• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Pesquisa com educadores revela que 75,5% acreditam que um dos principais fatores que fazem os professores desistirem ou pensarem em desistir da profissão têm a ver com questões psicológicas

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

31 Março 2023

Conectando Saberes apresenta pesquisa com mais de 6 mil entrevistados de todas as regiões do Brasil sobre o o que motiva e preocupa quem está à frente de uma sala de aula, e traça um cenário sobre o futuro da carreira docente no país.

A informação é de Beatriz Vichessi, publicada por Conectando Saberes, 30-03-2023.

A pesquisa Futuro da Docência, realizada pela Conectando Saberes e apresentada ao público no início de fevereiro, buscou entender a percepção de educadores em relação a diversos pontos da carreira docente, dentre eles, rotina e motivação, atratividade, formação inicial, carreira e progressão, formação continuada, prática pedagógica, concursos, contratações e estágios probatórios.

O primeiro ponto a ser observado com estudos como esse, segundo Paolla Vieira, diretora da Conectando Saberes, é sobre como colocar os professores no centro do debate e fazer com que tenham oportunidades para também propor soluções. “Precisamos ouvir o que os educadores têm a dizer sobre os problemas da profissão, isto é, o dia a dia na escola, as dificuldades da prática pedagógica, os medos e anseios, e pedir que eles deem sugestões sobre como melhorar o cenário", afirma.

Responderam ao questionário 6.430 profissionais da educação de escolas particulares e públicas de todas as unidades da federação. São professores, coordenadores pedagógicos, supervisores, diretores e outros profissionais, como profissionais das secretarias de educação.

Alguns dos destaques revelados pela pesquisa:

Sobre atratividade da carreira:

>> 47,7% dos entrevistados concordam que o principal fator que leva os jovens a cursar pedagogia ou licenciaturas é a vocação pela educação e querer transformar a sociedade.

>> 48,7% concordam que muitas pessoas que ingressam nos cursos de pedagogia e licenciaturas o fazem por “falta de opção”, ou seja, ser professor não é exatamente o que desejariam;

>> 77,6% concordam total ou parcialmente que um dos principais fatores que fazem os professores desistirem ou pensarem em desistir da carreira docente estão relacionados aos salários e planos de carreira;

>> 75,5% acreditam que um dos principais fatores que fazem os professores desistirem ou pensarem em desistir da carreira docente estão relacionados a questões psicológicas.

Sobre prática pedagógica:

>> 92,1% afirmam que durante a pandemia a aprendizagem dos alunos foi prejudicada e os professores tiveram dificuldade de executar aulas à distância;

>> 45,1% concordam totalmente que um dos principais fatores que fazem os professores desistirem ou pensarem em desistir da carreira docente estão relacionados a dificuldades da prática pedagógica;

>> 72,9% dos profissionais concordam total ou parcialmente que os professores têm dificuldades em diversificar sua prática docente e utilizar novas metodologias de ensino e tecnologias em sala de aula;

>> 70,5% dos entrevistados acreditam que o problema da inadequação docente é frequente, por exemplo, professores de inglês que também lecionam artes, mas não possuem formação para tal.

Leia mais

  • Apagão ou destruição da docência no Brasil? Artigo de Gabriel Grabowski
  • “21 conselhos para novos professores”, por um educador jesuíta
  • O mérito e o desejo sobem à cátedra juntamente com os professores
  • Professor: uma profissão que pode virar um hobby?
  • Brasil fica em último lugar em ranking sobre prestígio do professor
  • “É cruel”: professores relatam de aulas on-line com 300 alunos a demissões por pop-up
  • Professores relatam vigilância em aulas remotas na pandemia
  • Professor e estudante como protagonistas secundários no processo da educação. Entrevista com Gabriel Grabowski
  • Retomar o aprendizado: o principal desafio educacional pós-pandemia. Entrevista especial com Fernando Becker
  • Pesquisa acende sinal de alerta na educação superior gaúcha
  • Salas lotadas e pouca valorização: ranking global mostra desgaste dos professores no Brasil
  • Professor Uber: a precarização do trabalho invade as salas de aula
  • A dura realidade de ser professor no Brasil
  • Não seja professor

Notícias relacionadas

  • Policía Federal de México confiesa que disparó contra maestros

    En los próximos días la comisión legislativa que sigue el caso de Nochixtlán visitará a la localidad para interrogar a los te[...]

    LER MAIS
  • Protagonismo juvenil é pacífico e questiona políticas impostas de cima para baixo. Entrevista especial com Maria Stela Graciani

    LER MAIS
  • 7,4% dos estudantes do 9º ano já foram vítimas de bullying; uma em cada cinco meninas se sente gorda ou muito gorda

    195 mil estudantes do 9º ano já foram vítimas de bullyingQuase 195 mil alunos do 9º ano (7,4%) disseram ter sofrido bullying ([...]

    LER MAIS
  • Professor primário no Brasil ganha pouco, mas universitário tem 'salário de país nórdico', diz OCDE

    Os professores brasileiros do ensino público fundamental e médio ganham menos da metade da média salarial dos professores de pa[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados