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Brasileiro ainda se sente desconfortável com pautas LGBT

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20 Julho 2022

 

O estudo também diz que 21% não acreditam no posicionamento das marcas a favor das pautas LGBTQIAP+, e acham que não passa de campanha de marketing das empresas.

 

A reportagem é de César Fraga, publicada por Extra Classe, 18-07-2022.

 

Apenas 45% dos brasileiros se sentem à vontade para falar sobre a pluralidade de gêneros e pautas LGBT, diz pesquisa. O estudo também diz que 21% não acreditam no posicionamento das marcas a favor das pautas LGBTQIAP+, e acham que não passa de campanha de marketing das empresas.

 

A pesquisa foi realizada pelo Hibou Pesquisas em todo o país, no intuito de descobrir como a população brasileira lida com as pautas da comunidade LGBT, estando imersa em conservadorismo, conceitos patriarcais e tabus.

 

“Estamos longe de acompanhar a velocidade das transformações sociais, o nosso caminho ainda é longo. Nem todos os brasileiros buscam entendimento sobre como o outro se sente, sem julgamentos e preconceito. Precisamos construir pontes através de muito diálogo e ações práticas. Quanto mais falarmos sobre as pautas urgentes da comunidade LGBTQIAP+, mais próximo chegaremos de uma sociedade mais igualitária, aberta, respeitosa e empática”, contextualiza Ligia Melo, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.

 

A pesquisa é inédita e foi realizada em junho, justamente no mês do orgulho LGBTQIAP+, quando marcas e empresas se posicionam a favor do debate dessas pautas.

 

O resultado geral do levantamento revela o desconforto da população em relação às temáticas relacionadas à pluralidade de gêneros.

 

“As pautas LGBT não são novidade, mas abordá-las de forma aberta ainda não é muito usual pelos brasileiros, que ainda conservam tradições. No ‘Mês do Orgulho’, não seria diferente que o comércio direcionasse suas ações ao público LGBTQIAP+ e causasse desconforto em algumas pessoas. Fica claro que ainda existem dúvidas e desconhecimento sobre a importância não só das campanhas publicitárias, mas também de outros pontos que são atos de respeito e inclusão quando falamos da diversidade de gênero”, afirma Ligia.

 

Nem sequer falar sobre o assunto em público é confortável para os brasileiros. Quase metade dos entrevistados não se sente à vontade falando sobre a pluralidade de gêneros e pautas LGBT quando estão fora de casa e entre desconhecidos.

 

O desinteresse quanto à necessidade de abordar as pautas LGBTQIAP+ é comum a 16,4% dos brasileiros. Essa parcela da população avalia a discussão da pluralidade de gêneros de três formas: comportamento errado ou contra os princípios (6,2%); com indiferença (5,4%); ou acham desnecessário, pois já cumpriu seu papel (4,8%).

 

No grupo dos apoiadores sobre temas multigênero, composto por 74,4% dos brasileiros, há um recorte ainda enviesado: 37,3% são favoráveis à conversa, mas acham que há exageros que desgastam a mensagem; e outros 37,1% são favoráveis, principalmente, por acreditarem na inclusão de todos na sociedade.

 

A pesquisa “Percepção do Brasileiro – LGBTQIAP+” foi desenvolvida pela Hibou por painel de pesquisa com 1008 pessoas. O levantamento foi feito nos dias 27 e 28 de junho de 2022 e apresenta 3% de margem de erro.

 

Brasileiros divididos

 

A discussão sobre banheiros em locais públicos ainda permanece nebulosa. 40,3% concordam que os espaços devem ser separados, podendo haver banheiros direcionados à diversidade de gênero. Contrários à alteração do quadro tradicional, 39,4% optam por manter a divisão em “masculino” ou “feminino”. Flexíveis ao tema estão 17,3%. Entre eles, 9,4% não vêem a necessidade de polêmicas e 7,9% não se opõe aos banheiros unissex, desde que existam cabines individuais.

 

Linguagem neutra

 

A aplicação da linguagem neutra na fala e na escrita também causa polêmicas entre os brasileiros, que não acreditam em sua importância para a comunidade LGBTQIAP+. O uso das letras “E” ou “X” em substituição às letras “A” ou “O” leva 72,9% dos brasileiros a fazerem defesa do idioma como está, antes de entender a importância dos termos neutros para a comunidade multigênero.

 

Dentre essa parcela da população, 45% não veem necessidade da neutralização da linguagem. Seguindo com o mesmo pensamento tradicionalista, 27,8% consideram o uso das palavras alteradas um erro de grafia e que elas não fazem parte do Português.

 

Apenas 2,8% concordam que o uso da adequação das palavras como um ato inclusivo e que deveria ser obrigatório. Eles defendem a substituição das palavras “todos”, “todas” ou “todos/as” por “todxs” ou “todes” para identificar os diferentes gêneros. 15,5% se mostram flexíveis à substituição dos termos, sendo que 5,4% não se opõem, uma vez que novas palavras são inventadas a todo tempo; e 10,1% são indiferentes, pois cada um escreve como preferir.

 

“Os artigos que representam gêneros vão além das palavras, eles correspondem à identidade da pessoa. Mesmo que a sociedade ainda considere difícil se referir à comunidade LGBTQIAP+, é importante compreender que as palavras e a referência de gênero fazem parte da empatia e do respeito ao próximo, à multipluralidade de gêneros”, explica Ligia. “Estamos passando por mudanças sociais e a diversidade de gênero, pluralidade de opiniões e posicionamentos estão vindo à tona. A curva de aprendizagem ainda é lenta, mas é importante que a temática seja pautada pela sociedade. Ao retirar temas como o movimento LGBTQIAP+ das sombras e trazê-los para a roda de conversa, estamos proporcionando dignidade à comunidade e preparando um mundo mais respeitoso, empático e compreensivo para as próximas gerações”, finaliza.

 

Quem é Hibou Pesquisas

 

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação do ponto de vista do consumidor para seus clientes. A empresa produz conteúdo utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo. Entre os clientes estão Marie Claire e Sancor Seguros.

 

Leia mais

 

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