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“Deus também é nossa mãe”: a luta de uma teóloga para feminizar a linguagem da liturgia

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03 Março 2023

  • Annette Jantzen quer feminilizar a linguagem da liturgia. Ela o considera muito patriarcal, por isso esta teóloga alemã, casada e mãe de três filhos, que trabalha no Bispado de Aachen e acompanha mulheres em situação de vulnerabilidade, oferece textos e orações para que as mulheres entrem nessa outra dimensão que foi ofuscado por séculos;

  • "Na missa, percebo repetidamente como a linguagem litúrgica é unilateralmente masculina e patriarcal. Deus é falado como Senhor, como Governante e Todo-Poderoso. Muitas mulheres acham difícil rezar com imagens dessa linguagem e minha tarefa é para permitir que as mulheres celebrem os serviços de forma que possam encontrar o caminho para a oração", diz.

A reportagem é de José Lourenço, publicada por Religión Digital, 02-03-2023.

Annette Jantzen quer feminilizar a linguagem da liturgia. Ela o considera muito patriarcal , por isso esta teóloga alemã, casada e mãe de três filhos, que trabalha no Bispado de Aachen e acompanha mulheres em situação de vulnerabilidade, oferece em seu blog textos e orações para que as mulheres entrem nesse outro dimensão que foi obscurecida por séculos, como ele conta em entrevista ao Katho.de.

"Na missa, percebo repetidamente como a linguagem litúrgica é unilateralmente masculina e patriarcal. Deus é falado como Senhor, como Governante e Todo-Poderoso. Muitas mulheres acham difícil rezar com imagens dessa linguagem e minha tarefa é para permitir que as mulheres celebrem os serviços de forma que possam encontrar o caminho para a oração", diz ele.

Uma língua para governar

Jantzen considera que "a linguagem litúrgica ou teológica é usada com muita frequência para governar os outros. Porque quando falo de Deus como soberano, rei e todo-poderoso, isso transmite claramente uma imagem de Deus que sabe tudo e não questiona mais nada". E por trás dessas palavras e imagens, acrescenta, “ existem ideias patriarcais de poder e onipotência ” .

Esses textos, segundo a especialista, “enfatizam não apenas concepções autoritárias, mas também violentas de Deus”, para as quais ela se pergunta como imaginar a partir daí “a obra e a intervenção de Deus”. " Ele também não é como um pai amoroso e protetor ou uma mãe carinhosa?" , ele pergunta.

"A maior parte de Deus está perdida"

"Todas as imagens de Deus são sempre mais diferentes de Deus do que semelhantes. Portanto, elas sempre mostram apenas uma pequena parte de Deus. Elas perdem a maior parte de Deus", acrescenta Jantzen, que afirma imediatamente que "quanto mais eu me limito a alguns poucos, sempre as mesmas imagens de Deus, mais estranhas a Deus" .

Portanto, propôs-se "ampliar as imagens de Deus", porque "as poucas imagens de Deus que usamos atualmente na Igreja moldam nossa fé, e uma fé moldada é boa e valiosa. Mas não são tudo, são não Deus em si, não basta transformar 'senhor' em 'senhora'. Perde-se a oportunidade de descobrir outras facetas de Deus . "

Embora ela reconheça que recebe muitos comentários positivos "de mulheres que há muito anseiam por uma linguagem de oração mais feminina", ela reconhece que também há padres que "ficam nervosos" . Mas ela enfatiza que "meus textos são uma oferta para reconsiderar e reformular sua própria oração e pensamento. Porque estou convencida de que a linguagem da liturgia também pode ser uma chave importante para uma maior justiça de gênero na Igreja"

Neste sentido, considera que "se os homens que dirigem a Igreja dizem abertamente que lhes dói pessoalmente que as mulheres sejam excluídas dos ofícios, quem sabe, talvez as coisas mudem", e acredita que uma vida mais "feminina" linguagem na liturgia pode ajudar a mudar a percepção que existe na Igreja sobre este assunto. Porque "enquanto Deus não for para nós mais do que Senhor e Pai, dificilmente encontraremos uma verdadeira fraternidade".

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