e pedagogias"
  • As estacas da Tenda: afunda-las na fé para que o Senhor nos abra os olhos
  • “Não podemos perder as mulheres nos espaços de decisão da Igreja, porque elas trazem um ponto de vista diferente e original”. Entrevista com Valeria López
  • Comunidades de discernimento: compreender a missão da Igreja de realizar a evangelização
  • Dom Oscar Ojea: Com o Sínodo, “os leigos sentem-se os senhores do destino da Igreja”
  • Assembleia Sinodal do Cone Sul reflete sobre a sinodalidade e a conversa espiritual, procurando caminhos comuns
  • Início da Assembleia Sinodal do Cone Sul: “A dignidade batismal como critério estruturante”
  • Assembleia Sinodal Cone Sul: “Resgate de toda a beleza do Batismo que nos une”
  • Etapa Continental do Sínodo no Caribe: Partilhar desejos e anseios numa Igreja de portas abertas
  • Encontro Etapa Continental Países Bolivarianos: Uma Igreja em saída ao encontro de um povo
  • Etapa Continental do Sínodo: “A força do processo sinodal atual é vivida na chave da comunhão”
  • O Papa Francisco aos impulsores da Etapa Continental do Sínodo: “Sempre caminhem juntos, em unidade, não em ruptura”
  • CELAM: uma Igreja sinodal em saída para as periferias
  • Dimensão sinodal e participativa: “A Igreja sinodal do primeiro milênio não é uma utopia irrealista”
  • Igreja em saída para as periferias: “caminhar juntos” na missão. Artigo de Francisco Aquino Júnior
  • Francisco afirma uma Igreja “capaz de caminhar juntos na harmonia da diversidade, na qual todos têm algo a contribuir e podem participar ativamente”

Notícias relacionadas

  • Encontro em Bogotá captura o “coração latino-americano” do papado de Francisco

    Neste fim de semana, 15 cardeais e 120 bispos, juntamente com superiores de ordens religiosas, reitores de santuários e universid[...]

    LER MAIS
  • Campanha em Defesa do Cerrado será lançada nesta terça-feira, 27, em Brasília

    LER MAIS
  • CUT-RS se reúne com Arquidiocese de Porto Alegre e amplia diálogo na defesa dos direitos dos trabalhadores

    Foto: CUT-RS A CUT-RS se reuniu pela primeira vez na tarde da última terça-feira (4) com o arcebispo metropolitano de Porto[...]

    LER MAIS
  • CNBB. 'Cenário de retrocessos dos direitos sociais em curso no Brasil'

    A Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CN[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados